terça-feira, outubro 10, 2017

Jean-François Millet-As Respigadoras

Jean François Millet o autor desta lindíssima obra aqui apresentada, da-nos a conhecer nesta sua tela, mais um dos seus temas favoritos, ou seja, o mundo  campestre. Tal como em O Angelus, Pastora a Tecer,e Pastora com o seu Rebanho o que aqui vemos é uma composição cuja temática é a dos trabalhos no campo. No caso em apreço trata-se trata-se de um trabalho realizado por três mulheres de aspecto muito pobre. Têm em mãos uma tarefa árdua, pois o que elas fazem é respigar o campo após a colheita, de modo a respigarem os grãos que ficaram no terreno.Muitas vezes esse trabalho era feito por mendigos que depois dos campos ceifados invadiam os mesmos, tentavam apanhar os grãos que tinham ficado caídos no solo.A paisagem é totalmente horizontal num dia de céu claro. Ao longe vemos ceifeiros carregando  carroças de bois e um homem a cavalo, provavelmente o fazendeiro dono das terra, que vigia o trabalho. Duas das mulheres estão de costas curvadas para o solo, tendo ima das mãos  na terra e segurando ramos secos na outra.
A terceira mulher está num plano mais horizontal mas tal como as outras não lhe vemos o rosto.Nas cores predomina o bege apenas quebrado pelas cores das vestimenta das mulher em primeiro plano onde predomina o azul da sua saia. Todas elas cobrem os cabelos com lenços simples mas coloridos. . É uma tela ao mesmo tempo triste mas muito realista, pois o que Millet pretendeu com ela foi retratar de uma modo muito cru a vida dura dos campos e as personagens que nela ganham a sua vida.
 Esta bonita composição é um óleo sobre tela denominado de As Respigadoras e pode ser apreciada no Museu D'Orsay em Paris.

Sem comentários: