A criança é capaz de filosofar? Mas será que os filósofos e os educadores estão dispostos a considerar o potencial filosófico das crianças? A resposta não é simples... as correntes tradicionais do pensamento filosófico e psicológico dizem que isso não é possível, pois a criança ainda não estaria de posse do instrumental cognitivo necessário à abstração filosófica".Dora Incontri
"A criança entra pela primeira vez no tempo ocidental na teoria platônico-aristotélica do eu tríplice e suas vicissitudes. A criança carece de razão. Por isso Platão considerava que as crianças eram modelos do apetite indomado e da vontade descontrolada. (…) A única virtude das crianças parece ser o fato de serem ‘facilmente moldadas’, isto é, elas podem ser convertidas em adultos” (Kennedy, 1999:79)
A criança no mundo da Filosofia" são obras de Jan Amos Comenius Jean-Jacques Rousseau Matthew Lipman, que podem ser consultadas.
“Serão as crianças que construirão suas filosofias e seus modos de produzi-las. Não é mostrando que as crianças podem pensar como adultos que vamos revogar o desterro de sua voz.” (Kohan, 1999:70)
“Se me perguntassem por que em me envolvi na idéia de que as crianças façam filosofia, diria que é porque me sinto ofendida com a idéia de que tratamos crianças como se fossem depósitos e as mutilamos até que sejam maiores de idade. Elas fazem dezoito anos e continuam utilizando palavras como amor, amizade sem saber do que estão falando.” (Anne Sharp, 1998:17)
"A filosofia dirigida às crianças é um movimento de descoberta, que auxilia no início da reflexão infantil e no exercício da democracia". Sérgio Sardi
"As crianças estão iniciando sua existência e, com isso, abrem- se ao mundo de uma forma diferente, aproximando-se mais facilmente da experiência do filosofar". Paula Ramos
Filosofia com crianças é uma das formas de pular os muros que certa vez pretendeu-se construir para todos os “modos”. Walter Kohan
Max Scheler, fazendo referência a Platão, diz que “as massas nunca serão filósofas” (Scheler, 1986:7).
"A criança entra pela primeira vez no tempo ocidental na teoria platônico-aristotélica do eu tríplice e suas vicissitudes. A criança carece de razão. Por isso Platão considerava que as crianças eram modelos do apetite indomado e da vontade descontrolada. (…) A única virtude das crianças parece ser o fato de serem ‘facilmente moldadas’, isto é, elas podem ser convertidas em adultos” (Kennedy, 1999:79)
A criança no mundo da Filosofia" são obras de Jan Amos Comenius Jean-Jacques Rousseau Matthew Lipman, que podem ser consultadas.
“Serão as crianças que construirão suas filosofias e seus modos de produzi-las. Não é mostrando que as crianças podem pensar como adultos que vamos revogar o desterro de sua voz.” (Kohan, 1999:70)
“Se me perguntassem por que em me envolvi na idéia de que as crianças façam filosofia, diria que é porque me sinto ofendida com a idéia de que tratamos crianças como se fossem depósitos e as mutilamos até que sejam maiores de idade. Elas fazem dezoito anos e continuam utilizando palavras como amor, amizade sem saber do que estão falando.” (Anne Sharp, 1998:17)
"A filosofia dirigida às crianças é um movimento de descoberta, que auxilia no início da reflexão infantil e no exercício da democracia". Sérgio Sardi
"As crianças estão iniciando sua existência e, com isso, abrem- se ao mundo de uma forma diferente, aproximando-se mais facilmente da experiência do filosofar". Paula Ramos
Filosofia com crianças é uma das formas de pular os muros que certa vez pretendeu-se construir para todos os “modos”. Walter Kohan
Max Scheler, fazendo referência a Platão, diz que “as massas nunca serão filósofas” (Scheler, 1986:7).
A filosofia, como ramo do conhecimento ocidental, permaneceu historicamente influenciada por esse pensamento. Acreditava-se que nem mesmo as mulheres tinham competência para dominar o pensamento filosófico.
Santo Agostinho, ao elogiar sua própria mãe, que participava de um diálogo filosófico com ele e outros homens, revela a idéia da época: “…esquecidos inteiramente do seu sexo, pensamos que algum grande homem se encontrava sentado conosco”. (Santo Agostinho, 1988:41)
Em 1835, o poeta e pensador Heinrich Heine já denunciava o elistismo de muitos filósofos“De que servem os celeiros fechados, se o povo não lhes tem as chaves? O povo tem fome de saber e me agradece o pequeno pedaço de pão espiritual que com ele honestamente partilho”. (Heine, 1991:19)
Sartre anotava que a preocupação com as crianças e animais é desinteresse nas questões do homem (Sartre, 1972). Tenho comentado muitas vezes que, quando encontramos um grupo de crianças completamente engajadas em pensar sobre a questão filosófica, as crianças simplesmente reiventam a história da filosofia. Com esse comentário quero dizer que o raciocínio filosófico das crianças com frequência lembra o raciocínio de Platão, Descartes, Bertrand Russel e outros grandes pensadores da história da filosofia. (Paulo Sérgio R. da Silva, 1999:37)
19.Segundo ele, “as crianças não são unicamente o objeto mas o modelo da verdadeira reforma”(Comenius, 1954:47)
“Uma filosofia para crianças e jovens não estaria preocupada em formar discípulos para perpetuar um certa corrente filosófica, uma certa visão de mundo, mas para ajudar a pensar e a transformar o mundo. Conceber a filosofia como uma especialidade é derrotá-la antes mesmo de iniciar a batalha por ela. ” (Gadotti 2000:28)
Embora a filosofia acadêmica tenha esquecido a infância as primeiras indagações filosóficas sobre “o que é a criança” e qual o melhor meio para se educá-las, nasceram na Grécia, exatamente com Platão e Aristóteles. Tanto que alguns autores aponta Platão como o fundador da pedagogia da primeira infância. Ainda assim, os gregos não reconheciam as capacidades infantis"..
Rousseau entra em diálogo com o mundo infantil e não ignora suas muitas potencialidades. O centro da reflexão filosófico-pedagógica passa ser a infância como fase autônoma e específica.
....entendendo também que filosofar é próprio do ser humano racional, explica que todos os seres humanos se defrontam com perguntas como: O que pensa de ti mesmo? O que pensas do mundo? São enigmas que de uma forma ou de outra, precisamos lidar com eles.
Santo Agostinho, ao elogiar sua própria mãe, que participava de um diálogo filosófico com ele e outros homens, revela a idéia da época: “…esquecidos inteiramente do seu sexo, pensamos que algum grande homem se encontrava sentado conosco”. (Santo Agostinho, 1988:41)
Em 1835, o poeta e pensador Heinrich Heine já denunciava o elistismo de muitos filósofos“De que servem os celeiros fechados, se o povo não lhes tem as chaves? O povo tem fome de saber e me agradece o pequeno pedaço de pão espiritual que com ele honestamente partilho”. (Heine, 1991:19)
Sartre anotava que a preocupação com as crianças e animais é desinteresse nas questões do homem (Sartre, 1972). Tenho comentado muitas vezes que, quando encontramos um grupo de crianças completamente engajadas em pensar sobre a questão filosófica, as crianças simplesmente reiventam a história da filosofia. Com esse comentário quero dizer que o raciocínio filosófico das crianças com frequência lembra o raciocínio de Platão, Descartes, Bertrand Russel e outros grandes pensadores da história da filosofia. (Paulo Sérgio R. da Silva, 1999:37)
19.Segundo ele, “as crianças não são unicamente o objeto mas o modelo da verdadeira reforma”(Comenius, 1954:47)
“Uma filosofia para crianças e jovens não estaria preocupada em formar discípulos para perpetuar um certa corrente filosófica, uma certa visão de mundo, mas para ajudar a pensar e a transformar o mundo. Conceber a filosofia como uma especialidade é derrotá-la antes mesmo de iniciar a batalha por ela. ” (Gadotti 2000:28)
Embora a filosofia acadêmica tenha esquecido a infância as primeiras indagações filosóficas sobre “o que é a criança” e qual o melhor meio para se educá-las, nasceram na Grécia, exatamente com Platão e Aristóteles. Tanto que alguns autores aponta Platão como o fundador da pedagogia da primeira infância. Ainda assim, os gregos não reconheciam as capacidades infantis"..
Rousseau entra em diálogo com o mundo infantil e não ignora suas muitas potencialidades. O centro da reflexão filosófico-pedagógica passa ser a infância como fase autônoma e específica.
....entendendo também que filosofar é próprio do ser humano racional, explica que todos os seres humanos se defrontam com perguntas como: O que pensa de ti mesmo? O que pensas do mundo? São enigmas que de uma forma ou de outra, precisamos lidar com eles.
Artigo escrito pelo Professor Paul Sérgio R. da Silva
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