Nesta obra aqui presente podemos observar o tema da lenda de Hipómenes e Atalanta inspirado na obra de Ovídio Metamorfoses.A lenta conta a história da bela jovem Atalanta que era uma exímia caçadora e corredora.Esta desafiava os seus pretendentes para uma corrida.Quem ganhasse, poderia ter a sua mão, caso contrário morreria. Hipómenes acedeu ao repto, mas antes da corrida invocou a deusa do amor para que o aconselhasse.Esta deu-lhe três maças de ouro de Chipre e disse-lhe que, dirante a corrida, as fosse deitando ao chão. Assim o fez Hipómenes, e Atalanta, cheia de curiosidade, baixava a apanhá-las. Deste modo, perdia tempo, pelo que Hipómenes, pôde vencer a competição. Nesta tela, Guido Reni (1575/1642) representa o me momento crucial da competição.Atalanta baixa-se para apanhar as maças e Hipómenes avança. O artista entrelaça as duas figuras desnudas, conseguindo uma grande harmonia entre ambas, graças aos seus movimentos e às vestes que brilham.Reni emprega uma gama cromática composta por cores frias.Os corpos das personagens apresentam uma analogia perfeita, inspirada em modelos da Antiguidade Clássica.A obra dá também relevo às personagens Hipómenes e Atalanta.Contudo, ao fundo da composição, à direita e à esquerda, podemos entrever, nesta atmosfera cinzenta e vaporosa, um grupo de pessoas assistindo à competição.O esquema geométrico adoptado por Guido Reni na representação das figuras caracteriza-se por uma grande elegância do traço.Conhecem-se duas versões desta obra. A tela exposta no Museu do Prado em Madrid, foi adquirida pelo vice-rei de Penaranda, em Nápoles, para o rei Filipe IV,em 1664.A outra versão encontra-se no Museu de Capodimonte em Nápoles.Esta obra foi realizado em 1612 é óleo sobre tela e tem 20.6x29.7cm e pode ser apreciada como já por mim foi dito no Museu do Prado em Madrid.
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