Curiosidades!

domingo, outubro 30, 2011

Andy Warhol-Marilyn Monroe


Nesta tela,o rosto da icónica actriz Marilyn Monroe é apresentado como uma máscara impenetrável de cores vivas e luminosas. Publicado  em dez combinações diferentes de cor, utilizando o processo impessoal da serigrafia, o quadro multicolor retrata a imagem da actriz de modo surpreedentemente lúgubre. Marilyn Monroe é provavelmente o tema mais famoso de Andy Warhol.Este utilizou um anúncio publicitário como base para este e outros "retratos" de Marilyn, apresentando-nos uma imagem estática que reforça o poder universal desta trágica personagem do cinema de Hollywood. A representação da Marilyn, representada como um produto da cultura de massas, faz a ligação ao movimento de Arte Pop americana. Andy Warhol, pintor, artista  gráfico e realizador, nascido em Pittsburg em 1928 e falecido em 1987 em Nova Iorque, foi  uma figura de culto incontornável no panorama artístico mundial. No entanto e ao contrário do que se poderia pensar, foi sempre muito reservado e tímido nas suas aparicões públicas. Costumava dizer que," se quiserem saber tudo acerca de mim...olhem para a superfície dos meus quadros, está tudo lá...não há mais nada". Esta obra intitulada de "Marilyn", foi realizada por Warhol em 1967, é serigrafia sobre Papel, e pode ser vista  no Museum Of Modern Art de Nova Iorque.

sexta-feira, outubro 28, 2011

Jogo de Tronos






Já está em exibição em Portugal a magnífica série  "Jogo de Tronos", baseada nos livros de Jeorge R.R. Martin.A série com a chacela da HBo está muito bem conseguida, tem bons actores, os cenários são fantásticos, a história bem urdida e a banda sonora é fantástica. A série prende desde o 1º episódio e faz com que desejemos ver o próximo episódio o mais rapidamente possível. Os personagens têm grande desnsidade psicológica, os diálogos são bons e o guarda roupa uma obra prima! Mais uma vez a HBo está de parabéns .

quinta-feira, outubro 27, 2011

Kill Bill-The Ending

Uma das minhas cenas de cinema favoritasssss......


terça-feira, outubro 25, 2011

Pablo Picasso-O Gourmet


No dia 25 de Outubro de 1881 nasceu  em Málaga Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, mais conhecido por  Pablo Picasso.Presto aqui a minha homenagem a este grande pintor   abordando aqui uma tela pouco conhecida  mas muito interessante  deste grande pintor.Esta tela pertence ao período azul, quando o artista vivia em Paris, em condições económicas e pessoais bastante adversas e precárias. Foi executada durante o verão e o Outono de 1901, paralelamente às primeiras personagens isoladas e miseráveis que começaram a povoar a sua obra. A menina está a comer afincadamente da sua taça de sopa, que inclina para obter a maior quantidade de liquido possível. Junto ao prato, apenas um pedaço de pão e um copo.A alusão à pobreza é evidente e reflecte o estado de ânimo de Picasso, assim como as suas condições materiais.O título irónico, reflecte este sentimento. A temática é típica do período azul, apesar de a cor ainda não o ser, uma vez que é demasiado viva e luminosa para se inserir no estilo que dominou a sua obra entre os anos de 1901/1904.Nesta obra, Picasso enfatiza a silhueta através de uma linha negra e grossa.Deste modo, a forma, simplifica-se e o artista expõe a essência do objecto, retirando a cena do mundo quotidiano e colocando-a num plano simbólico.A pincelada rápida e grossa é típica da primeira etapa artística de Picasso, quando chegou a Paris, em 1900. Nessa altura, absorveria todas as influências dos pintores modernos, como Toulouse-Lautrec, que mostra a sua influência nesta parte da tela.Pablo Picaso (1881-1973) realizou esta tela em óleo sobre tela por volta de 1901 e a mesma pode ser apreciada no National Gallery of Art em Washington.

segunda-feira, outubro 24, 2011

25 Actores Antes de serem Famosos

Um divertido apanhado com 25 celebridades, antes de o serem - incluindo Angelina Jolie, Jim Carrey, Keanu Reeves, Jack Nicholson, Natalie Portman, Jack Black, Joseph-Gordon Levitt, Harrison Ford, entre outros.

sexta-feira, outubro 21, 2011

David Teniers/O Velho-Fumadores

Esta obra de David Teniers-the elder, que aqui aparece, denominada de "Fumadores" é tanto mais pertinente e extremamente risível, quanto sabemos o quanto os fumadores 'sofrem' hoje em dia para conseguir concretizar o seu vício. Não sou fumadora nem nunca fui, mas sou uma 'mente aberta' e respeito aqueles que o são. Evidentemente que a lei beneficiou-me imenso, uma vez que em espaços privados  (não tarda nada será também nos públicos!Lol) não tenho que levar com o cheiro de tabaco inalado pelos que dele tiram algum prazer.Assim, a obra do artista flamengo David Teniers, acaba por ter uma actualidade (penso que todos os que fumam comugam com ela) e acaba também por ser uma amostra do gosto deste artista pelas cenas dos costumes. No que nos ocupa, vemos em primeiro plano três homens sentados em tamboretes de madeira, enquanto passam o seu rico tempinho a fumar. Um deles acende um cachimbo, o outro simplesmente aparece a fumar e o terceiro seca o tabaco com a ajuda de um fósforo aceso.Em segundo plano, outros homens dedicam-se à mesma tarefa de fumar, enquanto pela porta do bar entra um homem que segura um jarro de barro.Torna-se interessante a comparação inevitável que se faz desta estranha obra, com as cenas de interior do artista holandês Jan Steen, que já abordei aqui em post anterior.Isso é verificável, tanto no tratamento concedido às personagens, como pela luz alaranjada que banha a composição.De facto o jarrão de barro que vemos em primeiro plano possui brilhos incríveis, visíveis sobretudo na curvatura deste. Por outro lado, esta obra, acaba por ser  uma amostra da apetência do artista para representar este tipo de objectos do quotidiano. Se repararmos bem no fundo da composição, vemos uma prateleira pendurada da parede que quase passa despercebida por ser de uma cor escura semelhante à da parede.Nela estão colocados objectos rústicos do quotidiano.Assim,D.Teniers,  apresenta-nos toda uma galeria muito ampla de objectos, desde jarros, garrafas de vidro,  decantadores de vinho e recipientes vários.Vemos ainda que a atmosfera que se respira nesta obra é um pouco carregada, devido ao fumo que se estende por toda a sala e, por outro lado, é quente pelos efeitos de luz sobre as personagens que nela figuram e pelo mobiliário carregado de utensílios domésticos. Esta deliciosa obra   de David Teniers denominada de "Fumadores" é óleo sobre tela, e pode ser vista no Museu de Arte Antiga em Lisboa.

quarta-feira, outubro 19, 2011

Dono procura-se

Um homem, uma missão: ajudar alguém que não conhece…muito ternurento...

terça-feira, outubro 18, 2011

A Ansiedade

Agora há dias em que estou extremamente tensa, agitada...nada me consegue relaxar, acalmar, durmo mal e por isso acordo cansada ,esgotada e mal humorada. Abro o frigorífico, mas nada me satisfaz...então como uma pequena taça de  gelatina e começo a trincar uma maça, quedando-me quieta, olhando pela janela da cozinha. A minha cadelita fica sentada ao meu lado esperando, olhando-me ansiosamente e aguardando pacientemente que eu me lembre dela e que lhe dê um pedaço da minha maça.Tento concentrar-me no trabalho, corrijo alguns, e depois distraidamente ponho música a tocar na Internet. Depois bruscamente, baixo o som porque ela tira-me o sossego e quero ficar sossegada. Não gosto de nada e parece-me que nada gosta de mim. Subitamente coloco o Pc em stand-by e ligo a televisão, faço zapping, há grandes quantidades de programas a passar e nada que me satisfaça.Depois sinto-me desconsolada e apodera-se de mim a sensação de perda de tempo.Os meus pensamentos continuam presos ao problema que me aflige e depois apercebo-me que já nem sei que problema é esse, porque mesmo não havendo problema algum dou conta que continuo preocupada.Então sento-me e tento concentrar-me novamente no trabalho. Com isso passaram-se horas de um tempo precioso que não voltará jamais!

domingo, outubro 16, 2011

Pietro Longhi-Loja do Boticário

Loja do Boticário





















Com esta muito deliciosa cena de costumes, Pietro Longhi, nascido em Veneza, apresenta de uma forma satírica a prática da medicina. O humor irónico do artista ao tratar os temas, pode apreciar-se nas próprias personagens da composição, que fazem lembrar uma peça de teatro posta em cena pelo grande Molière.O realismo de P.Longhi pode apreciar-se na caracterização das personagens, assim como nos gestos expressivos que ambos realizam, senão vejamos: o especialista,  (o toque burlesco está acentuado pelo extravagante gorro do boticário), examina os dentes de uma jovem veneziana que, algo assustada, realiza um gesto de protecção com os seus braços inclinando o corpo para trás. Atrás dela, dois homens, um deles sacerdote, parecem aguardar a sua vez para serem atendidos pelo boticário. À direita, um homem, com uma longa cabeleira grisalha, escreve as suas receitas enquanto uma  última personagem alimenta o fogo de um fogão para aquecer as poções. Atrás do ancião que escreve com dedicação as receitas, podemos observar uma colecção de frascos de farmácia que normalmente continham as plantas medicinais com propriedades terapêuticas, muito habituais em qualquer botica da época. Por sua vez, a luz recai sobre as personagens principais deixando as secundárias na sombra. O carácter narrativo da cena tratado com excelente realismo descritivo, transporta o espectador para o ambiente quotidiano da Veneza do século XVII.Os aspectos caricaturais na representação dos traços psicológicos das personagens devem ser considerados como algo de relevante nesta muito colorida e divertida composição. Esta obra de Pietro Longhi, é óleo sobre tela e pode ser apreciada na Galeria da Academia na bonita e romântica cidade de Veneza.

quarta-feira, outubro 12, 2011

Pierra-Auguste Renoir-O Baile do Moulin de la Galette



A obra que aqui aparece é uma das mais célebres obras de Pierre-Auguste Renoir, realizada por volta de 1876, e como tal uma das peças mais emblemáticas da colecção do Impressionismo do Museu D'Orsay em Paris.O quadro que tinha sido exposto na terceira exposição dos Impressionistas, em 1877, mostra-nos, de uma forma alegre e muito colorida, a multidão que se dirigia, em busca de diversão, ao baile dos domingos do conhecido Moulin de la Galette. Tratava-se de um moinho convertido em café, no então subúrbio de Montmartre, hoje em dia um bairro emblemático da cidade de Paris. Há que salientar a despreocupação e o desprendimento com que a multidão desfruta do ambiente jovial proporcionado pelo baile ao ar livre, como um momento de evasão dos problemas do dia a dia. A jovem que surge sentada em primeiro plano   tem uma expressão risonha e adopta uma postura descontraída e de uma grande naturalidade.O seu bonito vestido todo às riscas revela-se exagerado e atrevido, conferindo uma nota de modernidade à moda da época representada na tela. Um outro par dança e parece gozar o momento proporcionado pelo baile. A expressão enamorada dos seus rostos e o seu gesto carinhoso constituem, por entre a multidão, um piscar de olhos atrevido ao espectador da cena.A pincelada dinâmica e difusa, utilizada pelo artista esbate os rostos dos personagens, muitas das quais eram amigos do pintor.O movimento transmitido pelos gestos das personagens é potenciado pelos efeitos de luz e de cor. A luz é tratada com grande mestria ao incidir sobre as figuras da cena e, inclusive, sobre o terreno onde tem lugar o baile, em forma de brilhos refulgentes, após ter sido filtrado por entre as folhas das árvores, que, ainda que não visíveis, poderão por nós ser imaginadas.Um obra espectacular, uma obra do apogeu de Pierre Auguste Renoir, que juntamente com "O Baile do Campo",e a  obra "Pequeno Almoço dos Barqueiros", fazem deste pintor um dos grandes artista do século XIX.Este "Baile do Moulin de la Galette", é óleo sobre tela e pode ser apreciado no Museu D'Orsay.

segunda-feira, outubro 10, 2011

Um Belo Voo

Ponham o ecran em full screen e liguem o som!Depois da partida dos Alpes dirigir-se-ão para Oeste indo sobrevoar a baixa altitude o Vale do Loire passando mesmo por cima do castelo de Chenonceau (sobre o Cher) e logo de seguida à vertical dos telhados do castelo de Chambord. Caminhando para a Bretanha, a Norte, vão ver o Mont-Saint-Michel e mais adiante, já na costa atlântica francesa de Albâtre, brancas formações rochosas na região das falésias de Étretat, com o arco da falésia de Aval, e, pouco depois, sempre em direcção a Leste, praias do desembarque na Normandia e o memorial do cemitério americano da II GG em Colleville-sur-Mer.Finalmente, sem se aperceberem estarão muito próximo do litoral Sul mediterrânico e dos Pirenéus orientais sobrevoando no país dos Cataros, não longe de Carcassonne, as ruínas do castelo-fortaleza de Peyrepertuse. Quase a terminar o passeio, próximo de Nimes, serão surpreendidos pelo magnífico aqueduto romano conhecido como ponte sobre o rio Gard. Gard que é um dos afluentes do Ródano. É que importa não esquecer que, o lago de Genebra ou Léman, é nem mais nem menos que um lago de passagem do Rodáno, o qual antes de atingir o mar banha duas cidades que muito agradam : Lyon e Avignon.Muito bonito e relaxante.
http://www.tubewatcher.tv/182
Bono, George Clooney, Annie Lennox, Colin Farrell e outras estrelas juntaram-se para gritar uma palavra obscena começada por F com 4 letras. Sabe qual é?Fome é a palavra obscena que a ONG ‘ONE’ denuncia nesta poderosa campanha ‘Hungry No More’ que alerta para este grave problema no Corno de África (Etiópia, Somália e Djibuti)

Quadro Chinês

Com calma, desfrute deste longo quadro chinês com perspectiva.Desloque o cursor de um lado para o outro. Logo que aparecerem os quadrados brancos, clique neles. São 3 e  entrará no local e verá os detalhes do quadro.O quadro foi pintado em 1018-1118, durante a dinastia da "Canção do Norte".
 Note que a perspectiva usada,  só muito tempo depois chegou à Europa.A tela foi repintada durante a dinastia Qing. Mede 5,28m de comprimento e 24,8cm de altura.É considerado como um dos grandes tesouros da China e foi exposto no museu de arte de Hong-Kong no ano passado.  CLIQUE: http://www.npm.gov.tw/exh96/orientation/flash_4/index.html

sábado, outubro 08, 2011

Sir Lawrence Alma-Tadema Uma Resposta Previsível


A obra que aqui se apresenta retrata um tema extraído da época vitoriana, mas com um cenário próprio da antiga Grécia ou Roma, ideia a que Sir Lawrence Tadema gostava de recorrer.A composição confinada ao terraço de um templo grego ou romano, é presidida por um homem que se dispõe a entregar a uma mulher um anel de noivado, esperando, com isso, que ela se torne sua futura esposa. A atitude da mulher, que se esconde por detrás dos muros brancos, indica que vai recusar o pedido, pois ela limita-se a procurar com o olhar o homem que sobe as escadas sem que contudo na sua postura corporal se anteveja qualquer movimento de alegria, ansiedade ou jubilo. É a indiferença que impera qui.Perto dela, vemos uma amiga que a avisa de que o homem está a subir as escadas. A figura do homem, que se prepara para subir as escadas para assim pedir a mão da rapariga parece ligeiramente apagada, sendo impossível que consigamos distinguir qualquer traço do seu rosto, cujos olhos que não vemos, se fixam no anel que tem na mão. Por sua vez o céu azul que demarca a composição possui um brilho especial que é intensificado pela total ausência de nuvens.As três personagens estão vestidas com trajes romanos, embora o artista não se consiga desligar dos modelos que imperavam na sociedade inglesa do século XIX. Esta interessante obra de Sir Lawrence Alma-Tadema, (artista que gosto particularmente), pertenceu a a Amy Hislop segunda esposa de Sir Henry Tate,  fundador do Tate Modern Galleries considerado o maior museu de arte contemporânea do mundo.Julga-se que este quadro poderá ter sido  entregue  como prenda de noivado, pois o ano de realização do mesmo (1885) coincide com a data de casamento de Sir Henry Tate com Amy Hislop.Esta obra denominada de "Uma Resposta Previsível" é um óleo sobre madeira, e pode ser visto no Tate Galleries em Londres.

quinta-feira, outubro 06, 2011

Adeus Steve Jobs

"Estamos cá para deixar uma marca no universo. Senão, para que estaríamos sequer aqui?S.J

- "Acho que estamos a divertir-nos. Acho que os nossos clientes gostam dos nossos produtos. E estamos sempre a tentar melhorar. "S.J

- "A inovação distingue um líder de um seguidor."S.J.

- "Sejam uma referência na qualidade. Algumas pessoas não estão habituadas a um ambiente onde a excelência é esperada. "S.J.

- "Nós não cultivamos a maior parte da comida que ingerimos. Usamos roupas que outras pessoas fazem. Falamos uma língua que outras pessoas desenvolveram. Usamos uma matemática que outras pessoas fizeram evoluir…Quero dizer, estamos constantemente a apropriar-nos de coisas. É uma sensação maravilhosa e delirante sentir que criámos algo que devolvemos ao conjunto da experiencia e do conhecimento humano. "S.J.

- "Há uma expressão no budismo…mente de principiante. É maravilhoso ter uma mente de principiante. "S.J.

- "Vemos televisão para desligar o nosso cérebro e trabalhamos no nosso computador quando queremos ligar o nosso cérebro. "S.J.


- "Sou a única pessoa que conheço que perdeu 250 mil milhões de dólares num ano. Ajuda a fortalecer a personalidade."S.J.

- "Trocaria toda a minha tecnologia por uma tarde com Sócrates. "S.J.


- "O nosso tempo é limitado, por isso não o percamos nas vidas dos outros. Não fiquemos encurralados em dogmas, isso é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixem que o ruído das opiniões dos outros torne a nossa voz interior inaudível. E acima de tudo, tenham a coragem para seguir o vosso coração e a vossa intuição. De alguma forma, eles sabem aquilo em que verdadeiramente nos queremos tornar. Tudo o resto é secundário."S.J.

quarta-feira, outubro 05, 2011

Museu Carmen Thyssen-Málaga

O Museu Carmen Thyssen, inaugurado no  mês de Março de 2011 na cidade de Málaga, expõe temporariamente, desde o passado mês de  Junho até  16 de Outubro deste ano, uma seleção das obras mais contemporâneas da coleção Carmen Thyssen-Bornemisza. A maioria das obras é mostrada pela primeira vez. O tema principal da mostra gira em torno da arte espanhola e das vanguardas do século XX. Os quadros de artistas internacionais, como Matisse, Braque ou Monet, são alguns dos mais atrativos das sessentas peças expostas.Também é possível ver obras de artistas espanhóis, como Picasso, Gris, Miró e Tàpies que, segundo o comissário da exposição, Guillermo Solana, "servem para contar melhor a história da arte espanhola". No p.point que se segue poderão ver um pouco mais sobre este magnífico Museu.

terça-feira, outubro 04, 2011

Os piores vilões do Cinema

Maus, muito maus e ainda piores: uma magnífica montagem com os 44 melhores super-vilões da história do cinema, numa galeria que inclui Marlon Brando, Jack Nicholson, Robert De Niro, Anthony Hopkins, Daniel Day Lewis, Gary Oldman, Al Pacino, Kevin Spacey… Música: ‘East Hastings’ - Godspeed You! Black Emperor.
A lista completa de personagens e actores, por ordem de entrada em cena:

Anton Chigurh (Javier Bardem em ‘No Country For Old Men’)
Don Logan (Ben Kingsley em ‘Sexy Beast’)
Max Cady (Robert De Niro em ‘Cape Fear’)
Bill the Butcher (Daniel Day Lewis em ‘Gangs of New York’)
Drexl Spivey (Gary Oldman em ‘True Romance’)
Gaear Grimsrud (Peter Stormare em ‘Fargo’)
Clarence Boddicker (Kurtwood Smith em ‘Robocop’)
John Ryder (Rutger Hauer em ‘The Hitcher’)
Captain Vidal (Sergi López em ‘Pan’s Labyrinth’)
Dr. Christian Szell (Laurence Olivier em ‘Marathon Man’)
Alonzo (Denzel Washington em ‘Training Day’)
Mr Blonde (Michael Madsen em ‘Resevoir Dogs’)
Colonel Kurtz (Marlon Brando em ‘Apocalypse Now’)
Don Lope de Aguirre (Klaus Kinski em ‘Aguirre, Wrath of God’)
Zero Wolf (Raoul Trujillo em ‘Apocalypto’)
Kit (Martin Sheen em ‘Badlands’)
Norman Bates (Anthony Perkins em ‘Psycho’)
Michael Myers (Halloween’)
Ray (Ray Winstone em ‘Nil by Mouth’)
Patrick Bateman (Christian Bale em ‘American Psycho’)
Aileen Wuornos (Charlize Theron em ‘Monster’)
Lord Summerisle (Christopher Lee em ‘The Wicker Man’)
Leatherface (Gunnar Hansen em ‘Texas Chainsaw Massacre’)
Frank Booth (Dennis Hooper em ‘Blue Velvet’)
Paul (Arno Frisch em ‘Funny Games’)
Harry Powell (Robert Mitchum em ‘Night of the Hunter’)
Snoop (Felicia Pearson em ‘The Wire’)
Stuntman Mike (Kurt Russell em ‘Death Proof’)
Hans Grueber (Alan Rickman em ‘Die Hard’)
Mr Blonde (2nd appearance-Michael Madsen em ‘Resevoir Dogs’)
Aaron (Edward Norton em ‘Primal Fear’)
Tony Montana (Al Pacino em ‘Scarface’)
Jigsaw (Tobin Bell em ‘Saw’)
Alex Forrest (Glenn Close em ‘Fatal Attraction’)
Nicky Santoro (Joe Pesci em ‘Casino’)
Baby Jane Hudson (Bette Davis em ‘Whatever Happened to Baby Jane?’)
Harry Lime (Orson Welles em ‘The Third Man’)
Nurse Ratched (Louise Fletcher em ‘One Flew Over the Cuckoo’s Nest’)
The Joker (Heath Ledger em ‘The Dark Knight’)
Annie Wilkes (Kathy Bates em ‘Misery’)
John Doe (Kevin Spacey em ‘Seven’)
Hannibal Lecter (Anthony Hopkins em ‘The Silence of the Lambs’)
Jack Torrance (Jack Nicholson em ‘The Shining’)
Alex (Malcom McDowell em ‘A Clockwork Orange’)

domingo, outubro 02, 2011

20 Mil Cidades

http://www.woophy.com/map/index.php
É difícil não encontrar as imagens da cidade escolhida.Basta clicar na cidade pretendida (ou 'procurar') e ver as fotografias.
Há cerca de 204 mil fotografias para 20 mil cidades.
É interessante a hipótese de adicionar a nossa própria fotografia.
É necessário utilizar o zoom a 3200% para conseguir ver, mais ou menos, todas as cidades com fotografias em Portugal.
Caso haja alguma dificuldade, é melhor ir para a opção- 'procurar'.
Boa Vagem!

sábado, outubro 01, 2011

Dia Mundial da Música

Para a Celebração  deste Dia Mundial da Música, nada melhor que ouvirmos este 'Someone like you', pela voz da fantástica e incomparável Adéle.