Curiosidades!

sábado, julho 31, 2010

Giuseppe Arcimboldo - O Verão

Giuseppe Arcimboldo, nasceu em Milão em 1527 e morreu na mesma cidade em 1593.Recebeu a sua formação artística na oficina do seu pai, onde fez vitrais, tapeçarias e frescos para igrejas. Em 1562 e 1587 trabalhou como pintor da corte de Praga, onde as suas tarefas incluíam o retrato, mas também o desenho de figurinos e cenários. Archimboldo desenvolveu um original estilo maneirista-naturalista nos seus imaginativos retratos e alegorias. Criou cabeças sobrenaturais e figuras como se fossem naturezas-mortas, fazendo colagem de frutas, plantas, animais e até objectos produzidos pelo homem, tudo combinado de forma muito extravagante. A sua arte pode ser entendida como uma nova visão e compreensão da Natureza, o que lhe confere um toque de originalidade sem precedentes.Na obra que aqui aparece, e se a irmos de perto, o quadro parece ser o sonho de um qualquer vendedor de fruta. Ao afastarmo-nos, uma cabeça humana começa a tomar forma.O quadro foi realizado na sua totalidade com base nos frutos de verão.Embora conhecido por usar frequentemente frutos e legumes para criar os seus retratos Arcimboldo, costumava também usar, potes,panelas, e até ferramentas na criação das suas estranhas imagens.À época, as suas obras eram de alguma forma tidas como ridículas, embora fossem imitadas.Foi apenas quando os surrealistas iram nele um amante dos jogos visuais e, logo, um dos seus, que Arcimboldo se tornou famoso. Esta obra denominada de "O Verão", foi realizada em 1573, é óleo sobre tela, tem 76x63,5cm e pode ser apreciada (tal como outras obras do artista) no Museu do Louvre em Paris.

Sapiência

"As coisas nem sempre são o que parecem. As primeiras aparências enganam muitos. A inteligência de poucos percebe o que foi cuidadosamente escondido".
Phaebus-Poeta Romano
"O objectivo não é ser eterno.O objectivo é criar algo que o seja".
Chuck Palahniuk
"O que é silêncio no pai fala no filho, e muitas vezes encontro no filho o segredo não revelado do pai".
F.Nietzsche
"Não existe refúgio para a memória e para o remorso no mundo.Os espíritos das nossas tolas façanhas assombram-nos, com ou sem arrependimento".
Gilbert Parker
"São raras as novas verdades que se conseguem impor contra a resistência de ideias há muito estabelecidas".
Isaiah Berlin
"O governo, mesmo quando perfeito, não passa de um mal necessário; quando imperfeito, é um mal insuportável".
Thomas Paine
"Os judeus têm demasiada história e pouca geografia".
I.Berlin
"Não é por as coisas serem difíceis que não temos ousadia.É por não termos ousadia que as coisas são difíceis".
Séneca
"O que ouço, esqueço.O que vejo, recordo.O que faço, compreendo".
Confúcio
"A oeste, nasce o sol. Ao oeste o mar.A este e oeste, esta sede que não me deixa sossegar".
Gerald Gold
"É muito mais fácil conservar o carácter do que recuperá-lo".
T.Paine
"Os filósofos são adultos que insistem em fazer perguntas infantis".
I.Berlin
"A abundância tem por hábito ficar quieta.Já a fome vagueia constantemente"
P.Zulu
"O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: todos pensamos tê-lo em tal medida que ninguém deseja mais do que aquele que tem".
R.Descartes
"É propriamente não valer nada não ser útil a ninguém".
R.Descartes
"Só deveríamos escolher para esposa a mulher que escolheríamos para amigo, se fosse homem".
J.Joubert
"É melhor manter a boca fechada e parecer estúpido do que abri-la e não deixar margem para dúvidas".
Mark Twain
"Acredito que o nosso pai do Céu criou o Homem porque ficou desapontado com o macaco".
M.Twain
"Leitor, suponha que é um idiota. E suponha que era um membro do Congresso.Mas... já me estou a repetir".
M.Twain
"A ciência ainda não nos provou se a loucura é ou não a mais sublime das inteligências".
Edgar A.Poe
"Recuso-me a pertencer a um clube que me aceita como sócio".
G.Marx
"A vida do ser humano consiste em ser feliz, sobretudo por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve".
E.A.Poe
As mulheres são para ser amadas, não para serem compreendidas".
O.Wilde
"Nunca se deve confiar numa mulher que revela a sua verdadeira idade.Uma mulher que seja capaz de revelar isso é capaz de revelar tudo".
O.Wilde
"Os homens tornam-se velhos mas nunca se tornam bons".
O.Wilde
"O leopardo quando morre deixa a sua pele.O homem quando morre deixa a sua reputação".
P.Chinês
"Só o mais sábio dos homens e o mais estúpido dos homens, nunca mudam".
Confúcio
"Aqueles que não querem imitar coisa nenhuma, produzem coisa nenhuma".
S.Dalí
"Nunca tive medo de nada, a não ser o morrer sozinho, sem uma mulher a cuidar de mim".
Alexander Higgins

Ignorância Sobre o Mundo Animal

Editado pela Casa das Letras, eis que surgiu esta semana nas bancas um livro interessantíssimo denominado da "O Livro da Ignorância Sobre o Mundo Animal".Nele podemos constatar factos reveladores sobre o mundo muitas vezes desconhecido da vida animal.Entre muitos outros factos originais acerca do mundo animal, ficamos por exemplo a saber que:
Os Coalas têm um olfacto apuradíssimo, só come folhas de eucalipto que tenham mais de um ano e menos de ano e meio, isto porque as folhas mais novas não têm valor nutritivo e as mais velhas contêm um ácido venenoso.Como o eucalipto tem baixo valor energético o Coola tem que dormir 20 horas por dia.Os machos têm o pénis bifurcado e as fêmeas duas vaginas.O acto sexual dura apenas um minuto.Ficamos também a saber que em cativeiro as fémeas envolvem-se frequentemente em orgias lésbicas e por cada relação heterossexual têm 3 homossexuais!
O Albatroz voa maiores distancias e durante mais tempo que qualquer outra ave conhecida. Consegue planar durante 6 dias sem bater as asas, dorme enquanto voa, desligando metade do cérebro de cada vez e pode manter-se no ar durante 10 anos!!.Por exemplo o Albatroz-viajeiro só pousa para se reproduzir.Quando encontra parceiro acasala para toda a vida e desenvolve uma linguagem corporal única de cumprimento após longas separações.
Os Ácaros alimentam-se de plantas, mas podem viver em todo o lado, e até os ácaros têm ácaros!À volta de cada uma das pestanas humanas podem estar 10 ácaros.O ácaro doméstico alimenta-se de flocos de pele que caem do corpo e é impossível eliminá-los, e os volgares aspiradores só serve para os espalharmos pela casa toda.
O pequeno Colibri, em proporção tem um cérebro do dobro do tamanho dos humanos, o que lhe dá um sentido temporal preciso. Lembra-se das localizações, mas também de quando se deslocou às flores. Assim, deixa-as encherem-se novamente de néctar antes de as revisitar. À escala tem também o maior coração de todos os animais e o metabolismo mais rápido: num minuto pode ter até 1.200 batimentos cardíacos e inspirar 500 vezes.
A Foca é bem mais eficiente a caçar que um leão!Pode mergulhar duas horas de cada vez e chegar a profundidades de 1500 metros.Expele todo o ar dos pulmões sobrevivendo só com o oxigénio do sangue (tem o dobro da maioria dos mamíferos).Quando mergulha, os seus batimentos cardíacos baixam de 90 por minuto para apenas quatro.Algumas focas engolem pedras para afundarem mais depressa.
O Ganso apesar de ter reputação de estúpido, mostra sinais de grande sensibilidade e inteligência:Muitas espécies acasalam para toda a vida e a morte de um familiar pode transtorná-los de uma forma muito comovente. Têm comportamentos idênticos aos dos humanos, pois grasnam, deixam de comer, eriçam as penas e podem ficar apáticos durante meses. O seu voo em V permite uma visão desimpedida para todas as aves.
A Ratazana pode nadar 72 horas, saltar 15 metros sem se lesionam, espremer-se por uma abertura de um centímetro e meio. Sobrevive sem água mais tempo que um camelo e come tudo, até cimento, tijolo, chumbo e alumínio.Faz sexo até 20 vezes por dia e é extremamente promiscua: uma fémea com cio pode ter relações sexuais mais de 500 vezes com um celeiro cheio de machos e produzir 12 ninhadas de 22 crias por ano!
A Minhoca é o animal que mais prolifera pelo mundo. Algumas quando da escassez de alimento alimentam-se do próprio corpo, podendo até comer 95% do corpo e sobreviver. A minhoca comum não tem pulmões, dentes ou olhos, mas possui 10 corações, em cinco pares. Detectam as alterações de luz pela pele e o seu simplíssimo cérebro serve apenas para dizer ao corpo como reagir a essas alterações.
As enormes orelhas do Elefante desenvolveram-se para impedir que morresse, literalmente de calor, isto porque o fluxo de ar que produzem reduz a temperatura do corpo em 5 graus. Para não se ajoelhar para beber desenvolveu um nariz de dois metros, capaz de sugar quatro litros de água de uma vez.Não é capaz de correr, mas usa as patas para ouvir, captando frequências muito baixas de elefantes que podem estar a 10 quilómetros.O elefante também não é capaz de correr, pois para isso teria que levantar os pés do chão todos ao mesmo tempo.
O Tardígrado um animal microscópico é o mais resistente do planeta.Vive onde existir água, mas se ela secar, ele também seca e entra num estado de animação suspensa, que alguns cientistas julgam poder explicar a origem da vida no planeta terra. Os seus processos vitais param, fica totalmente inerte e torna-se praticamente indestrutível: sobrevive a 272 graus negativos, e a 151 positivos, sobrevive a doses de irradiação mil vezes superior à fatal aos humanos, assim como sobrevive a submersões em químicos e a compressões seis vezes superior às do fundo do oceano.Mas, com uma gota de água está de volta à vida, mesmo que isso aconteça passados 100 anos!

O Mundo fantasioso de Jacek Yerka

Jacek Yerka é um Polaco com 55 anos que muito cedo começou a sua incursão pela área artística. Oriundo de uma família virada para as artes - ambos os pais frequentaram a Academia de Belas Artes - toda a sua infância esteve rodeado de materiais que cativaram a sua atenção para o desenho e pintura. As suas primeiras memórias de infância são unicamente esboços, cheiro de pinturas, tinta, papel e pincéis. Mesmo antes de tornar oficial o legado de seus pais e enveredar por uma carreira na Academia, Yerka trilhou o seu caminho como um autodidacta. Influenciado pelos seus pais e pelas correntes modernas da Pintura - desde o impressionista ao abstracto - foi fortemente marcado por Cézanne e Klee. Apesar das influências, as grandes fontes de inspiração de Yerka continuariam sempre a ser as lembranças de infância - os lugares, sentimentos, fragrâncias e as técnicas dos anos 50 - juntamente com uma imaginação que cedo se mostrou ter uma forte personalidade.
Através deste Power Point, poderemos conhecer um pouco mais deste mundo de fantasia de Jacek Yerka






História de Portugal, Muito Condensada!

Tudo começou com um tal Henriques que não se dava bem com a mãe
E acabou por se vingar na pandilha de mauritanos
que vivia do outro lado do Tejo.

Para piorar ainda mais as coisas, decidiu casar com uma espanhola qualquer
e não teve muito tempo para lhe desfrutar do salero
porque a tipa apanhou uma camada de peste negra e morreu.

Pouco tempo depois, o fulano, que por acaso era rei,
bateu também as botas e foi desta para melhor.

Para a coisa não ficar completamente entregue à bicharada,
apareceu um tal João que, ajudado por um amigo de longa data
que era afoito para a porrada, conseguiu pôr os espanhóis a enformar pão
e ainda arranjou uns trocos para comprar uns barcos ao filho
que era dado aos desportos náuticos.
De tal maneira que decidiu pôr os barcos a render
e inaugurou o primeiro cruzeiro marítimo entre Lisboa e o Japão
com escalas no Funchal, Salvador, Luanda, Lourenço Marques, Ormuz,
Calecute, Malaca, Timor e Macau.

Quando a coisa deu para o torto,
ficou nas lonas só com um pacote de pimenta para recordação
e resolveu ir afogar as mágoas,
provocando a malta de Alcácer-Quibir para uma cena de estalo.

Felizmente, tinha um primo, o Filipe, que não se importou
de tomar conta do estaminé até chegar outro João
que enriqueceu com o pilim que uma tia lhe mandava do Brasil
e acabou por gastar tudo em conventos e aquedutos.

Com conventos a mais e dinheiro menos,
as coisas lá se iam aguentando até começar tudo a abanar
numa manhã de Novembro.

Muita coisa se partiu. Mas sem gravidade porque, passado pouco tempo,
já estava tudo arranjado outra vez,
graças a um mânfio chamado Sebastião que tinha jeito para o bricolage
e não era mau tipo apesar das perucas um bocado amaricadas.

Foi por essa altura que o Napoleão bateu à porta a perguntar
se podia ficar com isto. Levou com os pés dos ingleses que queriam o mesmo.
Outro João tinha dois filhos e queria pôr o Pedro a brincar com o irmão mais novo, o Miguel,
mas este teve uma crise de ciúmes e tratou de armar confusão
que só acabou quando levou um valente puxão de orelhas do mano
que já ia a caminho do Brasil para tratar de uns negócios.

A malta começou a votar mas as coisas não melhoraram grande coisa
E foi por isso que um Carlos anafado levou um tiro nos coiratos
quando passeava de carroça pelo Terreiro do Paço.


O pessoal assustou-se com o barulho, escondeu-se num buraco e vieram os republicanos que meteram isto numa guerra onde ninguém nos queria.
Na Flandres levámos tiros que fartou
disparados por alemães. Ao intervalo, já perdíamos por muitos
mas o desafio não chegou ao fim porque uma menina vestida de branco
apareceu a flutuar por cima de uma azinheira
e três pastores deram primeiro em doidos, depois em mortos
e mais tarde em beatos.

Se não fosse por um velhote das Beiras, a confusão tinha continuado
mas, felizmente, não continuou e Angola continuava a ser nossa
mesmo que andassem para aí a espalhar boatos.

Comunistas dum camandro!
Tanto insistiram que o velhote se mandou do cadeirão abaixo
e houve rebaldaria tamanha que foi preciso pôr um chaimite
e um molho cravos em cima do assunto.
Depois parece que houve um Mário qualquer que assinou um papel
que nos pôs na Europa e ainda teve tempo para transformar uma lixeira
numa exposição mundial e mamar uma seca da Grécia na final do futebol.

E o Cavaco ?
O Cavaco foi com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo...

Com o que se importam os nossos vizinhos

Oportuna campanha contra a violência doméstica.
De facto vivemos num mundo...cão....!

Eu Quero um Homem que....

Antes dos 30 anos

Eu quero um homem que...
1. Seja lindo,
2. Encantador,
3. Financeiramente estável,
4. Um bom ouvinte,
5. Divertido,
6. Em boa forma física,
7. Se vista bem,
8. Aprecie as coisas mais finas,
9. Faça muitas surpresas agradáveis,
10. Seja um amante criativo e romântico.

Lista Revisada aos 32 Anos

Eu quero um homem que....
1. Seja bonitinho,
2. Abra a porta do carro
3 Tenha dinheiro suficiente para jantar fora com certa frequência
4.. Ouça mais do que fale,
5. Ria das minhas piadas,
6. Carregue as sacolas do mercado com facilidade,
7. Tenha no mínimo uma gravata,
8. Lembre de aniversários e datas especiais,
9. Procure romance pelo menos uma vez por semana.

Lista Revisada aos 42 Anos

Eu quero um homem que...
1. Não seja muito feio,
2. Espere eu me sentar no carro antes de começar a acelerar,
3. Tenha um emprego fixo
4. Balance a cabeça enquanto eu falo,
5. Esteja em forma ao menos para mudar a mobília de lugar,
6. Use camisetas que cubram sua barriga,
7. Não compre cidra achando que é champagne,
8. Se lembre de abaixar a tampa da privada (já tá bom, né? Esquece o Romance...)

Lista Revisada aos 52 Anos

Eu quero um homem que...
1. Corte os pelos do nariz e das orelhas,
2. Não coce o saco nem cuspa em público,
3. Não sustente as irmãs, nem as filhas do primeiro casamento
4. Não balance a cabeça até dormir enquanto eu estou reclamando,
5. Não conte a mesma piada o tempo todo.

Lista Revisada aos 62 Anos

Eu quero um homem que...
1. Não assuste as crianças pequenas,
2.. Ronque bem baixinho quando dorme,
3. Esteja em forma suficiente para ficar de pé sozinho,
4. Use cueca e meias limpas

Lista Revisada aos 72 Anos

Eu quero um homem que...
1.. Respire,
2. Lembre onde deixou seus dentes

Lista Revisada aos 88 Anos

Eu quero um homem que...
1. O que é um homem, mesmo ???

terça-feira, julho 27, 2010

Inception-A Origem

O novo filme do realizador de «O Cavaleiro das Trevas», Christopher Nolan, está a ser um dos grandes sucessos do Verão e acaba de chegar a Portugal. As opiniões são mais que favoráveis.Ainda não vi o filme, mas estou "mortinha" para o ver, até porque gosto muito deste realizador, não pelo já mítico "Cavaleiro das Trevas", com o malogrado H.Legher no papel de 'Jocker', mas sim, pelo sempre espectacular e surpreendente "Memento", um dos filmes da minha vida.Aqui, em Incepton, A Origem, o realizador retorna 'again' as meandros da mente humana, tal como já o tinha feito em' Memento' e pelo que me foi dado a ver no thrilher e pelas opiniões de quem já foi ver o resultado, é Magnífico...parece que temos candidato a Oscar, até porque o filme foi um êxito fulgurante nos E.U.A.Espero que os membros da Academia, não estejam a 'dormir', como vem sendo hábito.
Dom Cobb (Leonardo DiCaprio, que pelo que parece está fantástico), é um talentoso ladrão, o melhor na arte da extracção: ele rouba segredos e ideias às pessoas directamente das profundezas das suas mentes, durante os sonhos – estado em que a mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb fez dele uma das pessoas mais influentes neste novo mundo de espionagem empresarial, mas também fez dele um fugitivo internacional e custou-lhe tudo o que já amara.
Agora foi-lhe oferecida uma oportunidade para se redimir. Um último trabalho pode devolver-lhe a sua antiga vida. Em vez do assalto perfeito, Cobb e a sua equipa de especialistas têm exactamente de fazer o inverso: instalar uma ideia na mente de alguém. Se tiverem sucesso, poderá ser o crime perfeito. Mas todo o cuidado é pouco, pois têm um perigoso inimigo cada vez mais perto, que só Cobb poderia ter visto aproximar-se.
O elenco é de luxo: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Michael Caine, Cillian Murphy, Tom Hardy e Tom Berenger.

Remédios Caseiros

Um médico, depois de ver a história clínica do paciente, pergunta:
- Fuma?
- Pouco.
- Faz bem. Quanto menos melhor.
- Bebe?
- Pouco.
- Ainda bem.
- Pratica desporto?
- Não posso. Tenho lesões antigas.
- Pois, é pena.
- E sexo, pratica com frequência?
- Muito pouco.
- Isso é que não pode ser. Se não pratica desporto, deve compensar fazendo muito sexo. Vá para casa e pense bem nisso...
Ele foi para casa, contou à mulher o que o médico lhe tinha dito e, de seguida foi tomar um banho. A mulher, esperançosa, enfeita-se, perfuma-se, põe o seu melhor baby-doll e fica à espera dele, numa pose toda provocante.
Ele sai do chuveiro, perfuma-se cuidadosamente, começa a vestir-se, e a mulher, surpreendida, pergunta:
- Aonde é que vais?
- Não ouviste o que o médico me disse?
- Sim, por isso mesmo estou aqui, já prontinha para... tu sabes!
Então ele responde:
- Ah, Francisca, Francisca, lá estás tu outra vez com a mania dos remédios caseiros...

domingo, julho 25, 2010

Andrew Wyeth-O Mundo de Cristina

Uma jovem vista de costas, está sentada num campo e olha para a quinta no topo da colina. A sensação de melancolia e desolação é realçada pelo vasto espaço entre a figura e a casa ao longe. A incidência da luz solar associa-se aos tons brandos, num rigoroso trabalho de representação de texturas. O estilo de Andrew Wyeth é muito caracterizado pelo realismo minucioso e preciso que é, sem dúvida, influenciado pela fotografia, na sua exactidão e pormenor,e pela utilização da ângulos pouco comuns. Os temas habituais deste pintor são paisagens desertas e cenas que exprimem conflito e solidão,mas Wyeth acrescenta um elemento perturbante ao pintar temas muito emotivos de modo pormenorizado que fazem lembrar trabalhos de ilustraçoes para revistas.Wyeth trabalha na Pensilvânia e no Maine (cidades retratadas em muitas das suas obras) e onde viveu a maior parte da sua vida A sua obra tem tido grande aceitação junto ao público.Esta obra que aqui aparece intitula-se "O Mundo de Cristina", foi realizado em 1948, é têmpera e gesso sobre madeira, tem 82x121cm e pode ser apreciado no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque.O filme que aqui aparece ajuda a perceber um pouco mais a obra deste pintor fascinante e que eu amo do coração!

Roy Lichtenstein-Rapariga com Bola

Desde os inícios dos anos sessenta que Roy Lichtenstein foi um dos pintores mais claramente adepto da Pop Art norteamericana. As suas temáticas banais, foram adaptadas, num primeiro momento, a partir dos anúncios publicitários e, algum tempo depois, pela banda desenhada. O artista nunca copiava as imagens de uma forma literal alterando determinados aspectos com o objectivo de realçar certas ideias. Nesta pintura que aqui aparece, a jovem mulher está a segurar sobre a sua cabeça uma bola com riscas.Toda a obra apresenta uma tipologia característica de um anúncio, embora Lichtenstein tenha querido realçar de tal modo a boca da jovem que chegou a distorcê-la um pouco. Assim o rosto da jovem com a boca entreaberta, deixando a descoberto a fina e branca fila de dentes, possui, no seio da Pop Art, algumas conotações de carácter sexual.Também o facto do artista utilizar as mesmas cores - vermelho e branco - para caracterizar a bola e para pintar a boca da rapariga, tende a criar um equilíbrio cromático na composição. O processo técnico seguido por Lechtenstein era semimecânico, posto que utilizava projecções de diapositivos sobre as telas e, assim, criava as silhuetas das imagens com toda a precisão. Os contornos a preto e branco fazem sobressair a figura sobre o fundo, e o facto de utilizar cores puras primárias determina que os contrastes entre as diferentes zonas da pintura sejam muito evidentes. Esta obra denominada de "Rapariga com Bola", tem 15.3x91.9cm e é óleo e acrílico sobre tela.

sábado, julho 24, 2010

Poema de Fernando Pessoa

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos..
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
(Fernando Pessoa)

O Nosso Mundo

Esperamos que todas as bandeiras abram e quase todos os países do mundo estarão à nossa frente.
Basta clicarmos no país de nossa preferência e podemos ver o mapa com luzes que piscam ... clicamos numa dessas luzes e em seguida vem o lugar desejado com várias fotos. Um bom entretenimento.
http://www.alovelyworld.com/index2.html

quarta-feira, julho 21, 2010

Gustav Klimt - O Beijo

Definida por um conjunto de padrões e de formas, a imagem de um casal beijando-se surge num campo de flores. O dourado predomina no esquema de cores, pontuado pelo tons vivos das flores e pelos ricos desenhos decorativos das roupas do casal. O erotismo da imagem é-nos transmitido através de linhas sensuais, formas arrojadas e cores atractivas que criam um muno de sonho, luxuoso e ao mesmo tempo algo decadente.Nascido em Viena em 1862 e tendo morrido na mesma cidade em 1918, Klimt foi , além de um magnífico decorador, líder da Secession Vienense, um dos dos diversos grupos de artistas e artesãos que se revoltaram contra as obras conservadoras e moralizadoras da geração anterior, correspondendo, nos seus princípios à vaga da Arte Nova. Produziu vários retratos, predominantemente de mulheres, e algumas grandes pinturas de temática alegórica e mítica. O seu sucesso como desenhador de "artes aplicadas" não impediu que os seus murais para a Universidade de Viena, considerados pornográficos, provocassem algum desagrado entre os mais conservadores. Esta obra de Gustav klimt, denominada "O Beijo" foi realizada em 1907/8, é um óleo sobre tela, tem 180x180cm e pode ser visitada no Museu Kunsthistorisches em Viena.

Saber Cultural

"O link abaixo indicado é muito completo.
É extraordinário, porque leva-nos ao mundo dos museus mundiais, à
pintura, escultura, pinoteca, slides, músicas e muito mais..."

domingo, julho 18, 2010

Gerhard Richter - Betty

A filha do artista, de seu nome Betty, é pintada com um pormenor fotográfico. Está sentada muito perto da superfície do quadro, como numa fotografia em close-up. No entanto este quadro não pode ser propriamente considerado um retrato de Betty, visto que nos esconde a sua fisionomia.O artista escolheu pintar a sua filha quando ela num instante se volta para trás; em vez de representar o rosto, concentrou-se nos padrões do seu vestido e do seu casaco, e no cabelo apanhado na nuca. O trabalho de Richter, representa uma ruptura com as concepções aceites de pintura e de representação, dando-nos um quadro que parece uma fotografia, um retrato que literalmente volta as costas as convenções. Na descoberta sucessiva de novos modos de expressão, o trabalho deste pintor é muito diverso. A parede do fundo deste quadro assemelha-se a muitas das várias obras abstractas que produziu, monocromias trabalhadas com espessas camadas de tinta sobrepostas.Este quadro denominado de Betty, foi realizado em 1988, é óleo sobre tela, tem 102x72cm e faz parte da colecção particular deste artista nascido em Waltersdorf, na Alemanha em 1932.

sexta-feira, julho 16, 2010

Os Nossos Museus em Visita Virtual

Vale a pena ver.
Quer seja para conhecer ou para relembrar.
Pois é... virtualmente já é possível visitar em Portugal monumentos com a qualidade que pode testemunhar nos links seguintes.


Links directos

Mosteiro dos Jerónimos - Lisboa
http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=75047666-4597-4a28-ae77-9b7567c4732b

Convento de Cristo - Tomar
http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=82e66d80-439e-4f29-bc9b-576e98efee57

Mosteiro da Batalha
http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=42bb5d98-e786-4f02-bb5f-2aa349af28dd

Mosteiro de Alcobaça
http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=c26617b5-acd3-422e-998f-5bd163a99efc

Links indirectos
Depois de entrar na pagina click em visita virtual

Fortaleza de Sagres
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Fortaleza_Sagres.aspx

Mosteiro Santa Clara Velha - Coimbra
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Mosteiro_Santa_Clara_Velha.aspx

Mosteiro de São Martinho Tibães - Braga
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Mosteiro_Sao_Martinho_Tibaes.aspx

Museu Grão Vasco - Viseu
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_Grao_Vasco.aspx

Museu Nacional do Azulejo - Lisboa
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_Nacional_Azulejo.aspx

Museu Nacional de Arte Antiga - Lisboa
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_nacional_arte_antiga.aspx

Palácio Nacional da Ajuda - Lisboa
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Ajuda.aspx

Museu Soares dos Reis - Porto
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Museus/Pages/M_Soares_Reis.aspx

Palácio Nacional de Mafra
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Mafra.aspx

Palácio Nacional de Queluz
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Queluz.aspx

Palácio Nacional de Sintra
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Palacios/Pages/PN_Sintra.aspx

Torre de Belém - Lisboa
http://www.culturaonline.pt/MuseusMonumentos/Monumentos/Pages/Torre_Belem.aspx

quinta-feira, julho 15, 2010

Edvard Munch - A Madona

Uma misteriosa sensualidade atrai-nos a esta vibrante pintura da Madona, audaciosamente representada numa pose de abandono desnudado.Perturbantmente sedutora, exala uma sexualidade desafiante, mas transmite-nos também uma sensação subjacente de tragédia, com o seu longo cabelo negro e olhos escuros. O cenário tempestuoso parece evocar uma alma perturbada. A própria vida de Munch foi marcada pela presença da morte, da doença e das crises nervosas.Nascido na Noruega, iniciou a sua carreira pintando de um modo mais convencional, mas cedo se interessou pela obra de Vincent Van Gogh e de Paul Gauguin.Em vez de pintar o mundo à sua volta, começou por querer expressar os seus sentimentos e desejos mais íntimos através da arte.A energia frenética e a paixão fervorosa das suas intensas pinturas levaram-no a ser considerado como o fundador do Expressionismo.Munch realizou duas versões desta tela, uma em que o corpo da Madona surge com tons mais vivos, mesmo avermelhados e outra em tons mais neutros e pálidos. Esta última versão foi vendida neste mês, por um milhão de euros, mostrando o quanto a obra de Edvard Munch tem vindo a valorizar-se nos mercados de arte contemporânea.A versão que aqui aparece é um óleo sobre tela, foi realizada entre 1894/5, tem 91x71cm e pode ser vista no Nasjonalgalleriet em Oslo.

terça-feira, julho 13, 2010

Salt

E cá está ela, a sempre bonita, Angelina Jolie, num novo thrilher do realizador Phillip Noyce e cujo elenco conta ainda com as presenças de Liev Schreiber, Chiwetel Ejiofor, Andre Braugher, Daniel Olbrychski, August Diehl, Daniel Pearce, Olek Krupa, Kevin O'Donnell. A história gira em torno de identidades falsas no seio do FBI/CIA.Angelina Jolie é a agente Eveline Salt e quando a sua lealdade é posta em causa, só lhe resta fugir, e para isso e utiliza as suas aptidões e anos de experiência como agente secreta, de modo a não ser capturada. À medida que Salt faz de tudo para provar a sua inocência, mais dúvidas se levantam, continuando assim a busca pela sua verdadeira identidade. Só há uma pergunta a fazer:"Quem é Salt?".Estreia brevemente, num cinema perto de si!
Até lá...look the trailer!

Anedotas Giras

Diz um médico para outro:

- Esse paciente deve ser operado imediatamente.

- O que ele tem?

- Dinheiro!
...............................................................................................................................................

O paciente está deitado na cama, no mesmo quarto que o seu médico,
advogado, esposa e filhos.

Todos eles esperam pelo último suspiro, quando de repente, o paciente
senta, olha em volta e diz:

"Assassinos, ladrões, ingratos, canalhas”.

Volta a deitar-se na cama e então o médico, confuso diz:

Eu acho que ele está melhorando.

- Por que você diz isso doutor? Pergunta a esposa.

"Porque ele nos reconheceu a todos”

.................................................................................................................................................................
O médico diz ao paciente de uma forma muito séria:

- Nos próximos meses, não pode fumar, não pode beber, nem ter encontros com
mulheres! Também, nada de comer em restaurantes caros, e nada de viagens ou férias.

- Até que eu me recupere, doutor?

Não!!! Até pagar o que me deve!


..........................................................................................................................................................................
Eles estavam a operar um paciente. Quando de repente entra um médico na
sala de operação e grita:

-Parem tudo! Parem o transplante. Há uma rejeição!

- Uma rejeição? – Do rim doutor? pergunta um dos médicos.

- .. NÃO! Do cheque !.... O cheque não tem fundos!


................................................................................................................................................................
Doutor, você acha que, após esta operação eu vou andar de novo?

Claro que sim !... Porque você vai ter que vender o carro para pagar a minha
conta.!

................................................................................................................................................................

Um homem espera o resultado da cirurgia de sua esposa.

Depois de um tempo, o médico saiu da sala de operação e disse que o caso
era muito a sério.

Disse que o homem ia ter que dar de comer à esposa, visto ela não poder utilizar mais as mãos.

Deveria levá-la à casa de banho , tinha que trocar de roupa, dar-lhe banho, etc
porque ela não podia mais se mexer.

O marido começou a chorar e o médico disse:

- Não chore. Eu estava de sacanagem consigo, homem! Ela já morreu!


..................................................................................................................................................................
Um mulher fez plástica de tudo: nariz, pescoço, mãos, pele, boca, peito etc

No pós operatório o cirurgião pergunta

- E aí Sra ? Quer mais alguma coisa?

- Sim. Gostaria de ter os olhos maiores e mais expressivos.

- Nada é mais fácil, minha senhora. Enfermeira: traga a conta por favor!


..................................................................................................................................................................
O cirurgião e o pós-operado:

- Doutor, eu entendo o senhor estar vestido branco, mas porquê tanta luz?

- Meu filho, eu sou São Pedro!

....................................................................................................................................................................

- Doutor o que eu tenho é muito grave?

- Não se preocupe meu amigo. Qualquer dúvida vamos esclarecer na autópsia.

Pobres?Não! Que ideia....

Nós, portugueses, não somos pobres!!

Ao falar com um amigo nova-iorquino que conhece bem Portugal.

Dizia-lhe eu à boa maneira do “coitadinho” português:

Sabes, nós os portugueses somos pobres ...

Esta foi a sua resposta:

Como podes tu dizer que sois pobres, quando sois capazes de pagar por
um litro de gasolina, mais do triplo do que pago eu?

Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade e de
telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?

Como podes tu dizer que sois pobres quando pagais comissões bancárias
por serviços e cartas de crédito ao triplo que nós pagamos EUA?

Ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 US
Dólares (8.320 EUROS) e vocês pagam mais de 20.000 EUROS, pelo mesmo
carro? Podem dar mais de 11.640 EUROS de presente ao vosso governo do
que nós ao nosso.

Nós é que somos pobres: por exemplo em New York o Governo Estatal,
tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes
cobra somente 2 % de IVA, mais 4% que é o imposto Federal, isto é 6%,
nada comparado com os 20% dos ricos que vivem em Portugal. E contentes
com estes 20%, pagais ainda impostos municipais.

Além disso, são vocês que têm " impostos de luxo" como são os impostos
na gasolina e gás, álcool, cigarros, cerveja, vinhos etc, que faz com
que esses produtos cheguem em certos casos até certos a 300 % do valor
original., e outros como imposto sobre a renda, impostos nos salários,
impostos sobre automóveis novos, sobre bens pessoais, sobre bens das
empresas, de circulação automóvel.

Um Banco privado vai à falência e vocês que não têm nada com isso
pagam, outro, uma espécie de casino, o vosso Banco Privado quebra, e
vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado. E vocês
pagam ao vosso Governador do Banco de Portugal, um vencimento anual
que é quase 3 vezes mais que o do Governador do Banco Federal dos
EUA...

Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Ganhos por adiantado e
Bens pessoais mediante retenções, necessariamente tem de nadar na
abundância, porque considera que os negócios da nação e de todos os
seus habitantes sempre terão ganhos apesar dos assaltos, do saque
fiscal, da corrupção dos seus governantes e autarcas. Um país capaz de
pagar salários irreais aos seus funcionários de estado e da iniciativa
privada.

Os pobres somos nós, os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos
sobre a renda se ganhamos menos de 3.000 dólares ao mês por pessoa,
isto é mais ou menos os vossos 2.080 €uros. Vocês podem pagar impostos
do lixo, sobre o consumo da água, do gás e electricidade. Aí pagam
segurança privada nos Bancos, urbanizações, municipais, enquanto nós
como somos pobres nos conformamos com a segurança pública.

Vocês enviam os filhos para colégios privados, enquanto nós aqui nos
EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos prevendo
que não os podemos comprar.
Vocês não são pobres, gastam é muito mal o vosso dinheiro.
Vocês, portugueses ou são uns estúpidos ou uns mansos!

segunda-feira, julho 12, 2010

George Bellows - Quarenta e Dois Rapazes

Wesley Bellows George nasceu em Columbus a 12 de Agosto de 1882 e morreu Nova Iorque em 1825.Foi um pintor realista norte americano , conhecido por seus retratos em negrito da vida urbana na cidade de Nova York ,assim como pelos seus quadros que retratam combates de boxe ou a violência doméstica, tornando-se, de acordo com o Columbus Museum of Art ", um aclamado artista americano, um dos maiores da sua geração". Bellows foi aluno de Robert Henri na New York School of Art e tornou-se associado da Escola Ashcan , um grupo de artistas que defendiam a pintura da sociedade americana contemporânea em todas as suas formas.Em 1906 , Bellows criou o seu próprio estúdio, onde então se dedicou a uma pintura que fugia dos canônes habituais.Nessa sua obra que aqui aparece, podemos ver que à direita do molhe, uma criança foi imobilizada a meio do seu mergulho.Todas elas foram captadas como se de uma fotografia se tratasse, numa fracção de segundo.O artista usou pinceladas rápidas para simplificar a representação dos corpos e transmitir a fugacidade do momento. Bellows, sempre rejeitou a formalidade dos artistas seus antecessores, como era o caso de retratos de poses estudadas e paisagens idílicas. Ao invés, o seu objectivo era captar a vida tal qual ele a via. Foi influenciado e inspirado pelo chamado "Grupo dos Oito", que acreditava que a arte devia espelhar a realidade, em particular a realidade agitada da cidade. Assim Bellows dedicou-se a pintar regularmente temas relacionados com a energia da vida citadina.Pintou retratos e paisagens, tendo mais tarde feito experiências com tema s e técnicas diferentes. Bellows personificou o espírito americano, no seu entusiasmo e ânsia de viver, tanto na sua obra como nas uma vida.
Esta obra que aqui aparece, denominada "Quarenta e Dois Rapazes", foi realizada em 1907, é óleo sobre tela, tem 107x153cm e pode ser apreciada no Corcoran Gallery of Art em Washington.

domingo, julho 11, 2010

Use sempre Preservativo

Aqui vão alguma Boas Razões para o uso continuado do Preservativo!


sábado, julho 10, 2010

Filosofia para Crianças

A criança é capaz de filosofar? Mas será que os filósofos e os educadores estão dispostos a considerar o potencial filosófico das crianças? A resposta não é simples... as correntes tradicionais do pensamento filosófico e psicológico dizem que isso não é possível, pois a criança ainda não estaria de posse do instrumental cognitivo necessário à abstração filosófica".Dora Incontri
"A criança entra pela primeira vez no tempo ocidental na teoria platônico-aristotélica do eu tríplice e suas vicissitudes. A criança carece de razão. Por isso Platão considerava que as crianças eram modelos do apetite indomado e da vontade descontrolada. (…) A única virtude das crianças parece ser o fato de serem ‘facilmente moldadas’, isto é, elas podem ser convertidas em adultos” (Kennedy, 1999:79)
A criança no mundo da Filosofia" são obras de Jan Amos Comenius Jean-Jacques Rousseau Matthew Lipman, que podem ser consultadas.
Serão as crianças que construirão suas filosofias e seus modos de produzi-las. Não é mostrando que as crianças podem pensar como adultos que vamos revogar o desterro de sua voz.” (Kohan, 1999:70)
Se me perguntassem por que em me envolvi na idéia de que as crianças façam filosofia, diria que é porque me sinto ofendida com a idéia de que tratamos crianças como se fossem depósitos e as mutilamos até que sejam maiores de idade. Elas fazem dezoito anos e continuam utilizando palavras como amor, amizade sem saber do que estão falando.” (Anne Sharp, 1998:17)
"A filosofia dirigida às crianças é um movimento de descoberta, que auxilia no início da reflexão infantil e no exercício da democracia". Sérgio Sardi
"As crianças estão iniciando sua existência e, com isso, abrem- se ao mundo de uma forma diferente, aproximando-se mais facilmente da experiência do filosofar". Paula Ramos
Filosofia com crianças é uma das formas de pular os muros que certa vez pretendeu-se construir para todos os “modos”. Walter Kohan
Max Scheler, fazendo referência a Platão, diz que “as massas nunca serão filósofas” (Scheler, 1986:7).
A filosofia, como ramo do conhecimento ocidental, permaneceu historicamente influenciada por esse pensamento. Acreditava-se que nem mesmo as mulheres tinham competência para dominar o pensamento filosófico.
Santo Agostinho, ao elogiar sua própria mãe, que participava de um diálogo filosófico com ele e outros homens, revela a idéia da época: “…esquecidos inteiramente do seu sexo, pensamos que algum grande homem se encontrava sentado conosco”. (Santo Agostinho, 1988:41)
Em 1835, o poeta e pensador Heinrich Heine já denunciava o elistismo de muitos filósofos“De que servem os celeiros fechados, se o povo não lhes tem as chaves? O povo tem fome de saber e me agradece o pequeno pedaço de pão espiritual que com ele honestamente partilho”. (Heine, 1991:19)
Sartre anotava que a preocupação com as crianças e animais é desinteresse nas questões do homem (Sartre, 1972). Tenho comentado muitas vezes que, quando encontramos um grupo de crianças completamente engajadas em pensar sobre a questão filosófica, as crianças simplesmente reiventam a história da filosofia. Com esse comentário quero dizer que o raciocínio filosófico das crianças com frequência lembra o raciocínio de Platão, Descartes, Bertrand Russel e outros grandes pensadores da história da filosofia. (Paulo Sérgio R. da Silva, 1999:37)
19.Segundo ele, “as crianças não são unicamente o objeto mas o modelo da verdadeira reforma”(Comenius, 1954:47)
Uma filosofia para crianças e jovens não estaria preocupada em formar discípulos para perpetuar um certa corrente filosófica, uma certa visão de mundo, mas para ajudar a pensar e a transformar o mundo. Conceber a filosofia como uma especialidade é derrotá-la antes mesmo de iniciar a batalha por ela. ” (Gadotti 2000:28)
Embora a filosofia acadêmica tenha esquecido a infância as primeiras indagações filosóficas sobre “o que é a criança” e qual o melhor meio para se educá-las, nasceram na Grécia, exatamente com Platão e Aristóteles. Tanto que alguns autores aponta Platão como o fundador da pedagogia da primeira infância. Ainda assim, os gregos não reconheciam as capacidades infantis"..
Rousseau entra em diálogo com o mundo infantil e não ignora suas muitas potencialidades. O centro da reflexão filosófico-pedagógica passa ser a infância como fase autônoma e específica.
....entendendo também que filosofar é próprio do ser humano racional, explica que todos os seres humanos se defrontam com perguntas como: O que pensa de ti mesmo? O que pensas do mundo? São enigmas que de uma forma ou de outra, precisamos lidar com eles.
Artigo escrito pelo Professor Paul Sérgio R. da Silva

sexta-feira, julho 09, 2010

Jan Steen-Briga no Jogo de Cartas

Jan Steen, nasceu em Leiden em 1625 e morreu na mesma cidade em 1670.Terá estudado com Nicolaes Knupfer em Utrecht e com Adrien van Ostade e Jan van Goyen em Haarlem e em Haia.Em 1649, entrou para a Guida de São Lucas em Leiden. No mesmo ano casa-se com Margaretha van Goyen, filha do seu mestre, em Haia, e parece que permaneceu na cidade até 1654.Sabe-se que foi dono de uma cervejaria na cidade de Delft e Leiden.Em 1656, mudou-se com a a família para Warmond perto de Leiden, onde teve um restaurante a partir de 1672 e onde permanecerá até 1673.Jan Stteen é considerado um dos mais importantes pintores holandeses do século XVII.A sua extensa e variada obra inclui trabalhos narrativos e alegóricos e poucas paisagens e retratos, concentrando-se sobretudo em pinturas do género.Entre as suas principais obras contam-se,"Pátio das Galinhas", 1660, o "Mundo do Avesso", 1663 , "Retórico à Janela", "A Doente de Amor",1662,(como era hábito na época, Steen pintou várias versões deste tema), "A Família do Artista", 1663/1665 e este quadro que aqui aparece intitulado"Briga no Jogo de Cartas", realizado por Steen em 1665.Se repararmos bem, toda esta cena de briga é realizada fora de uma estalagem.Steen, familiarizou-secom esse tipo de cenas porque para além da sua actividade de pintor, teve ao longo da sua vida negócios ligados à restauração.Como tal, esta pintura reflecte aquilo que estava habituado a presenciar.Vemos um cavaleiro envolvido numa violenta briga com um grupo de camponeses diante de uma estalagem.Na origem do conflito, estão os vícios do álcool e do tabaco, como se pode ver a partir dos objectos e cartas de jogar que foram parar ao chão no calor da briga. As facções em confronto acabam por corporizar a Ira, ou Raiva, um dos Sete Pecados Mortais que foram várias vezes representados na pintura holandesa a partir de finais do século XVI ( a presença do cão faz parte dessa alegoria). O cavaleiro situado à direita do quadro tirou o seu punhal para se vingar dos camponeses pelas suas perdas no jogo de cartas.Alguns aldeões assistem à cena rindo-se.Há um que bebe por uma imensa caneca, mostrando sinais de idiotice e de intensa embriaguês.Uma mulher, provavelmente a mulher do estalageiro, atira-se sobre ele numa tentativa de o acalmar. O gesto da pequenita que aparece à esquerda do quadro, vista de costas, indica que também ela tenta acalmar o cavaleiro e dissuadi-lo de levar por diante as suas más intenções.Steen condena aqui, não a batota, mas a ira descontrolada, como causa de actos violentos e irreflectidos.Um quadro muito bem elaborado e que reflecte muito bem a marca da pintura holandesa do século XVI/XVII.Este quadro é óleo sobre tela, tem 90x119 cm e pode ser apreciado no na Galerie SMPK em Berlim.

quarta-feira, julho 07, 2010

Marido na Ausência da Esposa

Querida:

Muito obrigado pela tua linda e carinhosa carta.

Podes ter a certeza de que eu sei tratar de mim, por isso, não te preocupes comigo.
Durante a tua ausência, não se tem passado nada de especial cá em casa.
Enquanto estás fora, tenho preparado o meu próprio almoço, e todos os dias me espanto de como tudo tem saído bem!...

Já que estou sempre com pressa, ontem decidi fazer batatas fritas.
Já agora, diz-me uma coisa: era preciso descascar as batatas?
Enquanto estavam a fritar, aproveitei para ir buscar uns brioches à padaria.
Quando voltei, o esmalte da frigideira tinha derretido.
Nunca pensei que o estupor da frigideira aguentasse tão pouco.
E tu que me dizias que o Teflon aguentava tudo e mais alguma coisa!

Já consegui tirar toda a fuligem da cozinha, mas o nosso gato Fred, é que ficou preto que nem um tição, e agora tosse o dia inteiro… Desde esse dia entra em pânico e foge quando mexo nas panelas ou abro o bico do fogão.

Já que pelo menos uma vez por dia preciso de uma refeição mais elaborada, quando estou a fazê-la, o Fred dá 'às de Vila Diogo' e só aparece passadas umas horas ...

Diz-me outra coisa: quanto tempo é que é preciso para cozer os ovos?
Eu já os pus a ferver há duas horas, mas mesmo assim, continuam duros que nem uma pedra!

Também queria que me dissesses se se pode aproveitar leite queimado.
Queres que o guarde na despensa até tu voltares?

Na semana passada tive um pequeno contratempo ao cozinhar umas ervilhas.
Vou-te contar: agarrei numa lata e decidi aquecê-la.
Mas, infelizmente, explodiu dentro do microondas.
A porta do microondas foi projectada para fora da cozinha e foi dar contra a nossa pequena estufa de inverno, que claro, ficou partida, assim como a janela.
Como a janela estava fechada (preciso de a fechar antes de começar a cozinhar, senão os bombeiros aparecem outra vez), a porta do microondas arrancou-a também, tal foi a força.
Por sua vez, a lata de ervilhas, parecia um foguete a levantar vôo!...
Atravessou o tecto e foi embater na filha do Freitas, o nosso vizinho de cima.
Parece-me que ela ficou bem…

Outra coisa: já te aconteceu a louça suja ficar com mofo?
Como é que isto se pode dar em tão pouco tempo?
Afinal, tu foste de férias no mês passado, mas parece que foi ontem!

Aliás, atrás do lava-louças há montes de bichos; daqui a pouco até vai dar para fazer um documentário e vendê-lo ao 'National Geographic'…
De onde é que saíram tantos bichos cheios de pernas?
Puseste alguma coisa que não devias lá atrás?

Bom, isto acabou por fazer com que eu tomasse uma atitude e lavasse a louça.
Por favor não me insultes, meu amor, mas aquele lindo serviço de jantar de porcelana da tua avó, já era…
Eu realmente não contava com isso, afinal de contas parecia tão robusto e sólido!
Bom, talvez eu tenha exagerado um bocadinho ao pôr o lava-louças no 'programa completo com centrifugação'…

Aliás, a máquina de lavar roupa também se escangalhou.
A faca de aço temperado que eu pus lá dentro, sem querer, estragou o cilindro durante a centrifugação, porque ficou presa na parede interna.

Quanto ao cilindro, atravessou a parede de tijolos, fazendo um pequeno buraco, e foi aterrar no jardim.

Durante um dos almoços, sujei a carpete persa com molho de tomate.
Sempre me disseste que as manchas do molho de tomate são impossíveis de tirar.
Ficas a saber, meu amor, que com um bocadinho de aguarrás, sai tudo, mas mesmo tudo, inclusivamente, a lã e a seda da carpete.

O frigorífico estava a fazer muito gelo, por isso, tive que o descongelar.
Tenho que te ensinar uma coisa: o gelo sai facilmente se o raspares com uma espátula de pedreiro!
Só não sei porque é que agora passou a aquecer...
O iogurte, a água com gás e o champanhe, explodiram.

Sabes, querida, na passada quinta-feira, esqueci-me de, ao sair, fechar à chave a porta de casa.
Alguém deve ter entrado, porque faltam algumas coisas de valor, entre elas, aquele colar de marfim que o teu bisavô trouxe da expedição a África, no século XIX.
Mas, como tu costumas dizer, o dinheiro não dá felicidade, e tudo o que é material, é efémero.
O teu guarda-vestidos também está vazio, mas penso que não devem ter levado muita coisa, já que, sempre que saímos, tu dizes que não tens nada que vestir…

Bom, vou ficar por aqui, mas amanhã conto-te mais coisas!

Espero que te descontraias bastante no SPA e que gozes muito o teu descanso.
Beijos mil, com muito amor, do teu Afonso que muito te ama!!!

P.S.: A tua mãe veio cá ver como estavam as coisas, e teve um enfarte.
O velório foi ontem à tarde, mas eu preferi não te contar nada para não te estragar as férias e aborrecer-te desnecessariamente.
Afinal de contas, tens que aproveitar as tuas férias e voltares muito descontraída do teu SPA.

Beijos, do teu dedicado marido.
Afonso

    

terça-feira, julho 06, 2010

Frida Kahlo


Frida Kahlo-6 de Julho de 1907 a 13 de Julho de 1954

segunda-feira, julho 05, 2010

Giuseppe Maria Crespi-A Caçadora de Pulgas

Giuseppe Maria Crespi, nasceu em Bolonha em 1665 e morreu na mesma cidade em 1747.Trabalhou principalmente na sua cidade natal.Foi aluno de Domenico Maria Cantui e a sua arte foi muito inspirada por Corregio e os Carracci (pai e filho).Contudo, mais tarde Crespi, desenvolve um estilo próprio, onde os efeitos de luz muito ousados e a liberdade das suas figuras poderosas e activas, farão dele um pintor muito apreciado.Crespi também realizou inúmeras telas com motivos religiosos, episódios mitológicos e cenas da vida quotidiana.Teve muita influência em muitos artistas mais novos, como foi o caso de Giovanni Battista e Pietro Longhi, que adoptaram muitos dos seus efeitos de luz e cor integrando-os em novas formas de expressão.Entre as suas obras figuram:"Cepúsculos dos Deuses", 1691, "A Criada de Cozinha",1713, "Os Sete Sacramentos", 1713, "Prateleira com Livros de Música",1725, "São João Nepomuceno Confessando a Rainha da Boémia",1740 e "A Caçadora de Pulgas".Esta sua obra realizada em 1730, é um óleo sobre tela e nele Crespi retrata, uma cena doméstica, onde a realidade é vista até ao mais pequeno pormenor, de forma simples e directa. A pintura é convincente pela sua rejeição ao desenvolvimento alegórico e porque toda ela emana uma atmosfera humorística que não está muito longe da sátira ou da caricatura.Nela podemos observar que uma mulher , presumivelmente a dona da casa, está atarefada a tentar apanhar pulgas que se alojaram em partes do seu corpo.É uma cena campestre, onde não falta a vizinha alcoviteira que ao cimo da porta e a contra luz observa a cena com um cântaro na mão. Àdireita do quadro um ancião sentado segura uma criança nos seus braços, que supomos ser a filha da mulher.Esta ocupa o centro do quadro, a luz incide sobre ela, como se de um palco se tratasse. Os tons brancos dos lençõis e a cor laranja da manta que lhe cobre as penas dão uma bonita luminosidade ao quadro. Um cão observa a cena sentado no travesseiro da cama, e por todo o quadro vê-se objectos indicativos de uma vivência pobre e acanhada, onde não falta o bacio em cima de um banco roupas espalhadas e um entrançado de alhos por cima da cabeceira da cama, muito popular entre os aldeões da época pois dizia-se ser bom para o afastamento de maus olhados e doenças várias.Este quadro é sobretudo um estudo do ambiente doméstico, que é aqui observado e representado com grande pormenor. Crespi, que repetidamente fez variações sobre este tema (algo que era muito comum à época), pintou várias versões deste quadro.O mesmo que se intitula " "A Caçadora de Pulgas", tem 55x41 cm pode ser apreciado no Museu do Louvre em Paris.

domingo, julho 04, 2010

Saber Usar as Mãos

O que acontece quando uma mulher sabe usar as mãos!
Uma campanha publicitária muito boa!

sexta-feira, julho 02, 2010

Rever um Amor Antigo...

Por vezes o melhor é ficar só na lembrança!

Provérbios Modernos

-Quem ri por último... ...é de compreensão lenta!

-Os últimos são sempre... ...desclassificados!

-Quem o feio ama... ...é porque bonito não lhe apareceu!

-Deitar cedo e cedo erguer... ...dá muito sono!

-Filho de peixe ... ...é tão feio como o pai!

-Quem não arrisca... ...não se lixa!

-O pior cego. ...é o que não quer cão nem bengala!

-Quem dá aos pobres... ...fica mais teso!

-Há males que vêm... ...e fica!.

-Gato escaldado... ...geralmente está morto!

-Mais vale tarde... ...que muito mais tarde!

-Cada macaco... ....com a sua macaca!

-Águas passadas... ...já passaram.!

-Depois da tempestade... ...vem a gripe!

-Vale mais um pássaro na mão ... que uma cagadela na cabeça!