Curiosidades!

domingo, agosto 07, 2011

Thomas Eakins-Entre Dois Rounds

Entre Dois Rounds




















É quase impossível quando olhamos para esta tela não sentirmos os aplausos do público, o fumo dos cigarros e o suor do pugilista, que, apanhado entre dois rounds, se torna no centro desta obra do pintor americano Thomas Eakins. Eakins nasceu na cidade de Filadélfia (onde aliás estão quase todas as suas obras) em 1844 e morreu na mesma cidade em 1916.Este pintor nutria um grande fascínio pela forma do corpo humano, (há vários quadros em que retrata  homens e rapazes nus de uma forma magnifica).Serviu-se muitas vezes de provas desportivas, como o pugilismo ou o remo para estudar o nu em movimento.A sua curiosidade pelo corpo leva-o a pintar uma tela magnifica onde se vê um grupo de médicos a operaram um doente sob o olhar atento de uma vasta plateia. Chegou mesmo a gerar polémica enquanto professor, por achar que os seus alunos deviam desenhar modelos nus. Tendo viajado pela Europa, Eakins seria muito influenciado pelos realistas espanhóis, tais como Diogo Velasquez e Jusepe Ribera.Era, aliás, com esses dois pintores em particular que aprendeu a pintar com tão vibrante realismo. Também explorou com alguma frequência o efeito luz/sombra para criar ambientes dramáticos, tal como fizera Rembrandt. Esta obra, que aqui aparece, intitulada de "Entre Dois Rounds",não foi muito apreciada no seu tempo, mas o realismo que o caracterizava viria a obter obter a admiração da geração seguinte e isso é comprovado pelas rumarias que se fazem ao Fliladelphia Museum of Art onde se encontra esta e a maior parte das suas obras. Esta tela,  realizada pelo artista  em 1899, é óleo sobre tela e tem 127x191,5cm.No filme que se segue podemos apreciar mais algumas obras deste grande pintor americano.

sábado, agosto 06, 2011

Oktapodi

Oscar 2009- Animated Short Film.
Muito Divertido!

quinta-feira, agosto 04, 2011

Caravaggio

Auto Retrato


Judite e Holofernes
 
Baco

Caravaggio de seu nome Michelangelo Merisi,  nasceu em Milão e estudou com Simone Peterzano na cidade de Milão entre os anos de 1584 e 1588, antes de trabalhar na cidade de Caravaggio, perto de Bérgamo. Por volta de 1592, foi para Roma, onde colaborou em várias oficinas, e com o seu talento em breve encontrou patronos na corte papal. Devido ao seu génio agressivo e ao seu estilo de vida muito pouco convencional foi preso várias vezes e passou os últimos anos da sua vida em fuga, acabando por morrer assassinado. Em contraste com o seu contemporâneo Annibale Caracci, Caravaggio tentou insuflar nova vida na arte ao retratar as pessoas e os objectos de uma forma muito naturalista.Uma apresentação das figuras, extremamente realistas, bem como um forte contraste entre a luz e a sombra são caracteristicas da sua obra. Embora menosprezado por alguns contemporâneos, Caravaggio nunca deixou de ter grande influência em artista da gerações seguinte por toda a Europa. Os seus principais trabalhos incluem, "Cristo em Casa de Emaús", "Baco","O Chamamento de São Mateus","Judite e Holofernes", "A Vidente", "A Tocadora de Alaúde","O Enterro de Cristo", "São Jerónimo", entre outras obras de grande importãncia no panorama artístico mundial..A obra de Caravaggio encontra-se espalhada por vários museus e galerias do mundo, tais como a Galeria Borghese em Roma,a Galeria Nacional de Arte Antiga em Roma,o Museu Hermitage em São Petesburgo,o Museu do Louvre em Paris,a Galeria Degli Uffizi em Florença.

segunda-feira, agosto 01, 2011

Willen De Kooning-Marilyn Monroe

 
O exibicionismo e a ligeira excentricidade da extraordinariamente bonita e malograda estrela de cinema de Hollywood, Marilyn Monroe estão aqui enquadrados neste emaranhado de pinceladas como que realizadas ao acaso. A tinta foi aplicada em gestos rápidos e enérgicos para construir a imagem, camada por camada.Este quadro, de uma série intitulada Mulheres, pertence a uma das fases não abstractas do pintor holandês nascido em Roterdão em 1904 e falecido em Long Island em 1997,de seu nome Willem de Kooning. Nesta obra o artista reconhece que, como todas as mulheres símbolos sexuais, M.Monroe é na maior parte das vezes vista mais como um objecto de que como um ser humano, e retrata-a quase como um manequim de montra, sem qualquer traço de erotismo. Willem De Kooning estava muito ligado aos expressionistas abstractos sediados em Nova Iorque, grupo de artista esses, que realçavam a importância da espontaneidade e da gestualidade. Não entanto, não se restringiu à abstracção pura: o seu principal tema até à sua morte foi sempre a figura humana (em particular o feminino).A sua carreira artística teve várias fases. Na década de 1970 De Kooning dedicou-se durante muito tempo à escultura figurativa. Esta obra intitulada "Marilyn Monroe, foi realizada pelo artista em 1954 é óleo sobre tela e faz parte de uma Colecção Particular.