Agora que o Príncipe Carlos foi avô há pouco tempo, não resisto a colocar aqui uma obra do artista inglês Bryan Organ onde podemos ver o mesmo Príncipe de Gales sentado, numa pose muito descontraída, tendo apenas como cenário uma sebe verde e onde por detrás da mesma vemos a bandeira da Union Jack.
A obra aqui presente teve como tonalidades dominantes o verde e o azul. A nota mais colorida é precisamente o vermelho da bandeira. A cara do príncipe as suas botas de cano alto e a gola da camisa também chamam a atenção pois destoam da cores dominantes.
Organ é um reformador da abordagem tradicional dos retratos da monarquia,
pois como grande retratista que é, as suas obras são sempre extremamente informais, leves e onde o retratado/a aparece sempre muito descontraído e favorecido. São exemplos disso o retrato que fez de Lady Diana e do Príncipe Philipp marido da rainha Isabel II.
Este pintor sempre optou por não representar os seus modelos com pomba e circunstância inerentes as figuras em causa, mas como simples cidadãos que descontraidamente possam para um pintor. Aqui em particular nesta obra em que retrata o Príncipe Carlos, vêmo-lo como um homem que olha para nós de forma descontraída, esboçando um ligeiro sorriso. Parece-nos que acabou de participar num dos seus desportos favoritos, o jogo de pólo e que cansado deixa-se sentar numa cadeira e possa para o pintor. As mãos descansam no regaço, o corpo está relaxado e ele não se parece importar de estar ali algumas horas, como que posando para um retrato fotográfico.
As figuras retratadas por Bryan Organ podem ser apreciadas no London's National Portrait Gallery. Organ foi também o primeiro cidadão estrangeiro incumbido de pintar o retrato de um presidente francês, neste caso o de François Miterrand.
Esta obra denominada simplesmente de Carlos, Príncipe de Gales, é acrílico sobre tela está na galeria acima indicada e foi realizada em 1980.
Sem comentários:
Enviar um comentário