terça-feira, março 27, 2018

Leonardo e A Última Ceia

Agora que estamos em plena quadra da Páscoa trago aqui uma das telas mais conhecidas do grande pintor Italiano Leonardo da Vinci "A Última Ceia" que a para da sua outra obra "Mona Lisa", é talvez ou senão mesmo um dos quadros mais reproduzidos a nível mundial e objeto de estudos variados e até de reproduções miméticas, umas até bastante criativas, em que tanto Jesus Cristo como os seus discípulos, são substituídos por personagens conhecidas do mundo do cinema, do teatro  da política e até mesmo da banda desenhada como é o caso dos Simpsons. É pois uma tela absolutamente icónica e das mais vista, comentadas e reproduzidas a nível mundial.
 A Última Ceia,(1496) é uma técnica mista com 4.60x8.80cm e que pode ser apreciada no Refeitório de Santa Maria delle Grazie em Milão. Assim, o que aqui podemos ver é uma tela que continua a ser o mais famoso tratamento pictórico deste tema, que é a refeição final de Jesus Cristo com os seus Apóstolos e onde aquele profere as palavras "Um de vós trair-me-á".
 Ora, o espanto causado por essa frase vai reflectir-se nos gestos nos dinâmicos grupos de três. Jesus Cristo mantêm a calma e serenidade após proferir as palavras fatídicas, enquanto os restantes elementos se viram em grupos de três discutindo entre si sem olharem para Cristo, o que é bastante interessante de ser observado.
 O fundo da tela é espartana, posto que o que vemos é uma paisagem em tons de azul, sendo o resto em tons escuros e a geometria da sala em tons retos quase realizados a régua esquadro. A mesa também foi realizada em linhas direitas e onde predominam tons claros. Nas vestes dos discípulos predominam os azuis e os rosas.
Adoro esta ela do grande Leonardo da Vinci posto que encontro nela uma serenidade suprema e onde as personagens nela inseridas estão perfeitamente realizadas e as suas posições de tal modo dinâmicas que quase temos a sensação de em algum momento saltarem da tela ao nosso encontro.
De facto uma imortal obra prima!

Sem comentários: