NO DOMINGO DIA 1 DE JANEIRO E PARA COMEÇAR BEM O ANO DE TODAS AS NOSSAS DESGRAÇAS, FUI VER O FILME "A TOUPEIRA" .
ERA PARA IRMOS VER "O DEUS DA CARNIFICINA", RETIRADO DA PEÇA DE TEATRO DE YASMINA REZA, E COM REALIZAÇÃO DE ROMAN POLANSKI MAS LÁ OPTAMOS ANTES POR IR VER "A TOUPEIRA", PORQUE O OUTRO DEVE ESTAR MAIS TEMPO EM CARTAZ.
O FILME É RETIRADO DA OBRA DO JOHN LE CARRÉ.
FOI INTERESSANTE LER NO GENÉRICO INICIAL QUE O PRÓPRIO ESCRITOR FOI CONSULTOR DO FILME QUE TEM COMO ARGUMENTISTA PETER STRAUGHAN.( por aqui se vê John le Carré nunca deixa os seus créditos por mãos alheias!)
ESTE É UM FILME MUITO DENSO, NÃO SE COMPADECENDO COM QUALQUER DISTRAÇÃO DA PARTE DO ESPETADOR. É INTRINCADO, LENTO, PESADO...É MUITO...LE CARRÉ.
O SEU ESPIÃO PREFERIDO JORGE SMILEY ESTÁ MUITO BEM, MUITO FLEUMÁTICO, MAS IMPLACÁVEL COMO SEMPRE!
GARY OLDMAN,QUE ESTÁ NOMEADO PARA MELHOR ATOR NA PRÓXIMA CERIMÓNIA DOS ÓSCARES, ESTÁ SOBERBO COMO JORGE SMILEY, ASSIM COMO JOHN HURT (CONTROL) .TAMBÉM C. FIRTH ESTÁ MUITO BEM , BEM COMO TODOS OS ATORES QUE ENTRAM NESTE FILME DO REALIZADOR TOMAS ALFREDSON.
O FILME DESENROLA-SE NA ÉPOCA DA GUERRA FRIA, ÉPOCA DE LUTA ENTRE ESPIÕES (AS TOUPEIRAS) INFILTRADOS NAS ALTAS ESFERAS DO DOS SERVIÇOS SECRETOS BRITÂNICOS E VICE-VERSA.ISTAMBUL APARECE MAIS DO QUE UMA VEZ ASSIM COMO BUDAPESTE, CENTROS DE ESPIONAGEM INTERNACIONAL.
GOSTEI MUITO.CONTUDO, "A TOUPEIRA" É UM FILME QUE NÃO É PARA UM PÚBLICO MUITO VASTO, UMA VEZ QUE SENTIMOS CONSTANTEMENTE A NECESSIDADE DE SABER MAIS UM POUCO SOBRE O QUE FOI A GUERRA FRIA.CONFESSO QUE HOUVE PARTES DO FILME QUE ME SURPREENDERAM IMENSO, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À INTRINCADA E MUITO METÓDICA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS SECRETOS BRITÂNICOS.
ESTE Tinker, Tailor, Soldier, Spy-A TOUPEIRA É UM FILME A VER COM ATENÇÃO. É TAMBÉM UMA INTERESSANTE LIÇÃO DE HISTÓRIA SOBRE ESPIONAGEM,MENTIRAS, TRAIÇÃO, SOBERBA E MORTE.
Sem comentários:
Enviar um comentário