Originalmente esta pintura era o tampo de uma mesa, o que a torna uma peça de caráter único nos Países baixos.A unidade temática entre os diferentes elementos que a compõem é indiscutível, pois todos os aspectos da obra fazem referência aos pecados mortais. Os medalhões que se encontram nos extremos dos quatro cantos contêm cenas relativas à Morte, ao Juízo Final, ao Inferno e à Glória.Se repararmos com atenção o grande círculo central está constituído por duas partes bem diferenciadas: a zona central, isto é, o círculo mais pequeno, está dedicado à figura de Cristo ressuscitado, que aparece no centro de uma retina de olho, debaixo da qual se pode ler:"Cave, cave, Deus videt". É portanto, uma clara alusão à ideia de que Deus vê tudo/a ominipresença e omnipotência do Criador.No círculo externo distinguem-se, com os seus rótulos perfeitamente visíveis, os sete pecados mortais, representados através de cenas da vida quotidiana.Embora a distribuição em cada círculo de cada um dos temas da composição seja uma inovação dentro da pintura, não o era nas artes aplicadas, pois em determinadas iluminuras de ourivesaria pintavam-se cenas com uma configuração semelhante.O mais interessante nesta tela é que H.Bosch (que já abordei aqui em posts anteriores, uma vez que é um pintor pelo qual tenho particular afeição devido às suas obras e às temáticas que sempre escolheu para criar obras de arte muito originais),adianta-se, neste género de costume e de burlesco, para soluções muito posteriores da pintura dos Países Baixos.É digno de observação o menino gordinho que requer a atenção do seu obeso pai.É a representação do pecado da Gula!.Por sua vez o pecado da Ira está representado através de duas personagens que lutam embriagadas, sobre um fundo com uma paisagem tipicamente campestre.Outros pecados, vão aparecendo ao longo do círculo, prefazendo assim os 7 pecados mortais.Esta estranha mas pitoresca e original obra de H.Bosch foi realizada por volta de 1475/1480, denomina-se de "Os Sete Pecados Mortais", é Óleo sobre Madeira e pode ser apreciada no Museu do Prado, em Madrid.
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