A encomenda da Pietá foi feita pelo cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas em 1498, provavelmente para a sua capela funerária em São Pedro do Vaticano.Jacopo Galli, patrono de Miguel Ângelo, tinha aceite a encomenda e assegurara ao cardeal que o artista haveria de produzir, com a Pietá, o mais belo mármore jamais visto em Roma. Ao contrário do que se passava a norte do Alpes, não era vulgar encontrar-se em Itália, pelo menos na escultura, a representação de Maria com Jesus morto nos seus braços. Talvez por essa razão o contrato traga minuciosamente explicitado qual devesse ser o aspecto da obra. Nesta deveria estar representada a "Virgem Maria envolvida no manto e com Cristo morto nos braços".A idade juvenil de Maria é, porém, invulgar uma vez que até aí Nossa senhora era, na maioria dos casos,representada como uma mulher mais velha.A esse respeito, Miguel Ângelo quis significar que Nossa Senhora conservava este aspecto jovem devido á sua virgindade e pureza. Na Pietá, está representado o momento em que após a descida da cruz, o Filho morto foi colocado no regaço da mãe. A mão direita de Maria envolve com força o tronco de Cristo, enquanto a mão esquerda O apresenta, morto, ao espectador e o convida à veneração. Nesta cena a Virgem mantém a cabeça inclinada.Desta forma o contacto directo do crente não se dá com Ela.Miguel Ângelo resolveu com mestria uma dificuldade própria deste grupo de figuras, que consiste na junção, num grupo fechado, da Virgem sentada e do seu filho, deitado na horizontal, sobre o colo da Mãe.Assim, o corpo de Cristo está quase por completo inserido na linha de contorno do corpo de Maria. E deste modo, se alcança uma composição perfeitamente elegante, tal como também se sublinha a forte ligação entre Mãe e Filho.A aura que envolve esta escultura resulta, além do mais, dos contrastes visíveis:as mãos de Maria, por exemplo, seguram e simultâneamente soltam, isto é, apresentam o corpo morto. O cadáver quase nu de Cristo, de linha puras e bonitas, está deitado sobre o manto fortemente drapejado da mãe. Por sua vez, o corpo pesado de Maria,está fortemente implantado na base, enquanto o de jesus apenas toca o chão com a ponta do pé direito. O grande valor que a Pietá representou para o próprio Miguel Ângelo fica demonstrado no facto de esta ser a sua única obra assinada: o mestre cinzelou o seu nome na faixa que prende o manto de Maria. Esta escultura ocupa um lugar de destaque na Basílica de São Pedro, onde está protegida por um vidro antivandalismo.
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