Nesta obra aqui apresentada do pintor Bartolomé Esteban Murillo (1617/1682),obra essa de tendência acentuadamente naturalista, podemos ver a Virgem mostrando o Menino aos pastores.Este e sua Mãe estão bastante iluminados, tendo Murillo preferido deixar São José na penumbra.
Junto deles, vemos dois pastores e uma pastor que entregam as suas oferendas: uma galinha, um cordeiro magnificamente bem pintado e ovos. Este pintor confere nesta obra um grande realismo às figuras, sobretudo na zona dos pés sujos do pastor que aparece em primeiro plano. Já Caravaggio fizera o mesmo em algumas das suas obras mostrando uma influência deste último sobre Murillo.
A Virgem Maria vestida de cores vistosas, azuis, amarelos e ocres, é a que primeiramente capta a nossa atenção, já que a luz incide sobre ela de uma forma mais intensa em detrimento dos restantes personagens em cena. Estes aparecem algo esbatidos numa obscuridade de tons castanhos e pardos.
A palha do estábulo é um claro exemplo do minucioso trabalho do artista, pois somos capazes de ver perfeitamente as suas fibras.O pano que envolve o Menino é de um branco alvo símbolo de pureza
assim como os ovos oferecido pela idosa pastora.
Esta obra magnífica (óleo sobre tela), representa para mim um bom exemplo da época natalícia e está a meu ver soberbamente executada por Bartolomé Murillo.
A mesma pode ser vista no Museu do Prado em Madrid.
A mesma pode ser vista no Museu do Prado em Madrid.
Sem comentários:
Enviar um comentário