Esta tela representa uma alegoria da arte da Pintura, iconografia muito frequente durante o Barroco. A obra faz par com a Escultura, quadro que falarei também neste post.Aqui, uma mulher sentada faz a personificação da Pintura.Está a trabalhar com um pincel sobre uma tela segurando a sua tela.Está vestida à moda clássica e tem um diadema no cabelo, que por sua vez cai solto sobre as suas costas.Se atentarmos no penteado vemos que este é uma interpretação pessoal de Pellegrini sobre a moda romana antiga. A imagem foi construída por Pellegrini através de uma pincelada rica em tonalidades prateadas e pasteis, muito própria da arte rococó, grande amante da claridade e do brilho nas telas. Esta coloração relembra, sem dúvida a obra de Rosalba Carriera, pintora que nasceu em Veneza no mesmo ano de Pellegrini, ou seja em 1675.A doçura e a sofisticação da a mulher, a sua atitude refinada e a luz intensa que brilha e se reflete nas pregas dos panejamentos, são caraterísticas comuns à obra da pintora Rosalba Carriera (que abordarei aqui futuramente.O gosto por descobrir as texturas normalmente sedosas e brilhantes, era muito típico da pintura Rococó, tal como se pode observar aqui. A capacidade do pintor para captar essas qualidades faz desse pintor um dos mais dignos sucessores do pintor Tiepolo.
A segunda obra também executada por Pellegrini, inscreve-se dentro do período de maturidade do artista, quando já tinha regressado a Veneza vindo das suas múltiplas viagens pela Europa. A mulher representada é a alegoria da Escultura e, por esta razão está a indicar com o seu dedo uma cabeça de pedra situada junto aos seus pés, diante do qual se encontra um quadro.A cena decorre no qual parece ser um atelier artístico, pois várias obras inacabadas estão espalhadas pela sala.Sobre uma peanha pode observar-se a cabeça daquilo que parece ser um Cupido. As tonalidades suaves e claras impregnam a composição.Pellegrini fez um estudo das pregas do vestido e da qualidade tátil deste último, tendo-se inscrito deste modo, na corrente rococó internacional.Tanto a cabeça desta mulher, uma santa em êxtase, como a cabeça da criança - um pouco mais ao fundo da sala- remetem para o gosto do século XVIII refinado e elegante, do qual Pellegrini foi um dos maiores representantes.A espiritualidade era tratada na pintura de uma forma doce e requintada.Estas obras. "A Pintura" e a "Escultura", ambas obras do pintor Giovanni Antonio Pellegrini, são óleo sobre tela e podem ser apreciadas na Galeria da Academia em Veneza.
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