Esta obra reflecte o modo como Dante Gabriel Rossetti , representa um tema tradicional como o da Anunciação, numa tentativa de misturar o realismo contemporâneo com o sentimento religioso.Nela, vê-se a Virgem, que a maioria das vezes é representada como estando numa contemplação profunda, de uma forma completamente diferente.Esta encontra-se sentada na cama com um certo torpor, como se a tivessem molestado.Se não fosse o halo dourado que rodeia ambas as cabeças e o facto do anjo pairar no ar, poderíamos pensar estarmos perante uma obra em que uma jovem mulher conta a um seu amigo o seu infortúnio por estar grávida sem saber como .Outro factor que torna esta obra tão estranha é a cor branca que domina por toda a composição e está presente tanto na indumentaria das duas personagens, como nas paredes e chão do lugar. É interessante observar como o anjo oferece flores brancas, que parecem ser açucenas, à Virgem, como sendo um sinal da chegada do seu santo Filho. Esta obra foi duramente criticada por certos sectores, que a encararam como "um exemplo da perversão do talento, que ultimamente tanto progrediu". De facto a figura da Virgem chama a atenção pela sua delicadeza extrema pela excessiva beleza do branco, que, sem dúvida está relacionado com a ideia de pureza feminina. O bengaleiro vermelho que está à direita equilibra a horizontalidade da posição da virgem, e confere à obra um cromatismo e vivacidade muito maior.Também a cortina azul e o amarelo das chamas que saem dos pés do anjo dão alguma vivacidade a esta magnífica tela.Esta obra denominada de "Ecce Ancilla Domini!" (A Anunciação) é óleo sobre tela e pode ser apreciada no Tate Galleries, em Londres.
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