Giuseppe Maria Crespi, nasceu em Bolonha em 1665 e morreu na mesma cidade em 1747.Trabalhou principalmente na sua cidade natal.Foi aluno de Domenico Maria Cantui e a sua arte foi muito inspirada por Corregio e os Carracci (pai e filho).Contudo, mais tarde Crespi, desenvolve um estilo próprio, onde os efeitos de luz muito ousados e a liberdade das suas figuras poderosas e activas, farão dele um pintor muito apreciado.Crespi também realizou inúmeras telas com motivos religiosos, episódios mitológicos e cenas da vida quotidiana.Teve muita influência em muitos artistas mais novos, como foi o caso de Giovanni Battista e Pietro Longhi, que adoptaram muitos dos seus efeitos de luz e cor integrando-os em novas formas de expressão.Entre as suas obras figuram:"Cepúsculos dos Deuses", 1691, "A Criada de Cozinha",1713, "Os Sete Sacramentos", 1713, "Prateleira com Livros de Música",1725, "São João Nepomuceno Confessando a Rainha da Boémia",1740 e "A Caçadora de Pulgas".Esta sua obra realizada em 1730, é um óleo sobre tela e nele Crespi retrata, uma cena doméstica, onde a realidade é vista até ao mais pequeno pormenor, de forma simples e directa. A pintura é convincente pela sua rejeição ao desenvolvimento alegórico e porque toda ela emana uma atmosfera humorística que não está muito longe da sátira ou da caricatura.Nela podemos observar que uma mulher , presumivelmente a dona da casa, está atarefada a tentar apanhar pulgas que se alojaram em partes do seu corpo.É uma cena campestre, onde não falta a vizinha alcoviteira que ao cimo da porta e a contra luz observa a cena com um cântaro na mão. Àdireita do quadro um ancião sentado segura uma criança nos seus braços, que supomos ser a filha da mulher.Esta ocupa o centro do quadro, a luz incide sobre ela, como se de um palco se tratasse. Os tons brancos dos lençõis e a cor laranja da manta que lhe cobre as penas dão uma bonita luminosidade ao quadro. Um cão observa a cena sentado no travesseiro da cama, e por todo o quadro vê-se objectos indicativos de uma vivência pobre e acanhada, onde não falta o bacio em cima de um banco roupas espalhadas e um entrançado de alhos por cima da cabeceira da cama, muito popular entre os aldeões da época pois dizia-se ser bom para o afastamento de maus olhados e doenças várias.Este quadro é sobretudo um estudo do ambiente doméstico, que é aqui observado e representado com grande pormenor. Crespi, que repetidamente fez variações sobre este tema (algo que era muito comum à época), pintou várias versões deste quadro.O mesmo que se intitula " "A Caçadora de Pulgas", tem 55x41 cm pode ser apreciado no Museu do Louvre em Paris.
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