Nascido no estado de Nova Iorque, Eduard Hopper estudou arte comercial e pintura na cidade de Nova Iorque. Um dos seus professores, o artista Robert Henri, encorajava os seus estudantes a usar as suas artes para "realizarem um movimento de transformação no mundo, através da arte". R.Henri, que influenciou bastante a arte de Hopper, motivava os estudantes a fazerem descrições realistas da vida urbana e não ficarem agarrados a temas abstractos que não transmitiam nada. Os estudantes de R. Henri, muitos dos quais tornaram-se artistas importantes, ficaram conhecidos como Membros da Escola Ashcan de Arte Norte-Americana. Ao completar a sua educação formal, E.Hopper fez três viagens pela Europa para estudar a cena emergente de arte europeia, mas diferentemente de muitos dos seus contemporâneos que imitavam as experiências abstractas do cubismo,ou se deixaram seduzir pelo impressionismo, Hopper, começou a enveredar pela arte de influência nitidamente realista. Trabalhou no início da sua carreira e por vários anos, como artista comercial. Em 1925 produziu a sua famosa obra " Casa ao lado da Estação de Comboios", um trabalho clássico que marcou sua maturidade artística. A obra é a primeira de uma série cuja temática eram cenas urbanas e rurais e onde Hopper usava linhas finas e formas largas, feita com uma iluminação incomum para capturar a solidão que passa a marcar toda a sua obra. Os seus temas favoritos passam a ser cenas comuns da vida norte americana , tais como estações de gasolina, hotéis, caminhos de ferro, ruas vazias, bares e onde as personagens ali inseridas são pontuadas por uma solidão marcadamente nostálgica e triste. Hopper, pintou até à sua velhice, dividindo o seu tempo entre a Cidade de Nova Iorque e Truro, Massachusetts. Morreu em 1967, no seu estúdio próximo ao Washington Square Park, na Cidade de Nova Iorque. A sua esposa, a pintora Josephine Nivison, que morreu dez anos depois de Hopper, doou o seu trabalho ao Whitney Museum of American Art. Outros trabalhos importantes de Hopper estão no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, no The Des Moines Art Center, e no Instituto de Arte de Chicago.
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