Nesta obra de Giorgione,denominada de "Virgem com o Menino entre Santo António de Pádua e São Roque", realizada por volta de 1511, podemos observar a representação da Virgem no centro da pintura, flanqueada por Santo António de Pádua à esquerda e São Roque, à direita.Esta forma de conceber a composição é própria do Quattrocento.A Virgem e o Menino apresentam um esquema triangular, que contrasta com a verticalidade das posturas adotadas pelos santos que a acompanham. Nesta tela chamam também a atenção as cores vivas empregues por Giorgione na representação das vestimentas das referidas personagens.Destacam-se as vestes vermelhas da Virgem. Em meados do século XVII, o duque de Medina ofereceu esta obra a Filipe IV de Espanha.Inicialmente a mesma foi atribuída a Pordenome e, mais tarde a Francesco Vecellio.Porém, hoje em dia, a crítica divide-se entre os pintores Ticiano e Giorgione, partidários de ambas as posições. Enquanto a forma de representar as personagens e a utilização desta intensa gama cromática tem tudo a ver com Ticiano, por outro lado, a espiritualidade atmosférica captada é própria de Giorgione.A figura da Virgem inscreve-se num triângulo.Foram encontradas semelhanças entre esta Virgem e a Virgem de Castelfranco, de Giorgione, pela utilização de vastas massas cromáticas contrapostas.Por sua vez é também muito curiosa a representação de Santo António, que, em vez de dirigir o seu olhar para a Virgem e para o Menino, parece olhar para algo que ocorre na tela.A posição de são Roque também é estranha, quase teateal, posto que a perna esquerda quase totalmente desnuda está firme sobre uma pedra, enquanto a outra está coberta por uma espécie de meias de cor cinza.Segura um pau e olha firmemente para a Virgem.Esta tela algo teatral denominada de "Virgem com Menino entre Santo António de Pádua e São Roque" é óleo sobre tela e pode ser apreciada no Museu do Prado em Madrid.
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