quinta-feira, maio 17, 2018

William van Haescht - Sala de Arte de Cornelius van der Geest

Amo de coração esta belíssima tela do pintor  holandês Willem van Haecht, nascido em Antuérpia em 1593 e falecido na mesma cidade em 1637, intitulada de Sala de Arte Cornelius van der Geest, tela essa realizada por volta de 1628. O meu amor por esta tela prende-se ao facto de gostar muito de ver arte, dentro de arte como é aqui o caso em apreço. Toda a tela explode com outras telas e estatuária belíssima e isso é sempre uma coisa magnífica de ser observada.
A tela aqui por mim abordada, faz todo o sentido se nos lembrarmos que Haecht nasceu numa família não só de pintores mas também de negociantes de arte, muito conhecidos por pintarem há várias gerações, lindíssimos e muito requisitados  retábulos. Ora, o pintor aqui em causa vai ser um elemento da família bastante viajado entre Paris e Itália onde procurou apurar o seu engenho artístico. Na sua volta a Antuérpia ele vai ser aceite como membro importante da Guilda de S.Lucas como como mestre pintor. É esse estatuto que lhe permite assumir o cargo de administrador da importante colecção de arte do mercador Cornelius van der Geest, conhecido como muito amigo e também patrono do grande Paul Rubens. Esse importante cargo de Haecht mantém-se até a sua morte em 1637. 
Ora, a tela aqui representada vai precisamente abordar uma cena em que o coleccionador de arte Cornelius van der Geest, mostra a sua importante e extensa colecção de arte , no meio de um grupo de artistas entre os quais se encontra Rubens, Van Dick, bem como outros pintores e gente   influente de Antuérpia, a cidade que à época  reflorescia de poder e dinheiro. Também podemos tomar essa tela como uma homenagem a Van der Geest e à escola de pintura da cidade, escola essa que legou  ao mundo um espólio de arte absolutamente admirável. Esta tela é um óleo sobre madeira e pode ser apreciada no Museu Casa de Rubens (Rubenshuis) em Antuérpia.

Sem comentários: