Notável e surpreendente, este simples vaso de girassóis irradia uma aguda vibração.As pinceladas foram sobrepostas em espessas camadas de tinta, que Van Gogh aplicava como um escultor dando relevo ao barro. As cores - tons de amarelo e castanho- e a técnica expressam um belo mundo de esperança e de luz. No entanto, na altura em que este trabalho foi pintado, esse mundo afastava-se lenta, mas irremediavelmente da vontade desesperada do pintor, que ia aos poucos enlouquecendo. Talvez a superfície do quadro, agitada quas maníaca, reflicta o estado de espírito do artista ao aproximar-se o fim da sua curta e trágica vida. Sendo Van Gogh um pintor que amava a natureza e conseguia ver a beldade pura das coisas simples, afirmou que preferia pintar árvores vistas de uma janela do que visões imaginárias.
Holandês de nascimento, Van Gogh pôs fim à sua sobressaltada vida emocional em 29 de Julho de 1890 na cidade francesa de Auvers-sur-Oise.
Vincent Van Gogh nasceu em Groot-Zundert (Holanda)em 1853 e morreu em Auvers-sur-Oise em 1890.
Esta tela intitulada de Os Girassóis, foi realizada em 1888, é óleo sobre tela, tem 92x73cm e pode ser vista no National Gallery em Londres.
Sem comentários:
Enviar um comentário