A beleza, sensibilidade e grande espiritualidade que emana desta belíssima pintura conseguiu na altura uma enorme aceitação, alcançando assim o pintor o objectivo que pretendia ao representar Cristo na cruz.A sua arte ao serviço da Contra-Reforma religiosa espanhola, caracterizou-se por um estilo maneirista muito pessoal. O pintor realizou diferentes versões deste tema, existindo uma obra muito semelhante a esta no Museu do Prado em Madrid. O que aqui vemos é a imponente figura de Cristo com a cruz, que recebe uma luz branca mística, que realça de uma forma muito notória o seu rosto e as suas mãos sobre um fundo tempestuoso. De facto as agitadas e ameaçadoras nuvens de tonalidade cinzenta conferem um carácter visionário à composição.
Quanto à imagem de Jesus,apesar das suas vestes amplas, podemos mesmo assim apreciar o cânon alongado da figura que se converteu numa particularidade do estilo do mestre. A coloração é claramente influenciada pelos artistas venezianos, principalmente do grande Ticiano e Tintoretto.
Por sua vez a coroa de espinhos, iluminada por uma luz procedente do céu, confere um aspecto sobre natural à figura. As mãos estilizadas de Jesus Cristo adoptam uma posição muito característica das obras de El Greco. Realça-se o facto de a união dos dedos indicador e anelar ser um traço muito particular do artista, que se encontra presente em muita das suas pinturas.
Esta esplêndida obra denominada de Cristo segurando na Cruz, é um óleo sobre tela e pode ser visto no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque.
Sem comentários:
Enviar um comentário