VOTOS DE UM ANO DE 2010
CHEIO DE SUCESSOS....
E DE CONCRETIZAÇÕES DE DESEJOS!!!!!!!!
BEIJOS
Fátima
Quando abrir, clique no céu!Lindo!
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O meu Blogue é um pouco de mim.Procuro através dele transmitir os meus gostos e as minhas ideias.Escreverei sobre aquilo que me vai na alma tendo sempre presente a máxima de Aristóteles que num belo dia disse: "Somos aquilo que fazemos consistentemente.Assim, a excelência não é um acto mas sim um hábito". O nome do meu Blogue é uma homenagem que faço a essa grande pintora do século XVI que foi Artemisia Gentileschi. Que Vivas para sempre Minha Deusa da pintura!
Curiosidades!
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quarta-feira, dezembro 30, 2009
Bom Ano de 2010
Edward Hopper-Pessoas ao Sol
Completamente vestidos, mudos e quietos, adoradores de sol sentam-se em cadeiras alinhadas com precisão, cada um alheados dos outros. A quietude da cena, com a luz e sombra bem contrastante, é fria e pouco convidadativa. A obsessão de E.Hopper pela luz solar é o principal tema deste quadro, tal com onos seus trabalhos seguintes, e utiliza-a para criar contornos irregulares e uma atomosfera opressiva. Visando sempre o bizarro do mundano, o estilo de Hopper não foi influenciados pelos movimentos artísticos europeus contemporâneos ou pelo abstraccionismo americano. As suas figuras eram anónimas e ausentes, como se Hopper quisesse o seu recíproco alheamento, em vez de explicar o que os unia. Sendo um dos artistas norte americanos mais populares, a obra de Hopper revela solidão, a fealdade, a banalidade e também a beleza inesperada do mundo quotidiano.
Sem dúvida uma obra soberba!
Edward Hpper nasceu em Nyack, em 1882 e morreu em Nova Iorque em 1967.Esta sua obra, denominada de Pessoas ao Sol, foi realizada em 1960, é Óleo sobre tela, tem 102,5x153,3cm e pode ser vista no Smithsonian Institution, em Washington.
A Quadra Natalícia
Que vivemos num mundo completamente mercantilizado e consumista e em que todos nós vivemos mergulhados nesse mercantilismo e consumismo, não é novidade para mninguém, mas que esse consumismo desenfreado atinja o seu auge em Dezembro, não deixa de ser um tanto ou quanto assustador. Todos já nos apercebemos que chegando os meses de Novembro e Dezembro, cai sobre os seres humanos,que festejam a quadra natalícia uma tal febre "de loja" que não há nada que os detenha ou que os faça parar para pensar que é nesta época que ( já que vivemos sob o signo religiosos judaico-cristão) deviamos fazer um certo recolhimento e sermos uns para os outros,deixando o consumismo de lado e termos uma postura de solidariedade para todos aqueles que com vivam com mais dificuldade.Claro que essa solidariedade existe, e não é de menos supormos que há muito boa gente que dá o seu tempo e aquilo que podem ofertar para causas de solidariedade. Contudo, ao mesmo tempo que essa solidariedade toma forma nas mais diversas iniciativas, não é menos verdade que as lojas, os centros comerciais e demais catedrais de consumo enchem-se de pessoas num desfario de compras que roça quase à insanidade.
O pós festejos natalícios também deveria ser objecto de estudos sociológicos, pois que, nem passadas 48 horas após o Natal e as lojas enchem-se novamente de pessoas trocando os mais diversos presentes, ou porque não gostaram, ou porque já possuiam aquilo que lhes foi ofertado, ou porque afinal...não era bem aquilo que desejavam... enfim as razões são muitas... e então retoma-se o desvario consumista, mas, em que o que está em causa é a troca dos presentes dados ou recebidos por outras mercadorias, e onde a loucura não deixando de estar presente toma contudo outra forma, a da troca pela troca mercantil.
Apercebemo-nos então que se alguma dúvida havia de que nesta época festeja-se tudo menos o nascimento de Cristo, esse desenfreado movimento consumista faz com que qualquer dúvida se desvaneça das nossas mentes de uma vez por todas. O Presépio convivendo em harmonia com a pagã Árvore de Natal, as iluminações de rua, a Missa do Galo, os presentes, o excessos alimentícios, fazem parte há muito de uma quadra que se denomina de "Quadra Natalícia", uma quadra em que se deveria comemorar o nascimento de alguém que possui e penso que continuará a possuir importância para milhões de Cristãos, mas que contudo continuará a ser vivida como uma época de excepcional ocasião de grandes negócios, uma oportunidade das lojas sairem da crise.
No fundo, vive-se alegremente uma "quadra consumista".
domingo, dezembro 20, 2009
Postal de Natal
Diga Não ao consumismo desenfreado das compras de Natal!!!
Saíbamos manter o espírito NATALÍCIO!
Para que nos lembremos que o que mais importa NÃO se embrulha!...
BOAS FESTAS!
Saíbamos manter o espírito NATALÍCIO!
Para que nos lembremos que o que mais importa NÃO se embrulha!...
BOAS FESTAS!
Boas Festas e Feliz ano de 2010
Para todos os meus queridos amigos desejo um Feliz Natal e um Estupendaço, Feliz, Maravilhoso, Soberbo,Espetacular, Magnífico,Inesquecível, Saudável,Pacífico,Amoroso.... ano de 2010!
Aguarde carregar e clique no passarinho.
Lindo!
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Visitando o Santo Sepulcro em Jerusálem sem sair de casa
Veja as varias dependências do Santo Sepulcro, em Jerusalem. Passa automaticamente de dependência em dependência, com a câmera girando 360 graus, lentamente. Depois que entrar na primeira sala,clique o botão direito do rato e escolha Full Screen (tela cheia). Na barra inferior há um dispositivo que, clicando podemos escolher ainda varias posibilidades de operar a câmera ( para baixo, para cima, mais rapido ou mais devagar...
Clique para abrir e deixe a câmara rolar!
Vale a pena ver!!!!
http://www.360tr.com/kudus/kiyamet_eng/index.html
Clique para abrir e deixe a câmara rolar!
Vale a pena ver!!!!
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Receita de Bacalhau com Natas
Para todos aqueles que nesta quadra apreciam o bacalhau, mas sem ser o "com todos", aqui vai uma boa receita de "Bacalhau com Natas".
Ingredientes:
Ingredientes:
4 Postas Bacalhau
1kg Batatas
500ml Molho bechamel
3 Ovos
2 Cebolas
3 Dentes de alho
40g Farinha
40g Manteiga
2,5dl Leite
2,5dl Natas
1 cenoura ralada
1 Colher chá queijo ou pão ralado
1dl Azeite
Sal e pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
Sumo limão q.b.
1 Colher chá queijo ou pão ralado
1dl Azeite
Sal e pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
Sumo limão q.b.
Preparação de Molho Bechamel:
Ponha num tacho um pouco de manteita, junte farinha e leite quente.Vá mexendo sempre. Junte natas,noz moscada, pimenta, sumo de limão e savora a gosto.
(Também poderá comprar molho Bechamel previamente preparado, em qualquer supermercado).
Preparação:
Coza o bacalhau previamente demolhado, retire a pele e as espinhas e lasque. Reserve a água da cozedura do bacalhau. Frite as batatas em palitos finos. Corte as cebolas em meias luas finas e refogue em azeite, adicionando a cenoura ralada,o alho picado e um pouco de água da cozedura do bacalhau. Junte as lascas de bacalhau, deixe refogar mais um pouco, coloque as batatas fritas e envolva. Misture 2/3 do molho bechamel no preparado anterior e disponha a mistura num tabuleiro de forno, untado com um pouco de manteiga. Cubra a superfície com o restante molho, polvilhe com queijo ou pão ralado e leve ao forno até alourar.
Bom Apetite!
sábado, dezembro 05, 2009
As Noivas
"As Noivas", foi a minha primeira série de quadros em que procurei recriar alguns dos momentos mágicos e inesquecíveis para quase todas as mulheres:o dia do seu casamento. Foi uma série de que me deu muito prazer realizar , uma vez que considero que todas as telas emanam muito romantismo e calma. Aqui a mulher "vive e expõe-se" a momentos muito seus, num dia em que se sente a rainha da festa.
Coloco aqui de novo os quadros (poderão vê-los e ler algo sobre estas telas clicando no mês de Maio), uma vez que elas servirão de introdução à minha nova série de quadros que mostrarei num próximo post.
quinta-feira, dezembro 03, 2009
As Eternas Evas
Há muito tempo que existe o mito, que o melhor amigo das mulheres, para além dos eternos diamantes é...um homem, desde que esse homem tenha a particularidade de não ser casado com essa mulher!
Essa é uma das obrigações sine quo non!
Esses homens, têm então a particularidade (acham as mulheres) de guardarem segredos, serem camaradas, nada dados a tricas e maldissências, muito compreensivos, dados a afagarem o ego feminino nos momentos em que ele se encontra em baixo (quanto mais mais não seja por elogiarem o cabelo, rosto, pernas, e outras partes da anatomia feminina...) e sempre disponíveis para uma boa almoçarada/jantarada, regada a muito vinho e em que uma mulher no meio dessa testesterona toda, se sente como uma autêntica rainha.
Então, nada melhor do que começar a curar pequenas depressões, tristezas e outras maleitas do que arranjar um bom grupo de amigos homens, e no meio deles começar a frequentar esse mundo tão 'suis generis' que é o mundo masculino.
Há um gozo, uma satisfação,uma perversa alegria, porque a mulher passa a ser o ser indefeso, protegida por esse grupo de homens e ...aqui é que está o cerne da questão, ela passa a ser invejada pelas outras mulheres!
De facto, e ao contrário dos homens (aqui surge outro mito) a inveja é apanágio das fêmeas, prontas a atirarem-se umas às outras, transformando a convivência num local em que predomina um grande número de mulheres, num sítio cheio de tensões mal resolvidas, e bem susceptíveis de serem captadas por aqueles que estiverem mais atentos a esses sinais.
Essa é uma das obrigações sine quo non!
Esses homens, têm então a particularidade (acham as mulheres) de guardarem segredos, serem camaradas, nada dados a tricas e maldissências, muito compreensivos, dados a afagarem o ego feminino nos momentos em que ele se encontra em baixo (quanto mais mais não seja por elogiarem o cabelo, rosto, pernas, e outras partes da anatomia feminina...) e sempre disponíveis para uma boa almoçarada/jantarada, regada a muito vinho e em que uma mulher no meio dessa testesterona toda, se sente como uma autêntica rainha.
Então, nada melhor do que começar a curar pequenas depressões, tristezas e outras maleitas do que arranjar um bom grupo de amigos homens, e no meio deles começar a frequentar esse mundo tão 'suis generis' que é o mundo masculino.
Há um gozo, uma satisfação,uma perversa alegria, porque a mulher passa a ser o ser indefeso, protegida por esse grupo de homens e ...aqui é que está o cerne da questão, ela passa a ser invejada pelas outras mulheres!
De facto, e ao contrário dos homens (aqui surge outro mito) a inveja é apanágio das fêmeas, prontas a atirarem-se umas às outras, transformando a convivência num local em que predomina um grande número de mulheres, num sítio cheio de tensões mal resolvidas, e bem susceptíveis de serem captadas por aqueles que estiverem mais atentos a esses sinais.
Há dias , uma amiga minha confidenciou-me o seguinte: "Olha, sabes uma coisa? Agora encontrei no meu local de trabalho as pessoas com quem passarei a conviver.Encontrei três colegas(homens!) eles são super fixes, levaram-me a almoçar, comeram e beberam que nem alarves, insistiam que eu comesse tanto como eles, coisa de que não fui capaz, e o convívio foi soberbo, fantástico, finalmente encontrei com quem falar no meu local de traballho! E sabes mais? À tarde fui lanchar com outro colega e foi fantástico,fantástico...estou a conseguir aguentar o 'barco', estou a melhorar imenso da minha depressão ( a eterna depressão feminina!)...andava tão triste, porque...aquelas colegas (mulheres!)...enfim... são um horror, um horror, todas uma cabras!"
Estas palavras vieram então corroborar aquilo que eu já sabia há muito, o problema das mulheres, não são os homens, por mais sacanas, egoístas, violentos, egocentristas, que eles possam ser, o problema das mulheres, são precisamente as mulheres, são todas as mulheres que existem!
As fêmeas, aqui e em toda a parte do mundo, gladiar-se-ão entre si, até à eternidade, faz parte dos genes femininos...os genes de Eva, que tendo apenas e só um homem a quem amar para toda a eternidade, possuia dentro de si a insatisfação própria de uma mulher...o de não ter outra mulher com quem confrontar, a quem conseguir mostrar o seu poder, e a quem invejar!
Malditos genes femininos!
Malditos genes femininos!
quarta-feira, dezembro 02, 2009
A Ira
Quando estou irada, sinto-me tensa, cheia de uma raiva surda.Ao mesmo tempo sou invadida por uma avassaladora vontade de partir qualquer coisa, de atirar coisas contra a parede, de bater...dar murros, esmagar algo.O meu corpo como que sai de mim... fico em estado de tensão, deixo de me reconhecer tal como sou e passo a ser outra, quero voltar a mim mas por instantes vivo uma suspensão que ao mesmo tempo é um gozo e um terror.Sinto essa ira, nos braços, nas pernas, no rosto e no meu cérebro.O meu coração bate com tanta força...e muito aceleradamente.Paro de pensar, suspendo o pensamento, e deixo-me invadir pela ira.E nesses instantes apercebo-me que peço a mim mesmo que pare, que não devo ser assim, não devo permitir-me a mim...que seja assim...não devo permitir que alguém ou alguma coisa me coloque neste estado de tensão. Sinto em mim que um grito surdo que diz: Pensa...pensa...pensa... ajuda-te a ti própria...e então acalmo-me e tal como uma onda benfazeja, deixo-me invadir pela calma que me preenche toda, é como um duche muito quente que escorre pelo meu corpo nu e me domina. Deixo-me acalmar lentamente, e aos poucos rastejo desse estado de ira, de raiva, de tensão e de dor que me invadiu por breves instantes, mas que foi por mim vivido como se tivesse durado séculos.É uma espécie de sensação de serenidade, de relaxamento de liberdade.
Estou finalmente de volta ao meu "eu".
terça-feira, dezembro 01, 2009
Em defesa dos professores
"Gabriel Chalita, vereador senador de S. Paulo denuncia tudo o que
temos vindo a denunciar e está tão actual com as notícias de hoje
sobre as negociações, que não podemos deixar de ouvir, pelo menos para
aumentar a auto-estima e recuperar, moralmente, a dignidade perdida."
Um bom orador, um bom senador, um bom defensor dos professores. Tomara que por cá houvesse quem tão bem nos defendesse!
quarta-feira, novembro 25, 2009
Michelangelo Caravaggio-A Morte da Virgem
A origem do termo Barroco é controversa. Em português, equivale a irregularidade, em espanhol (barrueco) designa uma pérola não perfeitamente esférica, irregular. A palavara começou por ser utilizada pelos ourives e assim se tornou sinónimo de arte cinzelada, preciosa, extravagante; arte da argúcia e do insólito. O Barroco explode, fantasmagórico e inovador, no século XVII, época do declínio do império espanhol na Europa, da formação progressiva do conceito de nacionalidade, das descobertas devidas à "nova ciência" que, de Kepler a Galileu modificam profundamente a concepção do universo.Com a queda do geocentrismo bíblico, a dimensão humana inclina-se para a visão do infinitamente grande, o macrocosmos de Giordano Bruno, que assume valores filosóficos inéditos. A crise das consciências provocada pela reforma protestante constitui mais uma força de dissuasão para a transformação da relação universo/homem: a cultura barroca cria uma nova percepção do incomensurável "desígnio divino" e uma nova mitologia religiosa.
No início do século XVII, Roma é o, local de confronto das mais variadas expressões artísticas, sede do governo pontífico, local de onde a igreja exporta a restauração do seu poder e da sua imagem.É neste ambiente cultural que Michelangelo Merisi Caravaggio trabalha.Protegido do cardeal Francesco Maria del Monte, graças a quem é incumbido de pintar a série de quadros de S.Luís dos Franceses (1599-1602), Caravaggio está a par das novidades culturais que vão invadindo os múltiplos domínios do saber. Essas novidades estimulam nele um forte interesse pela "natureza intrínseca das coisas".Aliando-se à sua formação lombarda, levam-no a afastar-se da ortodoxa pintura da época, preferindo o rigor de uma penetrante e atenta observação do real, abordagem que o leva a conceber a mais estrondosa revolução artística desde o Renascimento.
Nos quadros de Caravaggio, a luz rasante, o instante crucial, a natureza viva ou morta tudo é observado sem juízos de valor. O olhar do artista pousa sobre as coisas, acaricia-as, sonda-as, independentemente das coonvenções formais. O mal e o bem emergem como faces de uma mesma moeda, como único ponto de apoio que permite atingir os aspectos mais insondáveis da existência.
Basta observarmos a sua obra intitulada de A Morte da Virgem,(1605) onde o drama humaníssimo é recuperado no seu valor total, de perda e de dor, de verdadeira derrota: um destino irremediável, que a cabeça inclinada de Madalena, em primeiro plano, descreve como algo de perda inconsolável.
Esta obra magnífica de Caravaggio Morte da Virgem, realizada em 1605, pode ser apreciada no Museu do Louvre,Paris, e embora se trate de uma cena de morte "sagrada" a obra revela uma intensa observação do real e um sentimento de desespero perante um acontecimento insondável e contudo inevitável.
Uma obra soberba!
domingo, novembro 22, 2009
Balthus-O Rei dos Gatos
O conde Baltasar Michel Klossoviski de Rola, mais conhecido como Balthus, filho de um historiador de arte e de uma pintora, nasceu em Paris a 29 de Fevereiro de 1908. Casou duas vezes e teve três filhos. Além de pintor, criou cenários, ilustrações e guarda roupa para diversas peças teatrais. Em 1961 André Malraux , ministro da cultura no Governo do General de Gaulle, nomeou Balthus para director da Academia de França em Roma. Apresentado por Jacques Chirac, Balthus recebeu em 1991 o Praemium Imperial atribuido pela Japan Art Association e em 1998 é nomeador Doutor Honoris Causa pelo Universidade de Vroclac. Faleceu na sua casa em Rossinière (Suíça) em 18 de Fevereiro de 2001.
Quando em 1967 a Tate Galery organizou uma exposição sobre Balthus , pediram ao artista elementos para uma biografia destinada ao catálogo. A resposta do pintor chegou categórica "A melhor maneira de começar é dizer que Balthus é um pintor de quem nada se sabe. E agora vamos ver os quadros".
A sua obra mais polémica A Lição de Guitarra foi apresentada em 1934 numa exposição da Galeria Pierre Loeb em Paris,mas numa sala à parte, um pouco afastada do percurso da galeria. Essa obra só reapareceu em público em 1977 na Galeria Pierre Matisse em Nova Iorque. O puritanismo anglo-saxão obrigou o jornalista Tom Hesse a desculpar-se por não poder reproduzi-la , devido à intensidade das suas imagens, para ilustrar o artigo que sobre esta obra escreveu na revista New York. Mais tarde ao rever a obra o jornalista declarou que a Lição de Guitarra, sustentada por um excepcional domínio pictórico, era, sem sombra de dúvida, um dos grandes clássicos do século XX mas teremos de esperar outros tempos mais tolerantes para que volte a aparecer. Em 1984, meio século depois de ter sido exposta pela primeira vez, a obra foi proibida de fazer parte da restrospectiva Balthus no Centre Georges Pompidou e no Museum of Modern Art de Nova Iorque. O organizador da exposição explicou no catálogo a ausência da Lição de Guitarra por motivos que não partilhava inteiramente mas que mostravam até que ponto, cinquenta anos depois de ser pintada, a obra ainda incomodava e perturbava. Felizmente a Lição de Guitarra acabou por reaparecer em 2001 na retrospectiva Balthus no Pallazo Grassi de Veneza.
Quando o acusavam de intenções eróticas e perversas e lhe diziam que as meninas que o tinham tornado célebre não eram apenas as companheiras de Alice no País das Maravilhas mas também Lolitas ordinárias, Balthus, zangado dizia: "Nunca pintei senão anjos, pequenos seres puros e sem idade. Aliás toda a minha pintura é religiosa." Uma das suas modelos ,Michelina, declarou mais tarde quando já era adulta que Balthus era alguém que conseguia representar o momento da passagem importante da infância para a idade adulta.
Balthus era católico e acreditava profundamente na oração. Rezar era para ele um modo de sairmos de nós próprios. "Eu não sou Deus mas sou provavelmente uma parte dele e quando rezo tento alcançar a luz, elevar-me. Quando pinto é como uma oração". Pouco antes da sua morte quando o actor Richard Gere, adepto do budismo,o visitou no seu chalet em Rossinière na Suiça perguntou-lhe: "Quem é aquele que pinta as suas orações e tenta alcançar a luz? Balthus então com 92 anos de idade respondeu sem hesitar: "Deus. O homem não pode criar pode apenas inventar. O pintor reza àquele que cria mas eles são parecidos. Talvez o criador pinte aquele que reza. Em definitvo todo o problema consiste em saber quem cria o criador. É uma regressão sem fim. O pintor tenta sair de si mesmo e assim aproximar-se do seu criador. Quando pintamos tentamos esquecer o nosso ego e é nesse momento que sinto a luz que é Deus , e o meu espírito e as minhas mãos são apenas máquinas que escutam. Ouvimos o que temos de fazer."
Balthus tinha uma especial admiração pelos gatos, denominava-se a si próprio de "O Rei dos Gatos". Os primeiros desenhos que publicou, quando tinha apenas doze anos, foram quarenta imagens destes felinos em memória do seu gato Mitsou que tinha morrido. Como disse, com um certo humor, um amigo do artista, os gatos são autodidactas não se inscrevem na escola de bela-artes. Estudam , observam e aprendem tudo sozinhos. Balthus mostra bem que pertenceu à família dos gatos. Era um autodidacta. Os pais recusaram-se a mandá-lo para uma escola de pintura. Ele vangloriava-se disso e dizia que era gato desde a infância.
Quando em 1967 a Tate Galery organizou uma exposição sobre Balthus , pediram ao artista elementos para uma biografia destinada ao catálogo. A resposta do pintor chegou categórica "A melhor maneira de começar é dizer que Balthus é um pintor de quem nada se sabe. E agora vamos ver os quadros".
A sua obra mais polémica A Lição de Guitarra foi apresentada em 1934 numa exposição da Galeria Pierre Loeb em Paris,mas numa sala à parte, um pouco afastada do percurso da galeria. Essa obra só reapareceu em público em 1977 na Galeria Pierre Matisse em Nova Iorque. O puritanismo anglo-saxão obrigou o jornalista Tom Hesse a desculpar-se por não poder reproduzi-la , devido à intensidade das suas imagens, para ilustrar o artigo que sobre esta obra escreveu na revista New York. Mais tarde ao rever a obra o jornalista declarou que a Lição de Guitarra, sustentada por um excepcional domínio pictórico, era, sem sombra de dúvida, um dos grandes clássicos do século XX mas teremos de esperar outros tempos mais tolerantes para que volte a aparecer. Em 1984, meio século depois de ter sido exposta pela primeira vez, a obra foi proibida de fazer parte da restrospectiva Balthus no Centre Georges Pompidou e no Museum of Modern Art de Nova Iorque. O organizador da exposição explicou no catálogo a ausência da Lição de Guitarra por motivos que não partilhava inteiramente mas que mostravam até que ponto, cinquenta anos depois de ser pintada, a obra ainda incomodava e perturbava. Felizmente a Lição de Guitarra acabou por reaparecer em 2001 na retrospectiva Balthus no Pallazo Grassi de Veneza.
Quando o acusavam de intenções eróticas e perversas e lhe diziam que as meninas que o tinham tornado célebre não eram apenas as companheiras de Alice no País das Maravilhas mas também Lolitas ordinárias, Balthus, zangado dizia: "Nunca pintei senão anjos, pequenos seres puros e sem idade. Aliás toda a minha pintura é religiosa." Uma das suas modelos ,Michelina, declarou mais tarde quando já era adulta que Balthus era alguém que conseguia representar o momento da passagem importante da infância para a idade adulta.
Balthus era católico e acreditava profundamente na oração. Rezar era para ele um modo de sairmos de nós próprios. "Eu não sou Deus mas sou provavelmente uma parte dele e quando rezo tento alcançar a luz, elevar-me. Quando pinto é como uma oração". Pouco antes da sua morte quando o actor Richard Gere, adepto do budismo,o visitou no seu chalet em Rossinière na Suiça perguntou-lhe: "Quem é aquele que pinta as suas orações e tenta alcançar a luz? Balthus então com 92 anos de idade respondeu sem hesitar: "Deus. O homem não pode criar pode apenas inventar. O pintor reza àquele que cria mas eles são parecidos. Talvez o criador pinte aquele que reza. Em definitvo todo o problema consiste em saber quem cria o criador. É uma regressão sem fim. O pintor tenta sair de si mesmo e assim aproximar-se do seu criador. Quando pintamos tentamos esquecer o nosso ego e é nesse momento que sinto a luz que é Deus , e o meu espírito e as minhas mãos são apenas máquinas que escutam. Ouvimos o que temos de fazer."
Balthus tinha uma especial admiração pelos gatos, denominava-se a si próprio de "O Rei dos Gatos". Os primeiros desenhos que publicou, quando tinha apenas doze anos, foram quarenta imagens destes felinos em memória do seu gato Mitsou que tinha morrido. Como disse, com um certo humor, um amigo do artista, os gatos são autodidactas não se inscrevem na escola de bela-artes. Estudam , observam e aprendem tudo sozinhos. Balthus mostra bem que pertenceu à família dos gatos. Era um autodidacta. Os pais recusaram-se a mandá-lo para uma escola de pintura. Ele vangloriava-se disso e dizia que era gato desde a infância.
O filme que realizei procura ilustrar um pouco daquilo que é e continuará a ser a obra magnífica de um pintor excepcional.
sábado, novembro 21, 2009
Narciso
Na mitologia greco-romana, Narciso ou O Auto-Admirador (Língua grega: Νάρκισσος), era um herói do território de Téspias, Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho. Várias versões do seu mito sobreviveram:
a de Ovídio, nas Metamorfoses; a de Pausânias, do seu Guia para a Grécia ;e uma encontrada entre os papiros encontrados em Nag Hammadi, ou Chenoboskion, também chamada Oxyrhynchus.
Narciso era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.
Pausânias localiza a fonte de Narciso na "cama de juncos" em Donacon, no território dos Téspios. Pausânias acha incrível que alguém não conseguisse distinguir um reflexo de uma pessoa verdadeira, e cita uma variante menos conhecida da história, na qual Narciso tinha uma irmã gémea. Ambos se vestiam da mesma forma e usavam o mesmo tipo de roupas e caçavam juntos. Narciso apaixonou-se por ela. Quando ela morreu, Narciso consumiu-se de desgosto por ela, e fingiu que o reflexo que via na água era a sua irmã. Onde o seu corpo se encontrava, apenas restou uma flor: o narciso.
Pausânias conta outra história. Conta que a flor narciso foi criada para atrair Perséfone, filha de Deméter, para longe das suas companheiras e permitir que Hades a raptasse.
Pausânias localiza a fonte de Narciso na "cama de juncos" em Donacon, no território dos Téspios. Pausânias acha incrível que alguém não conseguisse distinguir um reflexo de uma pessoa verdadeira, e cita uma variante menos conhecida da história, na qual Narciso tinha uma irmã gémea. Ambos se vestiam da mesma forma e usavam o mesmo tipo de roupas e caçavam juntos. Narciso apaixonou-se por ela. Quando ela morreu, Narciso consumiu-se de desgosto por ela, e fingiu que o reflexo que via na água era a sua irmã. Onde o seu corpo se encontrava, apenas restou uma flor: o narciso.
Pausânias conta outra história. Conta que a flor narciso foi criada para atrair Perséfone, filha de Deméter, para longe das suas companheiras e permitir que Hades a raptasse.
Também na sua obra Metamorfoses, Ovídio conta-nos outra versão.
Aqui se relata a história de uma ninfa bela e graciosa tão jovem quanto Narciso,chamada Eco e que amava o rapaz em vão. A beleza de Narciso era tão incomparável que ele pensava que era semelhante a um deus, comparável à beleza de Dionísio e Apolo. Como resultado disso, Narciso rejeitou a afeição de Eco até que esta, desesperada, definhou, deixando apenas um sussurro débil e melancólico. Para dar uma lição ao rapaz tolo, vaidoso e frívolo, a deusa Némesis condenou Narciso a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água e se embelezando. As ninfas construíram-lhe uma pira, mas quando foram buscar o corpo, apenas encontraram uma flor no seu lugar: o narciso.
Imagem-Narciso, por Caravaggio
sexta-feira, novembro 20, 2009
O Grandioso Dubai
As imagens não deixam de ser Impressionantes!
Foram tiradas do edifício mais alto do mundo o "Burj Dubai" a 2,620 pés / 801m!!!
O que acham desta autêntica torre de babel? Realmente espantoso!O dinheiro e o engenho humano ao dispor da grandiosidade humana!
Não aconselhável a quem sofre de vertigens!
Foram tiradas do edifício mais alto do mundo o "Burj Dubai" a 2,620 pés / 801m!!!
O que acham desta autêntica torre de babel? Realmente espantoso!O dinheiro e o engenho humano ao dispor da grandiosidade humana!
Não aconselhável a quem sofre de vertigens!
quinta-feira, novembro 19, 2009
Mika - Um Fenómeno
Mika nasceu em Beirute,filho de pai norte-americano e mãe libanesa. Filho do meio de entre cinco, Mika e a família viram-se a obrigados a deixar o seu país natal devido à situação de conflito e partiram para Paris quando ele tinha apenas um ano de idade. Mudaram-se, novamente, desta vez para Londres, na altura dos seus nove anos de idade, após seu pai ter sido raptado no Kuwait durante a Guerra do Golfo. Em Londres, frequentou inicialmente o Lycées Français Charles de Gaulle, no entanto, devido ao seu problema de dislexia, foi vítima de incompreensão por parte dos professores e também de maus-tratos por parte dos seus colegas (bullying), fato que o levou a mudar para um colégio britânico.
O seu contacto com a música começou cedo. Aos onze anos já gravava publicidade e participou, a cargo da sua professora de música, numa ópera chamada Die Frau ohne Schatten, de Strauss. Devido à grande variedade de influências musicais que recebeu em toda a sua vida, Mika tem hoje um reportório que se pode definir como uma mistura de todas essas influências. Desde Prince e Metallica à música clássica que conhecera na ópera, passando pelos traços islâmicos trazidos do Médio Oriente. No entanto, o que mais encanta das características de Mika é a sua voz, muito comparada a de Freddie Mercury. Excêntrico em palco e com um ritmo dançante, leva o público ao delírio quando aplica tons mais altos e agudos na sua voz.
Durante cinco anos tentou, em vão, entrar no mercado da música. Com um estilo muito diferente e arrojado, diferente de tudo o que hoje em dia se vende, Mika foi, por várias vezes, rejeitado pelas gravadoras. Essa relação não tão boa com as editoras inspirou-o a escrever a letra de "Grace Kelly", o seu primeiro vídeo de divulgação, onde ele critica a editora britânica à qual estava ligado, pelo fato desta, segundo ele, o querer a todo o custo moldado para um estilo mais comercial.
Cantando desde temas melodramáticos a ironias divertidas, as suas letras cantam a vida do ser mais comum, ao contrário da maioria que, segundo ele, "só cantam histórias de amor, com meninas ricas e bonitas que andam em bons carros".
No dia 15 de Abril de 2009, Mika surpreendeu os seus fãs com um concerto surpresa, em Los Angeles. Foram apresentadas quatro músicas inéditas (Blame It On The Girls, Good Gone Girl, Toy Boy e Blue Eyes) que, a princípio, deverão constar no repertório do seu novo álbum a ser lançado em setembro, primeiramente chamado de We Are Golden.
Em Julho, o primeiro single, We Are Golden, do álbum foi disponibilizado na internet, juntamente com o videoclipe da música. No dia 6 de agosto, o título do álbum foi trocado para The Boy Who Knew Too Much.
Mika atuou pela primeira vez em Portugal no dia 10 de Julho de 2008, no festival Super Bock Super Rock - Lisboa. O espectáculo foi transformado numa super-festa com direito a palhaços, big girls, lollipop girls, e Mika a falar bastante bem português. A crítica ao concerto foi bastante positiva, citando o artista como Furacão Mika, Super Bock Super Mika ou referindo mesmo que Mika salvou a noite.
A próxima passagem do cantor por Portugal já está agendada, e será dia 16 de Abril de 2010 no Campo Pequeno, em Lisboa.
Um cantor muito bom, muito alegre, as suas canções, têm letras muito bonitas, ele é fantástico em palco, tem uma alegria contagiante, tem bons video clips, e penso que este rapaz vai longe no mundo da musica.
O seu contacto com a música começou cedo. Aos onze anos já gravava publicidade e participou, a cargo da sua professora de música, numa ópera chamada Die Frau ohne Schatten, de Strauss. Devido à grande variedade de influências musicais que recebeu em toda a sua vida, Mika tem hoje um reportório que se pode definir como uma mistura de todas essas influências. Desde Prince e Metallica à música clássica que conhecera na ópera, passando pelos traços islâmicos trazidos do Médio Oriente. No entanto, o que mais encanta das características de Mika é a sua voz, muito comparada a de Freddie Mercury. Excêntrico em palco e com um ritmo dançante, leva o público ao delírio quando aplica tons mais altos e agudos na sua voz.
Durante cinco anos tentou, em vão, entrar no mercado da música. Com um estilo muito diferente e arrojado, diferente de tudo o que hoje em dia se vende, Mika foi, por várias vezes, rejeitado pelas gravadoras. Essa relação não tão boa com as editoras inspirou-o a escrever a letra de "Grace Kelly", o seu primeiro vídeo de divulgação, onde ele critica a editora britânica à qual estava ligado, pelo fato desta, segundo ele, o querer a todo o custo moldado para um estilo mais comercial.
Cantando desde temas melodramáticos a ironias divertidas, as suas letras cantam a vida do ser mais comum, ao contrário da maioria que, segundo ele, "só cantam histórias de amor, com meninas ricas e bonitas que andam em bons carros".
No dia 15 de Abril de 2009, Mika surpreendeu os seus fãs com um concerto surpresa, em Los Angeles. Foram apresentadas quatro músicas inéditas (Blame It On The Girls, Good Gone Girl, Toy Boy e Blue Eyes) que, a princípio, deverão constar no repertório do seu novo álbum a ser lançado em setembro, primeiramente chamado de We Are Golden.
Em Julho, o primeiro single, We Are Golden, do álbum foi disponibilizado na internet, juntamente com o videoclipe da música. No dia 6 de agosto, o título do álbum foi trocado para The Boy Who Knew Too Much.
Mika atuou pela primeira vez em Portugal no dia 10 de Julho de 2008, no festival Super Bock Super Rock - Lisboa. O espectáculo foi transformado numa super-festa com direito a palhaços, big girls, lollipop girls, e Mika a falar bastante bem português. A crítica ao concerto foi bastante positiva, citando o artista como Furacão Mika, Super Bock Super Mika ou referindo mesmo que Mika salvou a noite.
A próxima passagem do cantor por Portugal já está agendada, e será dia 16 de Abril de 2010 no Campo Pequeno, em Lisboa.
Um cantor muito bom, muito alegre, as suas canções, têm letras muito bonitas, ele é fantástico em palco, tem uma alegria contagiante, tem bons video clips, e penso que este rapaz vai longe no mundo da musica.
Parabéns Mika!
http://www.youtube.com/watch?v=sknDfB3pJB8
O Sexo e a Cidade-Parte 2
A vida da cronista mais conhecida da tv e das suas amigas dá origem a mais um filme para as suas fiéis plateias femininas. Uma fuga de informação deu agora origem a mais informações sobre o que virá a ser esta sequela. O jornal israelita Yedioth Ahronoth afirma ter em seu poder um guião do filme, podendo revelar alguns pormenores interessantes.
Este vai passar-se em plena crise global, com Carrie Bradshaw e Mr. Big a enfrentarem problemas no casamento, depois de perderem tudo num esquema financeiro. Mr. Big muda-se para Londres e trai Carrie, que acaba tudo com ele antes de saber que está grávida.
Stanford Blacth e Anthony Marantino vão casar-se, e Liza Minelli vai aparecer para cantar Single Ladies (Put a ring on it).
Samantha Jones também terá problemas financeiros, mas não há nada que mais um homem na sua vida não resolva e este será Smith Jerrod, com quem tinha terminado anteriormente.
Miranda Hobbes deixa de exercer advocacia depois de ser processada e abre um restaurante com o marido. Esperamos que depois de revelarmos tudo isto, as salas de cinema não fiquem vazias . E não faz mal relembrar que o filme estreia nos Estados Unidos a 28 de Maio de 2010.
Este vai passar-se em plena crise global, com Carrie Bradshaw e Mr. Big a enfrentarem problemas no casamento, depois de perderem tudo num esquema financeiro. Mr. Big muda-se para Londres e trai Carrie, que acaba tudo com ele antes de saber que está grávida.
Stanford Blacth e Anthony Marantino vão casar-se, e Liza Minelli vai aparecer para cantar Single Ladies (Put a ring on it).
Samantha Jones também terá problemas financeiros, mas não há nada que mais um homem na sua vida não resolva e este será Smith Jerrod, com quem tinha terminado anteriormente.
Miranda Hobbes deixa de exercer advocacia depois de ser processada e abre um restaurante com o marido. Esperamos que depois de revelarmos tudo isto, as salas de cinema não fiquem vazias . E não faz mal relembrar que o filme estreia nos Estados Unidos a 28 de Maio de 2010.
quarta-feira, novembro 18, 2009
Vincente Van Gogh-Os Girassóis
Notável e surpreendente, este simples vaso de girassóis irradia uma aguda vibração.As pinceladas foram sobrepostas em espessas camadas de tinta, que Van Gogh aplicava como um escultor dando relevo ao barro. As cores - tons de amarelo e castanho- e a técnica expressam um belo mundo de esperança e de luz. No entanto, na altura em que este trabalho foi pintado, esse mundo afastava-se lenta, mas irremediavelmente da vontade desesperada do pintor, que ia aos poucos enlouquecendo. Talvez a superfície do quadro, agitada quas maníaca, reflicta o estado de espírito do artista ao aproximar-se o fim da sua curta e trágica vida. Sendo Van Gogh um pintor que amava a natureza e conseguia ver a beldade pura das coisas simples, afirmou que preferia pintar árvores vistas de uma janela do que visões imaginárias.
Holandês de nascimento, Van Gogh pôs fim à sua sobressaltada vida emocional em 29 de Julho de 1890 na cidade francesa de Auvers-sur-Oise.
Vincent Van Gogh nasceu em Groot-Zundert (Holanda)em 1853 e morreu em Auvers-sur-Oise em 1890.
Esta tela intitulada de Os Girassóis, foi realizada em 1888, é óleo sobre tela, tem 92x73cm e pode ser vista no National Gallery em Londres.
domingo, novembro 15, 2009
sábado, novembro 14, 2009
A Dança da Mil Mãos
Ler em primeiro lugar o texto seguinte, antes de ver o vídeo.
Há uma dança impressionante, chamada de "As Mil Mãos-Guanyin". Considerando a grande coordenação que é necessária, a sua realização não deixa de ser surpreendente, mais ainda porque todas as bailarinas são surdas. Sim, é verdade. Todas as 21 bailarinas são completamente surdo-mudas.
Baseando-se somente nos sinais dos formadores nas quatro esquinas do cenário, estas extraordinárias bailarinas oferecem um grande espectáculo visual. O seu primeiro grande "début" internacional foi em Atenas na cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de 2004, mas tem estado desde há muito tempo no repertório da "Chinese Disabled People's Performing Art" e já viajou a mais de 40 países. A sua primeira bailarina, Tai Lihua, tem 29 anos de idade e possui um BA pelo Instituto de Belas Artes de Hubei. O vídeo foi gravado em Pequim durante o Festival da Primavera deste ano.
http://www.youtube.com/watch?v=xgHmSdpjEIk
Baseando-se somente nos sinais dos formadores nas quatro esquinas do cenário, estas extraordinárias bailarinas oferecem um grande espectáculo visual. O seu primeiro grande "début" internacional foi em Atenas na cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de 2004, mas tem estado desde há muito tempo no repertório da "Chinese Disabled People's Performing Art" e já viajou a mais de 40 países. A sua primeira bailarina, Tai Lihua, tem 29 anos de idade e possui um BA pelo Instituto de Belas Artes de Hubei. O vídeo foi gravado em Pequim durante o Festival da Primavera deste ano.
http://www.youtube.com/watch?v=xgHmSdpjEIk
sexta-feira, novembro 13, 2009
O Pequeno Livro da Etiqueta e Bom Senso
Há dias fui à Fnac (passo a publicidade) do Centro Comercial Colombo à procura de um filme, "O Menino Selvagem" de F.Truffaut, que vim a descobrir com grande pesar meu que não só já não existe para venda como deixou de ser editado. Caso alguma alma caridosa e bem intencionada esteja a ler esta minha crónica e tenha em casa o filme e pouco ou nenhuma importância dê ao mesmo, agradecia que mo oferecesse, uma vez que é um dos meus filmes preferido e é há muito procurado por mim.
Mas, o que eu queria aqui contar não é sobre o meu pesar pela desilusão de não encontrar o dito filme, mas sim pelo que aconteceu-me nessa demanda do Santo Graal'!
Estava eu a espera que a funcionária procurasse no sistema informático pelo já mencionado filme, quando deparei com um pequenino livro em cima do balcão (no meio de outros tantos livros de bolso) e que se intitula de O Pequeno livro da Etiqueta e Bom Senso. O livro é das ediçõs Livros D'Hoje, a autora chama-se Maria João Saraiva de Menezes, o livro já vai na 5ª Edição, e não é mais do que uma grande pérola de bom gosto e de fino humor, que através de 501 Conselhos, procura que qualquer ser humano civilizado saiba brilhar em qualquer ocasião.Tal como diz na contracapa o livro é um pequeno manual de Etiqueta para o dia a dia que constitui simultaneamante uma leve crítica aos parcos hábitos de civismo dos cidadãos passando pelo comportamento ecológico, ao comportamento na estrada, sem esquecer as relações sociais, como estar à mesa, ou saber receber uma pessoa. Não se trata de um livro exaustivo sobre etiqueta, mas de um conjunto de conselhos práticos, exorcizando humoristicamente a mais básica falta de maneiras, incomportável em sociedade.
Confesso-vos que mal comecei a ler este pequenino livro apercebi-me estar perante uma divertida e ao mesmo tempo muito agradável obra sobre etiqueta e regras sociais. A autora, consegue de uma forma que direi no mínimo fantástica dar-nos 501 conselhos de como nos devemos comportar nas mais diversas situações, conseguindo ainda a proeza, de criar uma pequena obra que, quando chegamos ao fim, não só estamos exaustos de tanto rir, como estamos perfeitamente elucidados de como é dificil mas absolutamente necessário sermos civilizados e sabermo-nos comportar nas mais diversas situações do nosso quotidiano, sob pena de passarmos a vida a fazer figuras tristes perante nós mesmos e perante os demais.
Ficamos a saber, ou relembramo-nos que de facto e como diz a autora, (...) a vida sorri àqueles que têm uma postura harmoniosa e positiva perante a vida.Ninguém tem respeito por alguém que desafia as convenções do pudor ou que ostenta uma figura gordurosa e repelente".
"É nos primeiros contactos que se define o futuro de uma relação. Um encontro imediato com um desempenho desastroso e inconveniente, vota qualquer futura relação ao fracasso.Nunca coloque o carro à frente dos bois, seja comedido, diplomático e autêntico".
"Não olhe de alto a baixo (aprenda a observar sem olhar)".
"Não pergunte onde é que a pessoa comprou a roupa que usa e quanto custou".
"Nunca peça favores a alguém que acabou de conhecer".
"Livre-se de lhe pedir dinheiro emprestado".
"Após ter sido convidado para uma refeição, nunca se esqueça de convidar de volta essas pessoas, a breve trecho.
"É de bom tom telefonar no dia seguinta a agradecer e elogiar a recepção e a refeição. (Se quiser, pode agradecer por e.mail ou mandar uma mensagem escrita por telemóvel, que é a borla)".
"É de bom tom telefonar no dia seguinta a agradecer e elogiar a recepção e a refeição. (Se quiser, pode agradecer por e.mail ou mandar uma mensagem escrita por telemóvel, que é a borla)".
"Não faça perguntas indiscretas (Ex: "Quanto é que ganha?", ou "É virgem?").
"Tão importante como saber comer em casa, é saber comportar-se à mesa de um restaurante.Este é um local onde se paga não só o que se come como também o serviço.Por isso não se ponha a empilhar pratos nem a ir buscar os menus"."Abstenha-se de trazer para a mesa conversas sobre política ou futebol".
"Não se refugie por detrás da desculpa de uma escolaridade insuficiente.Conheço muitos doutores que cometem às dúzias de erros linguísticos. Se não sabe, aprenda.Seja um autodidacta. Pior do que a ignorância é o desinteresse pela aprendizagem". (...)
Através deste llivrinho damo-nos conta do quanto é necessário a aprendizagem ou reaprendizagem de normas sociais, uma vez que elas nunca são demais.Estamos a entrar numa época natalícia, peçam o livrinho ao Pai Natal, porque de facto, se querem passar algumas horas bem dispostos e ao mesmo tempo aprenderem ou realizarem uma reciclagem dos comportamentos a nível social, esta é a obra indicada.
Um livrinho imperdível, uma lufada de ar fresco, muito humor e ao mesmo tempo muita sabedoria...ah...e indispensável (repito) para quem não quer fazer figuras...de urso!
quinta-feira, novembro 12, 2009
Jan Van Eyck-Giovanni Arnolfini e sua Mulher Giovanna Cenami
Giovanni Arnolfini mercador italiano residente em Bruges segura a mão da sua jovem esposa. O pequeno cão, as chinelas no chão o fruto no parapeito da janela, o castiçal, o terço pendurado num prego, as tábuas do chão e o tapete, tudo isso foi pintado com enormíssima precisão.É muito provável que Van Eyck tenha sido convidado a pintar este quadro para comemorar a feliz união, e, qual testemunha de casamento, escrever na parede do fundo: "Johannes de Eyck fuit hic" (Jan van Eyck esteve aqui).
No espelho, podemos ver o casal de costas e uma terceira ficgura, provavelmente a do pintor, que presencia o acontecimento. A superfície do quadro, macia, quase esmaltada, foi obtida através da aplicação de várias camadas de pigmento misturado com óleo de linhaça, cobertas por fim com verniz.Ao usar esta técnica, Van Eyck e o seu irmão Hubert, passaram a ser considerados como os "inventores" da pintura a óleo.
Jan van Eyck, nasceu em 1422 em Haia e morreu em Bruges em 1441.
Esta tela intitulada de Giovanni Arnolfini e sua mulher Giovanna Cenami foi realizado em 1434, é óleo sobre madeira, tem 81,8x59,7 cm e pode ser visto no Nacional Gallery, Londres.
quarta-feira, novembro 11, 2009
A Vida é Curta
A vida é muito curta.
O que temos que fazer é vivê-la o melhor que podemos e sabemos.
http://tube.aeiou.pt/life-is-short-play-more/
O que temos que fazer é vivê-la o melhor que podemos e sabemos.
http://tube.aeiou.pt/life-is-short-play-more/
sábado, novembro 07, 2009
quinta-feira, novembro 05, 2009
Relações Virtuais
Há muito anos fui ao extinto cinema Monumental, ver um filme denominado de "Denise telefona".O filme passava-se num tempo em que ainda não existia os omnipresentes telemóveis e os omnipotentes computadores, mas sim os velhinhos e espero que eternos telefones fixos. O que se passava no filme é que a personagem Denise, pólo aglutinador de toda a história, possui um interminável rol de amigos, que constantemente trocam as mais variadas "fofoquices" pelo telefone. Essa rede de amigos ia sendo engrossada à medida que as namoradas/os, primos,conhecidos e demais personagens iam trocando as mais diversas conversas sempre agarrados ao telefone.A certa altura do filme apercebemo-nos que nessa roda de gente que conversa, ri, chora, troca confidencialidades, e até iniciam namoriscos pelo telefone, muitos nem se conhecem, sendo apenas o telefone o único elo de ligação entre todos. Um belo dia, Denise considera a ideia de todos se reunirem num mega jantar para se conhecerem, ideia que é prontamente aceita por uns e rapidamente rejeitada por outros. Contudo e após várias insistências, lá se marca por telefone o restaurante, o número de comensais, etc. No dia aprazado...ninguém aparece! E no outro dia tudo recomeça por telefone, as fofoquices, aos namoriscos, o contar das alegrias, e o carpir das tristezas.
Esta minha introdução, esse relembrar deste filme tão interessante e que me parece agora tão nostálgico serve para abordar aquilo que denomino de Relações Virtuais, ou conhecimentos virtuais. Existem hoje em dia inúmeros sites na internet, onde mediante inscrição, pode-se aceder a um "cardápio" de putativos homens/mulheres (conforme sexualidade de cada indivíduo ) para futuras relações de amizade, convívio, amor, camaradagem,casamento e afins.Nesses sites aparece de tudo, desde homens e mulheres casadas, mas que pelos vistos necessitados de algo mais do que aquilo que possuem portas adentro, aparecem homens e mulheres bastante jovens o que deixa uma sensação de estranhesa e perplexidade perante a dificuldade ou a não aceitação de conhecimentos que possam ser feitos através de amigos comuns, bares, esplanadas, colegas de trabalho, etc,... aparecem licenciados, mestrados, empresários, professores, e tutti quanti, cabendo a todos a caracterização de um perfil, em que é retratado um pouco do que essas pessoas são. É nesses perfis, que reside toda a atracção , pois lá vemos que existem corações despedaçados a procura de quem o componha, há quem esteja num pós processo de divórcio extremamente doloroso e que por isso precise de um curativo rápido e bastante eficaz, há quem recite Fernando Pessoa, mostrando que este grande poeta nestas coisas do coração,dá sempre muito geito, quem escreva autênticas cenas de telenovela, procurando condoer os corações mais empedernidos, quem se compare a um porto de abrigo, esperando que nesse porto atraque uma embarcação ligeira e de coração generoso, há quem tendo dois ou até mais filhos procure quem possa aumentar a família, numa relação familiar estável e se possível duradoira, há quem seja viajado e apenas procure companhia nesses périplos turísticos, há quem apenas quer alguém que o/a compreenda, há quem procure um pouco de paz acompanhado de doses generosas de carinho e amor, há os que vivendo no fora de Portugal, procure quem os acompanhe nesta vida dura, que é viver longe deste recanto chamado Portugal, ah...é verdade, há também os/as estrangeiros/as que talvez querendo navegar por outros mares outras mentes e outros corpos procure a/o sempre generosa/o e afável mulher/homem português/a ...enfim...há de tudo um pouco.Convêm de todo não nos esquecermos dos pervertidos que apenas estão ali para...caçar, o que, se não me engano, são a sua maioria!
Pelo que li, há bem pouco tempo, milhões de homens e mulheres por este mundo fora,conhecem-se pela internet, considerando-se que no futuro, não muito longínquo, essa será a forma mais eficaz e mais cómoda de homens e mulheres se conhecerem e iniciarem uma relação, devido talvez ( e esta é apenas uma possível explicação) ao modo de vida sedentário e solitário que os seres humanos hoje em dia possuem.
A estranhesa disto tudo, é que ao contrário do que acontece com a pobre Denise e os seus incontáveis amigos, onde ninguém aparece ao jantar, porque simplesmente consideram que a magia da teia de conhecimentos que todos teceram, estava em não se conhecerem, neste tempo de conhecimentos pela internet, as pessoas querem se conhecer e o mais rapidamente possível. A internet é apenas um passo muito pequenino para o grande passo que é encontrarem-se,encararem-se, conhecerem-se intimamente e...após isso, caso esse relacionamentio intímo seja satisfatório, prosseguirem então numa relação dita 'normal'.Caso não dê certo, sempre existe e continuará a existir na ominpresente e omnipotente internet um vasto cardápio de putativos homens/mulheres dispostos a serem o porto de abrigo de corações solitários e desabrigados por tempestuosas relações incertas.
O café, a esplanada, os bares,as discotecas, o local de emprego, os transportes colectivos, as viagens, a vizinhança, está aos poucos a deixar de ser o palco onde se poderia conhecer a cara metade, uma vez que vivemos numa era completamente informatizada e onde ao mesmo tempo que podemos fazer e pagar as nossas compras online, também podemos escolher o nosso parceiro/a, aquele/a que quiça, poderá bem ser o homem/mulher dos nossos sonhos... ou talvez um belo pesadelo!
É apenas uma questão de tentar, num site bem perto de si!
domingo, novembro 01, 2009
Emoção
Emoção é o termo utilizado para nos referirmos ao prazer ou desprazer associados às nossas experiências no mundo.De facto o que seria, se nos limitássemos a reagir fria e mecanicamente ao que se passa à nossa volta? Como seria a nossa existência, se carecêssemos de sentimentos, se nunca ríssemos nem chorássemos, se não amássemos, se não sentíssemos ira, se nunca experimentássemos a felicidade de viver ou a angústia de certos momentos?Se não passássemos por emoções como o medo, o amor, a alegria ou a cólera, a nossa vida nada mais seria que a quietude de um pântano acinzentado sem manchas nem formas de quebrar-lhe a monotonia.
Assim, as emoções são componentes essenciais da vida humana.Elas são consideradas como o sabor da vida, uma espécie de qualidades que dão cor à cognição do mundo.Não se trata de elementos dos quais possamos prescindir, como se cumprissem uma função meramente decorativa.Antes, desempenham um papel notável na defesa do organismo, na medida em que, de modo natural e directo, fornecem uma avaliação dos estímulos do meio, impulsionanndo o organismo para os que lhe são benéficos e inibindo-o em relação aos prejudiciais.
Assim as emoções, o emocionarmos com o que nos redeia, confere à nossa avida aspectos afectivos, sejam eles agradáveis ou desagradáveis, que acompanham e acompanharão sempre as nossas vivências.
sábado, outubro 31, 2009
domingo, outubro 25, 2009
Paul Delvaux-Vénus Dormindo
Um esqueleto e um manequim de costureira guardam o sono de Vénus, numa cidade iluminada pela lua.Deitada de pernas afastadas, Vénus sonha com a sedução da Morte.Talvez seja o combinar da jovem beleza feminina com a morte, do desejo com o horror, que torna este quadro tão perturbador A imagem de marca dos Surrealistas como Delvaux era a representaçao de imagens estranhas, inspiradas pelo sonho e pelo subconsciente.
O percurso artístico de P.Delvaux abarcou o Impressionismo, o Expressionismo e o Surrealismo. Teve grande sucesso nos círculos artísticos do pós guerra, altura em que o Surrealismo estava no seu auge. Tendo visitado a Itália em 1939, Delvaux ficou profundamente impressionado com a arquitectura romana. É também um pintor conhecido pelas suas imagens fantasiosas de belas mulheres, muitas vezes nuas, colocadas em cenários meticulosamente representados.
Paul Delvaux, nasceu em Antheit (Bélgica) em 1897 e morreu em Knokke em 1994.
Esta sua obra intitulada de Vénus Dormindo, foi realizada em 1944, é óleo sobre tela, tem 1.73x1.99cm e pode ser vista no Tate Gallery, Londres.
sábado, outubro 24, 2009
Pura Adrenalina
Para os amantes de desportos radicais, eis a visão de um salto livre em 3D.
Demora um pouco a carregar, mas vale a pena.
Impressionante!
http://www.tubewatcher.tv/198
Demora um pouco a carregar, mas vale a pena.
Impressionante!
http://www.tubewatcher.tv/198
quarta-feira, outubro 21, 2009
O Dia da Saia
Protagonizado por Isabelle Adjani, o Flme O Dia da Saia é um drama sobre uma professora, Sonia Bergerac, vítima de descontrolo emocional causado pelo stress incutido pela indisciplina dos seus alunos. Um dia descobre na sala de aula uma arma a sair de uma mochila, toma-a e, à falta de melhor solução, usa-a para controlar os alunos e poder tentar dar a matéria. Um drama intenso que nos apresenta um rol de problemas habituais nas escolas francesas, mas também nas portuguesas, como indisciplina, abusos sexuais, racismo e até violência para com os docentes.
Um filme que aborda de uma forma provocativa, de tão realista, os problemas que os professores enfrentam no seu dia-a-dia na formação das nossas gerações futuras.
Isabelle Adjani já foi nomeada duas vezes para o Óscar de Melhor Actriz da Academia de Hollywood e premiada quatro vezes com o César, o mais importante troféu do cinema europeu. O Dia da Saia marca o regresso da actriz francesa ao grande ecrã, depois de um longo período de afastamento. Isabelle Adjani regressa como protagonista, com uma performance que a crítica já considerou uma das suas mais impressionantes de sempre.
Um filme que aborda de uma forma provocativa, de tão realista, os problemas que os professores enfrentam no seu dia-a-dia na formação das nossas gerações futuras.
Isabelle Adjani já foi nomeada duas vezes para o Óscar de Melhor Actriz da Academia de Hollywood e premiada quatro vezes com o César, o mais importante troféu do cinema europeu. O Dia da Saia marca o regresso da actriz francesa ao grande ecrã, depois de um longo período de afastamento. Isabelle Adjani regressa como protagonista, com uma performance que a crítica já considerou uma das suas mais impressionantes de sempre.
Clica no Gatinho!
Belo trabalho de Jaquie Lawson.
É só clicar no gatinho e quando abrir, clique no pincel.
http://www.jacquielawson.com/viewcard.asp?code=1560479383964&source=jl999
É só clicar no gatinho e quando abrir, clique no pincel.
http://www.jacquielawson.com/viewcard.asp?code=1560479383964&source=jl999
terça-feira, outubro 20, 2009
Figuras Históricas
À medida que vamos passando com o cursor do rato pelas figuras e fizermos click, recebemos mais informação sobre cada uma dessas mesmas figuras. Isto pode manter-nos ocupados por algumas horas.
Para quem tenha tempo não há nada como experimentar!
http://cliptank.com/PeopleofInfluencePainting.htm
domingo, outubro 18, 2009
Viver em Solidão
O porquê da Solidão, o medo/receio da Solidão , a alegria pela Solidão e o facto de haver seres humanos que a apreciam mais do que outros, pode ser tema, e o é, de inúmeras teses acadêmicas, ensaios médicos, artigos jornalisticos, crónicas femininas, tertúlias televisivas,romances, etc.
Procurando num velho Dicionário, pelo significado da palavra solidão, eis que encontro o seguinte:
"Estado do que está só; lugar ermo deserto; retiro".
Faço a ligação de todos esses termos e verifico então que aquele que está só é como um lugar ermo, retira-se para si, e muitos vezes também para os outros.Vou mais longe e passo a considerar a solidão como algo que nos interioriza de tal modo que havendo tanta gente que vive na solidão ela talvez não seja mais do que um mal necessário na sociedade em que vivemos.Mas cada perguntar:
Porque "optamos" por viver sós?Ou, porque estamos sós?O que faz com que nós seres humanos e gregários por natureza, vivamos em solidão?
Vivemos sós por múltiplos factores.Pode ser por escolha pessoal, circunstâncias da vida, pode ser por algo que nos seja intrínseco (quase um factor genético), pode ser por abandono/desistência daquele/a com quem vivíamos, pode ser por escolha temporária, pode ser por escolha definitiva...O que é certo é que estudos recentes evidenciam que num futuro não muito longínquo, parte dos seres humanos estarão a viver sós e que essa solidão pode ser vivida, num estado de solidão pura, em que o indivíduo vive isolado de pessoas dentro de um espaço fisico habitacional, ou vivendo rodeado de pessoas, encontra-se num estado de solidão permanente.
Este último aspecto, interessa a sociólogos, psicólogos,e a todos aqueles que estudam este tema, porque aqui a solidão é por vezes dramática, o indivíduo vive acompanhado, mas esse estar rodeado de gente não lhe diz nada, ou essas pessoas não lhe dizem nada, ele vive para si e por si, sentindo-se permanentemente distante daqueles que o rodeiam.Os factores, para esse sentir-se só, rodeado de pessoas pode ser explicado pela própria sociedade consumista e individualista em que vivemos, por factores psicológico-depressivos, de auto-estima,etc, em que o indivíduo por mais que se esforce (ou talvez não), não consegue socializar-se.
Mas,se equacionarmos bem as coisas, viver em solidão pode não ser assim tão dramático como à primeira vista pode parecer, até porque tem certas, talvez mesmo, um cem número de vantagens.
Desde que não nos tornemos seres isolados do convívio dos outros, egoístas, egocêntricos e que constantemente pensamos que o nosso umbigo é, ou pode vir a ser o centro do universo,a solidão abre-nos um vasto campo de possibilidades, e proporciona-nos uma liberdade de movimentos que viver acompanhado pode por vezes limitar-nos/constrangir-nos. Traz também a possibilidade de nos dedicarmos a nós, àquilo que queremos da vida, e as escolhas são feitas, tendo um pano de fundo bem mais vasto do que se estivermos acompanhados.No fundo, acabamos por ser cidadãos do mundo e se tivermos possibilidade monetária e psicológica essa solidão permite-nos viajar por esse mesmo mundo sem grandes constrangimentos .No nosso quotidiano estamos rodeados de gente uma parte do dia, mas depois isolamo-nos, introspeccionamo-nos,e verificamos que o silêncio que cai sobre nós no recesso do nosso lar nao é assim tão desagradável, e é até muitas vezes, muito bem vindo!
Desvantagens?Algumas, como tudo na vida, mas mesmo assim....uhhh....procuremos ultrapassá-las!
Sabedoria dos Artistas
"A criação prossegue incessantemente por meio do homem. Mas o homem não cria, descobre".
Antoni Gaudi
"Um artista não é pago pelo seu trabalho, mas pela sua visão".
J.McNeill Whistler
"Leva muito tempo tornarmo-nos jovens".
Pablo Picasso
"Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre".
Leonardo da Vinci
"Sonha como se vivesses para sempre.Vive como se fosses morrer hoje".
James Dean
"Dominar um assunto e percebê-lo bem dá-nos, ao mesmo tempo a perspectiva e a compreensão de muitas coisas".
Vincente Van Gogh
"Dizem sempre que o tempo muda as coisas, mas na realidade somos nós próprios que tem de as mudar".
Andy Warhol
"Senhor, faz com que eu possa desejar mais do que posso alcançar".
Michelangelo
"Aqueles que não querem imitar coisa nenhuma, produzem coisa nenhuma".
Salvador Dalí
"Aos 5 anos queria ser pintora e sabia que o seria. Não era especialmente dotada.Era obstinada".
Vieira da Silva
quinta-feira, outubro 15, 2009
Escadas Piano
Escadas Piano: A Teoria do Divertido
A forma mais fácil de mudar o comportamento das pessoas, é tornar divertido o que têm que fazer quotidianamente, como é o caso de subirem e descerem escadas do Metropolitano. Muito Bonito e Divertido!
domingo, outubro 11, 2009
sábado, outubro 10, 2009
Georges Seraut-Domingo à Tarde na Ilha da Grande Jatte
Neste belíssimo quadro G.Seraut pintou um típico domingo à tarde na Grande Jatte, um sítio muito popular numa illha do Rio Sena, a noroeste de Paris. Visitou a Grande Jatte diariamente durante seis meses, para fazer os esboços preparatórios da paisagem e das numerosas figuras, como é o caso da mulher com anquinhas à moda e da mãe acompanhada pela criança, antes de pintar este quadro, minuciosamene preparado no seu estúdio.Quando inicialmente o quadro foi exposto, foi recebido com grande indignação, pela maioria dos artistas e críticos.
Qual o motivo de tanta celeuma?
Reprovavam veementemente a técnica revolucionária de G.Seraut, conhecida como "Pontilhismo".
De facto, a superfície do quadro é dominada por pontos de cor pura. Quando visto à distância, os pontos parecem fundir-se, criando um bonito e espantoso halo de cor brilhante.
G.Seraut, nascido em Paris em 1856 morreu de uma grave infecção aos 32 anos na cidade de Paris em 1891.
Esta tela intitulada Domingo à Tarde na Ilha da Grande Jatte, foi realizada em 1884/6, é óleo sobre tela, tem 202x300 cm e pode ser vista no Art Institute of Chicago, em Chicago.
sexta-feira, outubro 09, 2009
Site Muito Útil!
Aqui vai o endereço de uma página muito completa e que dará jeito para todas as pessoas, pois pode-se saber chegadas de aviões, ler os jornais, aceder aos sites dos bancos, das operadoras móveis, aos horários dos comboios, aos números do euro milhões, das farmácias de serviço um sem número de coisas. Serve assim como índice de sites a um sem número de utilidades.Vale a pena consultá-lo!
http://www.indeks.pt/
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segunda-feira, outubro 05, 2009
Tristeza, um Sentimento Necessário
Quantas vezes reagimos asssim quando alguém está simplesmente triste, como se essa emoção não fosse natural? E nós próprios?Quantos vezes nos permitimos ter momentos de introspecção,melancolia, tristeza? O normal é dizermos logo que não é normal e corrermos para o Centro Comercial mais próximo ( ou para o médico!). Mas será a tristeza assim tão má para nós? E será esta alegria que todos parecemos fazer questão de sentir realmente verdadeira?
"Actualmente as pessoas experimentam uma felicidade que não é real: é distracção, é um gozo passageiro e um hedonismo de superfície. Quase diria que se consomem drogas de vários tipos: não só substâncias como fármacos e álcool, mas espetáculos, concertos, discotecas, compras, que só servem para nos alienar dos problemas". Estas palavras são do psicólogo Vítor Rodrigues e serve de alerta:
"As emoções básicas do ser humano são a tristeza, alegria, aversão, medo, ira e espanto. Se sobreviveram desde a Pré-História até agora é porque têm as suas funções. A tristeza tem a sua função, até porque encontramos pessoas que são tristes, mas também criativas, sendo que o momento criativo alia sofrimento e alegria, um pouco como as dores de parto. Não será esse impulso criativo uma função da tristeza?"
Qual é então a função da tristeza?
"Puxa-nos para dentro e interioriza-nos, enquanto a alegria nos leva para fora e conduz à acção."
Por isso mesmo, os momentos de tristeza são muitas vezes momentos de paragem para deitarmos contas à vida, para pararmos e nos aprofundarmos. Há uma função essencial associada à tristeza.
"A ânsia de felicidade pode ser encarada como fuga ao confronto interior: há muitas pessoas que fogem a esse confronto como o demónio da cruz, até porque, ao fazê-lo, encontram dores e problemas a resolver."
Mas vale a pena incorrermos nesse confronto connosco próprios? Para o psicólogo, a resposta é clara:
"Muitas vezes a recompensa pode ser muito grande, pois a mudança está do lado dessa interiorização. Da mesma maneira como há emoções que parecem estar mais ligadas à resposta rápida ligada à sobrevivência e à acção, como a aversão, o medo e a ira, há emoções que parecem aglutinadas a uma certa paragem para aprender, como é o caso da tristeza, que se torna criativa e nos ajuda a crescer. Do mesmo modo que a alegria nos acelera, a tristeza trava-nos e mergulha-nos na direcção do interior. Por isso a tristeza não só não é negativa em si, como é extremamente necessária e produtiva.Não podemos prescindir de estar tristes. Em termos psicológicos, ela é uma fonte de mudança, de criatividade e de autoconsciência."
Por Sofia Martinho