Agora que estamos em plena quaresma nada melhor que abordar temas pictóricos que dizem respeito à morte de Jesus Cristo e como ela foi encarada por determinados pintores.
Vou começar pelo grande Ticiano. De seu nome Ticiano Vecellio foi um dos grandes ou mesmo o principal representante da escola veneziana no Renascimento. Nasceu em 1477 em Pieve di Cadere em Itália e vai falecer em Veneza a 27 de Agosto de 1576.
Nesta sua obra denominada de Pietá, que dizem ter sido pintada pelo pintor com a intenção de decorar o seu próprio túmulo coisa que depois não aconteceu, Ticiano vai criar um dos temas mais representados na história da arte, ou seja, o momento em que Cristo desce ao seu túmulo.
Se repararmos bem o centro da composição vai ser dominado pela Virgem que segura nos seus braços o filho morto. Fugindo ao costume de só se representar a Pietá sozinha aqui Ticiano povoa a sua composição com outros personagens, personificando-se ele próprio na figura de Nicodemos, aparecendo assim de joelhos diante de Cristo. É interessante verificar que a única cor garrida na tela vai ser precisamente o manto vermelho de Nicodemos, contrastando essa garrida cor com o manto preto de Maria Madalena à sua esquerda.
É uma cena de grande dramatismo e toda ela vai decorrer no interior de um templo onde a luz é muito escassa havendo apenas laivos de claridade vindos da cúpula e que vão incidir sobre o corpo morto de Cristo.
Junto à Virgem aparece pé Maria Madalena que toda ela envolta numa túnica dourada e por cima desta um manto escuro, já aqui mencionado, expressa a sua máxima dor elevando um dos braços e chorando.
Junto à Virgem aparece pé Maria Madalena que toda ela envolta numa túnica dourada e por cima desta um manto escuro, já aqui mencionado, expressa a sua máxima dor elevando um dos braços e chorando.
No canto inferior esquerdo temos um anjinho que segura um jarro, talvez cheio de unguentos para serem passados pelo corpo morto de Cristo.Na parte esquerda da composição aparece uma estátua de Moisés com as tábuas da lei. Na parte direita temos uma estátua da Sibila e de outro anjo que segura um archote.
Toda a tela foi feita em tons escuros, cujo tom dourado das estátuas dá ainda maior relevo.
Contudo, isso não lhe retira beleza posto que os tons claros estão tão bem criados que acabam por dar luminosidade à mesma criando um conjunto perfeito.
Contudo, isso não lhe retira beleza posto que os tons claros estão tão bem criados que acabam por dar luminosidade à mesma criando um conjunto perfeito.
Esta Pietá é um grandioso óleo sobre tela e pode ser apreciado em Veneza na Galeria da Academia.
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