O auto retrato que aqui aparece da autoria do pintor francês Paul Gauguin, é um dos múltiplos retratos que o mesmo realizava sobre si.De facto P.Gauguin, na época sem grande recursos económicos, não dispunha por isso de meios económicos para pagar a um modelo.Assim, auto-retratava-se frequentemente, criando telas onde ia variando de posição procurando tal como aqui criar um processo de auto-análise, já que o artista se representava com atributos bíblicos referentes a Jesus Cristo ou ao Demónio.Assim, neste retrato, alguns estudiosos da obra de Gauguin têm visto nas maças da tela uma referência á Queda da Humanidade, enquanto outros têm apostado na identificação do artista com Satanás, através da serpente do Génesis, que se vê por debaixo do seu rosto e que desliza pela sua mão.Por sua vez, e isso é o mais engraçado, é que os seus amigos mais próximos viram na tela apenas uma simples caricatura do pintor.Ao contrário dos seus retratos anteriores, o artista aparece aqui caracterizado como um boémio, depois de ter abandonado o seu trabalho como corrector da bolsa. O cabelo comprido e o olhar provocador serão depois uma constante dos seus auto retratos.
Este óleo sobre madeira foi realizado em Outubro de 1889, quando Gouguin decidiu abandonar a sua residência em Port-Aven, para se estabelecer em Le Pouldu, longe da invasão de turistas da localidade situada na Bretanha.esta tela destinava-se à decoração do salão d o sue amigo Meyer de Haan, que hospedava o artista por essa época. Não posso deixar aqui de referir que com Paul Sérusier em Le Pouldu, Gauguin trabalhou assiduamente e em poucas semanas realizou dúzias de cerâmicas , relevos em madeira e esculturas, nas quais a influência da arte de Java se encontrava muito presente.As cores que dominam esta tela também exemplo dessa influência. Esta tela denominada de "Auto-Retrato" pode ser vista no National Gallery of Art de Washington.
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