sexta-feira, agosto 14, 2015

Jan Steen-Os Jogadores de Boliche



Há tempos, no inicio do Verão, ia a passar de carro por uma pequena aldeia e vejo um grupo de homens a" jogarem à Malha ou  ao Chinquilho" como também é conhecido.
 Esse jogo muito antigo em Portugal,( penso que o mesmo existe também em outros países talvez com algumas alterações) consiste num  desporto onde se lançam discos de metal ou pedras chatas  em direção a um pino com a intenção de derrubá-lo e/ou deixar a malha o mais próximo possível desse pino. Enquanto uns jogavam muito calorosamente outros assistiam sentados num muro que lá havia, havendo também quem se encontrasse sentado no passeio a rir e a conversar olhando para as figuras de quem jogava.
Ao olhar para esses homens, (ao redor não vi nenhuma mulher) lembrei-me de um quadro do pintor holandês Jan Steen (1626/1679) e do seu quadro os Jogadores de Boliche onde vemos uma cena bem interessante de um grupo de homens que no que parece ser já o inicio de verão se divertem com esse desporto enquanto outros assistem sentados no chão fumando e conversando.
Esses camponeses algo rudes possuem uma vitalidade encantadora e olhando para a tela e a atmosfera que rodeia a mesma temos vontade de também nos sentarmos com eles e assistir ao que em redor se passa.
 É o que podemos denominar de uma vulgaridade feliz e encantatória e isso vai transmitir-nos o maravilhoso sentimento de um fim de tarde onde para além dos que jogam e dos que no chão sentados conversam e fumam descontraidamente temos também um petiz que de barrete vermelho e de costas para nós olha atentamente os jogadores. Um cavalo pasta pachorrentamente e por trás da cerca uma mulher e um velho caminham pacificamente neste fim de dia. A cor vermelha da blusa dessa mulher e do chapéu do petiz dão uma tonalidade muito viva à tela.
Bonitas  árvores com rebentos novos  elevam-se ao alto e por entre elas vemos um céu maravilhoso. O homem que tem a bola na mão dá ideia que a qualquer momento a lancará tal a perfeita postura do seu corpo e a atenção vibrante nodo seu rosto. 
De facto Jan Steen, pintor  que eu amo de coração devido às suas honestas e encantadoras pinceladas, legou-nos telas  de uma singeleza maravilhosa  e temos sempre a sensação que o tempo parou para as suas personagens, mas ao mesmo tempo que tudo está prestes a avançar... e nós com elas.
Uma tela magnífica este "Os Jogadores de Boliche no Exterior de uma Estalagem".

Sem comentários: