Não se sabe com exactidão, a data na qual esta pintura foi realizada por DiogoVelásquez. Pensa-se que, provavelmente, foi concretizada antes da sua segunda viagem a Itália, entre 1643 e 1649. Também se desconhece a quem corresponde a figura que está representada. Afirmou-se que poderia tratar-se da sua mulher Juana Pacheco, ou da sua filha, Francisca. A pintura tem uma particularidade: encontra-se inacabada, facto que lhe confere um carácter peculiar.O artista utilizou pinceladas rápidas e manchas de cor para representar o vestido preto da mulher, assim como as suas mãos. Apenas o rosto da costureira parece estar definido, ao contrário da restante composição, executada através da utilização de manchas de cor e de luz, que parecem claramente antecipar o movimento impressionista, que surgiria dois séculos mais tarde. O apontamento da cor vermelha, no penteado da costureira, confere um contraponto cromático a toda a composição. Diogo Velásquez executou esta obra de carácter intimista com um grande realismo.Empregou tonalidades escuras-verdes, cinzentos e pretos - que contrastam com o lenço que a mulher tem sobre os ombros, assim como com o tecido em que está a costurar. O artista espanhol colocou um potente foco de luz sobre o peito da mulher que acaba por se expandir por toda a tela.O acto de cozer foi representado por Velásquez em toda a perfeição e isso é visível através da forma como estão dispostas as mãos da mulher.Esta interessante obra foi realizada por volta de 1640/1650, é óleo sobre tela, denomina-se de "A Costureira" e pode ser vista no National Gallery of Art de Washington.
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