Esta obra que aqui aparece pertence ao artista sevilhano Battolomé Esteban Murtillo (1617/1682), que iniciou a sua aprendizagem entre 1633 e 1638, no atelier de Juan del Castillo, pintor de segundo plano.As primeiras obras de Murillo revelam em muitos aspectos a influência de del Castillo, sendo isso visível em algumas das suas obras.Pouco tempo depois, Murillo tornou-se independente e, em 1658, conhece Velásquez, por intermédio do qual entra em contacto com as colecções reais, consolidando uma excelente aprendizagem das pinturas flamengas e venezianas.Daí a influência em algumas das suas obras, de van Dyck e Ticiano.Esta pintura denuncia uma considerável influência do naturalismo, assim como denuncia influência de Velásquez sendo isso visível nos diferentes elementos que compõem a tela e no tratamento da velha senhora que aparece em segundo plano.A Virgem e o Menino estão iluminados, tendo Murillo preferido deixar São José na penumbra. Junto deles, vemos dois pastores e uma pastora que entregam as suas oferendas:uma galinha, um cordeiro e ovos. Murillo confere um grande realismo às figuras, sobretudo na zona dos pés dos pastores, que aparecem sujos, tal como Caravaggio o fizera em algumas das suas obras. A Virgem, vestida de cores vistosas, em tons azuis, amarelos e ocres, é a que capta a nossa atenção de uma forma mais intensa, já que a luz incide sobre Ela, em detrimento das demais personagens, que aparecem esbatidas na obscuridade dos tons castanhos e pardos. Por sua vez,a palha do estábulo é um claro exemplo do minucioso trabalho do artista, pois somos capazes de ver perfeitamente as fibras, assim como a mangedora e o cordeiro que aprece à direita do quadro, revelam aspectos profundamente naturalistas. Esta obra denominada de "A Adoração dos Pastores", foi realizada em 1650, é óleo sobre tela, tem 187x228cm e pode ser apreciada no Museu do Prado em Madrid, museu que alberga as mais emblemáticas obras deste artista sevilhano.
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