sábado, janeiro 30, 2010

Engraçada e Original Campanha Anti Sida

Mais uma original, engraçada, despudorada e muito actual campanha pelo uso do perservativo!

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Tim Burton-Presidente do Júri do Festival de Cannes

Tim Burton será o presidente do júri do próximo Festival de Cannes, que decorrerá de 12 a 23 de Maio, segundo avança a organização do evento num comunicado citado pela BBC. Em meados de Abril será divulgada a identidade dos oito membros do júri.
«Quando pensamos em Cannes, pensamos em cinema mundial. Como sempre vi os filmes como sonhos, vou viver um sonho que se tornou realidade. Depois de passar a minha juventude a fazer maratonas de 48 horas de cinema de terror, sinto-me preparado para Cannes. É uma grande honra e estou ansioso para me juntar aos meus colegas jurados e para ver bons filmes de todo o mundo», acrescentou o cineasta norte-americano, que irá suceder à actriz francesa Isabelle Huppert, que presidiu o júri do mesmo evento em 2009.
Actualmente com 51 anos de idade, Tim Burton é o responsável por filmes de sucesso, como «Eduardo Mãos de Tesoura», «Batman», "Charlie e a Fabrica de Chocolates", «A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça» ou «A Noiva-Cadáver». Já no próximo dia 4 de Março chega às salas de cinema nacionais mais um filme do realizador, o muito aguardado «Alice no País das Maravilhas», com Mia Wasilkowska como Alice, Anne Hathaway (Rainha Branca) e os seus actores fetiches Johnny Depp (Chapeleiro Louco) e Helena Bonhan Carter (Rainha Vermelha)
. Como podemos ver o elenco é de luxo.
Cogumelos gigantes e coloridos. Florestas encantadas e misteriosas. Uma chave grande demais. Uma porta que não abre. O mundo do paraíso está a chegar ao grande ecrã e com ele chegam também grandes estrelas do cinema.
Esta história passa-se 12 anos após a história original e é uma sequência misteriosa. Alice tem agora aos 19 anos e vive em Oxford. Um dia numa festa da nobreza em Oxford descobre que está prestes a ser pedida em casamento e fica desesperada. Em pânico ela foge seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos mas não se recordava.
Em 2005, ‘Charlie e a Fábrica de Chocolate’, foi o sucesso. No mesmo ano, Tim Burton lançou ‘A noiva cadáver’. Dois anos mais tarde ‘Sweeney Todd’ encheu as saladas de cinema. Depois dos sucessos de fantasia, Tim Burton regressa agora com um país maravilhoso cheio de cor, ritmo e segredos. É tudo maravilhoso até as músicas. A banda sonora instrumental do filme foi composta pelo Danny Elfman. Já a trilha sonora cantada contou com a participação de diversos cantores e bandas, incluindo Robert Smith, Tokio Hotel, Avril Lavigne e All Time Low, além de muitos outros.
Poderá ver aqui o trailer.

The Ghost Writer-Roman Polanski

Embora esteja em prisão domiciliária, Roman Polanski continua a trabalhar no seu próximo filme, «The Ghost Writer», cujo primeiro trailer, já chegou à internet.
Ewan McGregor interpreta um escritor contratado para escrever as memórias do antigo Primeiro Ministro britânico Adam Lang (Pierce Brosnan). Mas quanto mais ele aprofunda o passado do biografado, mais ele vai descobrindo segredos que os podem destruir a ambos.
O filme é adaptado do romance «The Ghost», de Robert Harris, e integra ainda no elenco Kim Cattrall, Olivia Williams, Timothy Hutton, Tom Wilkinson e Jim Belushi.
A pós-produção do filme está a ser centralizada na casa do realizador Roman Polanski na Suíça, onde o cineasta se encontra em prisão domiciliária à espera do julgamento norte-americano da pena de prisão de que lhe foi atribuída em 1978 por abuso de menores.
«The Ghost Writer» terá a sua primeira apresentação pública já em Fevereiro, no Festival de Cinema de Berlim.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Lawrence Stephen Lowry

Lawrence Stephen Lowry nasceu em Manchester em 1887 e morreu em Glossop em 1973. Foi um pintor modernista inglês, que estudou em Londres, onde, numa oficina independente, trabalhou e prosperou até aos 65 anos, quando se retirou da vida artística Britânica.
Expôs regularmente na cidade de Manchester, sua cidade natal durante a década de 20, época em que o seu trabalho adquiriu maior reconhecimento.
As suas obras, tornaram-se famosas por representarem vulgarmente sublimes paisagens industriais e o movimento frenético das cidades inglesas no início do século. Esta particularidade manteve-se até à década de 40. No ano em que morreu, foi feita uma larga exibição retrospectiva da sua obra na Real Academia, em Londres. Entre os seus quadros mais conhecidos estão A Luta, Fábrica na Cidade , Cena de Fábrica, Passeio na Praia, Os Velhos Prédios e o sublime Regressando da Fábrica. Neste último quadro, vemos trabalhadores fabris que saem aos magotes de uma fábrica (o tema de eleição de Lowry), na cidade de Salford. Observada com grande sentimento e captada em cores suaves, esta cena foi pintada directamente na tela, sem esboço preliminar. Lowry retrata as "infernais" fábricas escuras com grande empatia e encanto.Embora muitas vezes designadas por "paus de fósforo" as suas figuras são cheias de movimento e vitalidade. Esta obra proporciona um sublime registo pictórico do norte industrial de Inglaterra, com as suas fábricas de algodão e filas de casas geminadas, cenas qua actualmente apenas existem na memória.O estilo rude da pintura de Lowry é absolutamnte individual, não sendo influenciado por movimentos pós-impressionistas.

Lowry foi também quase até ao fim da sua vida um pacato funcionário de escritório (até aos 65 anos, quando se reformou), resguardando do grande público a sua vida privada e estudando artes nas suas horas livres, e por incrivel que pareça Lowry só foi descoberto como artista em 1038, quase por acidente.A sua obra mais conhecida,Regressando da Fábrica foi pintada em 1930, é óleo sobre tela tem 42x52cm e encontra-se em Salford no Museum and Art Gallery.O filme que fiz procura mostrar um pouco das obras encantadoras mas, um tanto ou quando desconhecidas, deste grande artista inglês.

sábado, janeiro 23, 2010

Legion

Quando Deus desiste da Humanidade, já não envia um Dilúvio, mas sim Anjos exterminadores e para a nossa salvação só nos resta a protecção do Arcanjo Miguel.O filme, Legion estrado este ano nos Estados Unidos gerou alguma controvérsia devido à violência das cenas, ao tema em questão, a desistência de Deus em relação aos Humanos e o modo como o realizador caracteriza o Arcanjo Gabriel, assim como a nova mãe de Deus.... do século XXI.....
No fundo, The Legion é um thriller que nos mostra que Deus perde a fé na humanidade e, enquanto o arcanjo Miguel ajuda um grupo de resistentes perante a eminência de um apocalipse, uma rapariga precisa de dar à luz a uma criança que é, na verdade, a segunda vinda de Cristo à Terra.
Paul Bettany (o Silas de O Código Da Vinci) vive o arcanjo Miguel. Poderemos também vê-lo em breve em Creation, onde faz muito convincentemente, o papel de Charles Darwin.
Dennis Quaid, Tyrese Gibson, Jon Tenney, Charles S. Dutton, Lucas Black, Kate Walsh, Adrianne Palicki, Kevin Durand e Willa Holland também entram no filme.
A produção da Screen Gems é a estreia na direção de Scott Stewart, membro da companhia de efeitos especiais The Orphanage, habituada a criar os CGIs de filmes de acção como Duro de Matar 4.0 e Piratas do Caribe 2 e 3.
O guião foi escrito por Stewart e Peter Schink .O filme estreará em Portugal em Fevereiro.Até lá pode ir vendo o trailher.

terça-feira, janeiro 19, 2010

Globos de Ouro

Nas Nuvens
Jeff Bridges

Sherlock Holmes
Sacanas sem Lei-Q.Tarentino


Julie and Julia
Meryl Streep

















S.Bullock
Os principais vencedores dos Globos de Ouro foram:

Melhor Filme (Drama) - "Avatar"

Melhor Filme (Comédia/Musical) - "The Hangover"

Melhor Realizador - James Cameron ("Avatar")

Melhor Actor Principal (Drama) - Jeff Bridges ("Crazy Heart")

Melhor Actriz Principal (Drama) - Sandra Bullock ("The Blind Side")

Melhor Actor Principal (Comédia/Musical) - Robert Downey Jr. ("Sherlock Holmes")

Melhor Actriz Principal (Comédia/Musical) - Meryl Streep ("Julie and Julia")

Melhor Actor Secundário - Christoph Waltz ("Inglourious Basterds")

Melhor Actriz Secundária - Mo'Nique ("Precious")

Melhor Argumento - Jason Reitman e Shelton Turner ("Up in the Air")

sábado, janeiro 16, 2010

Visita Virtual ao Palácio dos Jerónimos

Uma boa sugestão de fim de semana sem sair de casa.
Visitar os Jerónimos partindo da vista exterior, entrada e interior do palácio.
Para tal basta utilizar, o rato ir clicando nas setas e no Menu que se encontra abaixo das setas assim como na "mira" vermelha, e voilá ....uma boa visita a este espetacular monumento. A visita, para além das imagens é acompanhada por explicação detalhada de cada sala que visitamos.
Podemos fazer praticamente tudo. Ver até a abóbada !...
Francamente BOM !
http://3d.culturaonline.pt/Content/Common/VirtualTour/Index.htm?id=75047666-4597-4a28-ae77-9b7567c4732b

Guernica em 3 Dimensões

Quase todos nós conhecemos o quadro de P.Picasso denominado de Guernica, um painel pintado a óleo com 782 x 351cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris.
A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviões alemães e actualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação.
Clicando no link abaixo indicado poderemos ver a infografia digital de Lena Gieseke do célebre painel de Pablo Picasso em 3D (c/Som) .
Uma obra prima várias vezes premiada.
http://www.youtube.com/watch?v=rqNiBvc9zN4


quinta-feira, janeiro 14, 2010

O Ar que Respiramos

Este filme, O Ar que Respiramos realizado por Jieho Lee/2007 e passado quase despercebido em Portugal é um interesante exercício cinematográfico sobre o nosso destino, as opções que realizamos, a possibilidade ( e o poder) que alguém tem de prever o futuro e o modo como utilizar essas previsões, deparando-se sempre com a problema de que por mais que façamos o futuro é incógnito e inexorável. O filme parte de uma premisssa bastante interessante e algo violentamente complexa no sentido que o destino de todos os personagens acabam inevitavelmente por entrecruzar, não deixando por isso de nos surprender até ao fim. Na mesma linha deste filme temos Next, baseado numa história do grande escritor de Ficção Científica Philip K.Dick, com Nicolas Gage e com realização de LeeTamahori, e Vantage Point de Pete Travis, com Denis Quaid e F.Whitaker, onde o entrecruzamento de todos os personagens é feito de uma forma irrepreensível.
O que para mim desilude em O Ar que Respiramos é que ficamos sempre com a sensação que o realizador poderia ter ido mais longe e ter tirado melhor partido das performances de Forest Whitaker ( que por sua vez está soberbo em Vantage Point) e que tem vindo em crescendo em cada filme que aparece, e também de Sarah M.Gellar, extraordinária actriz e com muito por dar no mundo do cinema,(basta ver a sua performance em Verónica decide Morrer!Soberbo!) e que muitos apenas se recordam como intrépita caçadora de vampiros na série Buffy.Aqui em O Ar que Respiramos, a sua vulnerável personagem está uns pontos bem acima da bela adormecida, mas sempre extraordinária Julie Delpy, o que não é de somenos! Outro actor que surpreende é Brendan Fraiser, fora do seu registo habitual, o que é sempre bom de registar e Andy Garcia, num registo que já se lhe colou à pele, o do mafioso sem dó nem piedade!Kevin Bacon, sempre contido mas inquestionavelmente presente!
A história central deste filme acompanha o explosivo romance entre Pleasure (Brendan Fraser), um gangster que consegue ver o futuro, e Sorrow (Sarah Michelle Gellar), uma bela estrela pop em ascensão. Quando o contrato de Sorrow cai nas mãos de Fingers (Andy Garcia), um impiedoso barão do crime com aspirações a legitimar os seus negócios através da indústria do entretenimento, faz com que Pleasure tenha de escolher entre o coração e as suas visões do futuro.
Depois há a história de Happiness (Forest Whitaker), um intratável banqueiro que anda a tentar escapar da morte lenta que é o seu trabalho quotidiano. Depois de perder todo o dinheiro que pedira emprestado num esquema de jogo chefiado por Fingers, Happiness encontra-se numa encruzilhada entre fugir do seu destino ou confrontar os seus medos. Finalmente, há a história de Love (Kevin Bacon), um médico que está apaixonado por Gina (Julie Delpy), a mulher do seu melhor amigo. Quando esta tem um acidente no laboratório, fica com apenas 24 horas de vida, a não ser que receba uma transfusão de sangue. O problema é que Gina tem um tipo de sangue muito raro, comum a apenas 2% da população. Love lança-se numa desesperada corrida para encontrar esse tipo de sangue… dando origem à definitiva colisão de destinos entre Sorrow, Pleasure, Love, Happiness e Fingers...
Um filme sempre a redescobrir por todos os que como eu, amam o cinema e que como tu Mário (o meu sempre surpreendente aluno da turma 10ºJ) me fizeste lembrar, uma boa opção para vermos se de facto estamos previamente determinados, ou até onde pode ir o poder do nosso livre-arbítrio!

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Inception-O Trailler

O novo filme de Christopher Nolan, «Inception», promete uma viagem alucinante à mente humana numa fita de ficção científica protagonizada por Leonardo DiCaprio.
Após o mega-sucesso que foi «O Cavaleiro das Trevas», Christopher Nolan sentiu-se confiante para regressar ao registo temporalmente desalinhado que fez o sucesso de filmes como «Memento» ou «O Terceiro Passo» (The Prestige).
«Inception» (O Início) pode ser descrito como «um thriller contemporâneo de ficção cuja acção se desenrola a nível da arquitectura da mente». Leonardo DiCaprio é o dirigente de uma empresa que se vê a ser alvo de chantagem.O elenco inclui nomes como Ken Watanabe, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Tom Berenger e Michael Caine.
A estreia internacional está prevista para Julho de 2010.
Até lá pode ver um pouco do trailler do filme deste cineasta extraordinário que é Christopher Nolan.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Figuras Históricas

À medida que vai passando com o cursor do rato pelas figuras e fizer um duplo click, recebe mais informação sobre cada uma das figuras históricas que aparecem na "fotografia".
O mais interessante é que esta "brincadeira" pode manter-nos ocupados durantes o que não deixa de ser fantástico!
Ao clicarmos na figura histórica podemos saber tudo sobre ela e inclusivé escolher a lingua (neste caso o português), basta clicar nessa opção.

domingo, janeiro 10, 2010

O Sexo e a Cidade-2

Carrie Bradshaw e as suas três amigas vão continuar as suas sofisticadas aventuras no grande ecrã já em meados de 2010. O primeiro «trailer» acaba de chegar à internet.
«Sometimes, you just have to get away with the girls!»: esta é uma das frases promocionais da sequela de «Sexo e a Cidade», que chegará aos ecrãs de todo o mundo em Junho de 2010. Desta vez, as aventuras das quatro amigas não se vão limitar à cidade de Nova Iorque e abarcam outros locais sofisticados bem longe dos EUA.
O quarteto de actrizes que fez o sucesso da série original e do primeiro filme (Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon) regressa para a sequela, que integra ainda Penélope Cruz num curto papel e «cameos» de nomes como Miley Cyrus e Liza Minnelli. O realizador continua a ser Michael Patrick King.
«Sex and the City 2» tem estreia em Portugal agendada para 3 de Junho de 2010
.
Um cheirinho o que poderá ser esta sequela, pode ser visto neste trailler.

sábado, janeiro 09, 2010

A Mulher na Arte ao Longo dos Tempos

Um olhar mais atento às Galerias de Arte, Museus, e a outros lugares onde pode ser exposta arte, verificamos que quase sempre a figura feminina está presente, quer sobre a forma pictórica,fotográfica ou sobre a forma escultural. A mulher sempre foi ao longo dos tempos imemoriais, pintada, retratada, esculpida e nesses termos vastíssimos artistas (uns mais conhecidos do que outros) alicerçaram as suas carreiras plasmando a mulher nas mais diversas posições e situações, criando alegorias e temas históricos, em que o corpo feminino projectava toda a sua sensualidade, forma e mistério.Desde Leonardo,Michelangelo, passando por Botticelli, Guido Reni, E.Degas, J.L.David, Klimt,Picasso,Tintoretto, L.Freud,Fragonard,Boldini, Delacroix,S. Dali, Manet, Goya, Modigliani, H.F.Latour, Monet, Velásquez,Munch, J.F.Millet, Renoir, F.Kahlo, J.Vermeer, A.Gentileschi, J.Seraut, Rubens, Courbet, Pamela Harris,Paula Rego, Malhoa,Graça Morais, H.Pousão, Balthus, S.L.Alma Tadema, entre tantos outros grandes artistas, o corpo da mulher foi servindo como ilustrações várias, retratando épocas, histórias, mitos, modas, tragédias, cenas religiosas, futilidades várias....
O filme que realizei procura fazer uma pequena amostragem do modo como a mulher tem vindo a ser retratada na arte ao longo dos tempos, mostrando que de facto a mulher sempre foi e continuará a ser um molde perfeito para a criação de arte

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Movimento NO Pants (sem calças)

O movimento NO PANTS, (sem calças) apresentado no video, ocorreu em Nova York. Essa "intervenção humana" já aconteceu também em Lisboa, Chicago, San Francisco, Toronto, Boston e em mais 17 cidades ao redor do mundo. Só em Nova York, mais de 1.200 pessoas participaram da brincadeira este ano.
Para quem não sabe o NO PANTS é um manifesto a favor da alegria, liberdade de expressão e uma melhor qualidade de vida. Simples assim.
Viva o conforto!
Os sem calças unidos jamais serão vencidos!
Onde será o proximo???
Veja o vídeo e divirta-se!

Edgar Degas - As Coristas


A origem e a formação de Edgar Degas jamais sugeriam que ele viesse a ser um revolucionário, que de uma forma tão morta satirizou e reformulou as percepções visuais das pessoas do seu tempo. Nasceu no seio de uma família da alta-burguesia. O seu pai, René Auguste de Gas, geria uma sucursal de um banco napolitano que pertencia à família.
Com onze anos, os pais ingressaram-no num bom colégio, da típica sociedade, mas, somente quando se inscreveu no Lycee Louis Le Grand, começou a perseguir um sonho chamado «Arte». Com dezoito anos, numa sala da mansão dos seus pais, formou um atelier onde concebeu alguns dos melhores trabalhos do início da sua carreira. Não pintava muito na escola pois tinha bem assente a sua posição social e os pais relembravam-lhe constantemente que era um aristocrata. Cansado, saiu do liceu aos vinte anos de idade com outros planos em mente.
Com Louis Lamothe estudou desenho. Foi este artista quem lhe serviu de conselheiro durante os primeiros anos da sua carreira e que lhe fez florescer o gosto iminente por Dominique Ingres. Nos anos próximos Degas foi admitido na École des Beaux-Arts, em Paris.
Entusiasmado, empreendeu uma viagem à Itália onde tomou mútuo contato com as obras de Rafael Sanzio, Leonardo da Vinci, Michelângelo, Andrea Mantegna - tanto que chegou mesmo a fazer um quadro cujo título era «A cruxificação de Mantegna» - entre outros artistas da Renascença.
Durante esta viagem concebeu um dos seus melhores trabalhos: Retrato da família Bellelli. Quadro cuja preparação lhe roubou mais de dois meses, tendo esboços de todos os membros da família aristocrata italiana. Com esta pintura Degas descreveu extraordinariamente o carácter psicológico da baronesa, que contrasta visível e implacavelmente com o do barão. A baronesa confina-se a olhar enaltecidamente para uma janela que somente se sabe que ali está devido ao espelho, em pose burguesa. O barão, mais velho que a esposa, mira encarecidamente a sobrinha sentada. A par deste quadro, não se cansou de retratar os membros da sua família, incluindo o seu avô, Hilaire Germain de Gas, o patriarca da família De Gas.
Retornado a Paris, com a soberba imponência de quem travou conhecimento com o grande Gustave Moreau, visitou várias vezes o Louvre onde estudou concisamente a obra de Delacroix e de Dominique Ingres. Este último era, por assim dizer, «idolatrado» por Degas. Com tudo isto conheceu um homem que se viria a revelar um grande amigo e que o marcaria até ao final dos seus dias: Edouard Manet.
Começara, de vez, o impressionante percurso artístico de Edgar Degas.
Falo hoje aqui de Edgar Degas, devido ao facto de um pequeno quadro deste pintor impressionista ter sido roubado de um museu de Marselha, tendo o desaparecimento da pintura sido descoberto pelo pessoal deste museu. Segundo o Procurador da República Jacques Dallest, o quadro roubado é um pastel de 1877, de 27x32 centímetros, e tem o título de «As coristas», sendo também conhecido como «As figurantes».
O quadro está avaliado em 30 milhões de euros.A pintura, que estava emprestada ao Museu Cantini pelo Museu d'Orsay, em Paris, «é um quadro de um valor inestimável», revelou à AFP uma das pessoas que trabalha no museu de Marselha, de onde foi roubada a obra.
Dallest admitiu que a obra, que terá sido roubada entre a noite de quarta-feira e a manhã de quinta-feira, poderá ter sido retirada por um «visitante, por um intruso ou através de uma cumplicidade interna».
A obra, uma das 20 de Degas que estava neste museu, estava exposta no Museu Cantini, em Marselha, no âmbito de uma mostra que começou a 6 de Outubro de 2009 e que terminou a 3 de Janeiro deste ano.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Museu do Louvre































A Vitória de Samatrácia











O Escriba Sentado-Arte Egipcía











O Juramento dos Horácios-J.L.David







O Escravo Rebelde-Michelangelo

Mona Lisa-Leonardo D'Avinci























Psiquê -A.Casanova









O Bom Samaritano-A.Elsheimer







A Ceia de Emaús-Rembrandt
O Museu do Louvre (Musée du Louvre), localizado na cidade de Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. O edifício construído por Napleão, no centro de Paris, situa-se entre o rio Sena e a Rua Rivoli.
O seu pátio, ocupado agora pela pirámide de vidro do Louvre, encontra-se na lina central dos Canpos Elíseos. O Louvre era a sede do governo monárquico ffrancês desde a era medieval, tendo sido abandonado por Luís XVI em favor do palácio de Versalhes.Parte do palácio real do Louvre foi aberta primeiramente ao público como um museu em 8 de Novembro de 1793, durante a Revolução Francesa.É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, assim como enormes colecções de artefactos do egipto, dos artistas clássicos da Europa como Ticiano, Rembrandt, Goya, Rubens ou Renoir,entre outros artistas numa das maiores amostras do mundo da arte e cultura humanas.As imagens presentes procuram ilustrar um pouco do vastíssimo espólio deste fabuloso Museu.

domingo, janeiro 03, 2010

Benefícios do Café

Carlos Martins, médico de família do Centro de Saúde de S. João, no Porto e assistente de Medicina Preventiva, na Faculdade de Medicina do Porto, fez uma comparação entre a evidênciaempírica - o que a ciência provou - e as percepções relacionadas com o impacto da ingestão de café na saúde e as suas conclusões surpreenderam-no. Explica que os malefícios do café para a saúde são quase inexistentes, podendo antes sublinhar-se que várias dezenas de estudos indicam que existem vários benefícios do consumo de duas chávenas de café para a saúde, nomeadamente, por exemplo, ao nível das relações entre café e diabetes.
"Conclui-se que a ingestão regular de café até tem um efeito protector no que diz respeito ao desenvolvimento da diabetes tipo 2, impacto este extensível ao controlo da hipertensão arterial", afirma o médico de família.
Ingestão de café e doenças cardiovasculares
Para Carlos Martins que foi orador no colóquio "Benefícios do Café", integrado na I Feira do Café de Marvão, organizada pela Associação Portuguesa Industrial e Comercial do Café, as pessoas hipertensas não devem recear beber café, porque "os efeitos do seu consumo ao nível da tensão arterial são quase nulos".
Reforça, por oposição, a relevância da toma de medicação no controlo deste factor de risco cardiovascular, a redução de sal na dieta e a prática de exercício físico como comportamentos chave de controlo da hipertensão arterial. "Se as pessoas hipertensas tiverem estes cuidados, poderão desfrutar sem medos do prazer de beber café, dado que não há prova científica que demonstre que o seu consumo prejudica a saúde", acrescenta
Carlos Martins refere que os efeitos protectores do café se evidenciam igualmente ao nível da prevenção das doenças neurodegenerativas. Segundo afirma "a ingestão de café aumenta o estado de alerta, a concentração e reduz o risco de demência. Beber café reduz mesmo o risco de desenvolvimento da Doença de Parkinson nos homens e após a menopausa, nas mulheres que não tomem a terapia hormonal de substituição", remata.
O médico de família realça, no entanto, que é fundamental que haja decisões partilhadas entre o médico e os seus pacientes, porque "cada caso é um caso" e o seu historial clínico deverá ser considerado sempre, quer no aconselhamento ligado à ingestão de café, quer em relação a outros aspectos. Isto porque "as noções de equilíbrio e individualidade são fundamentais em saúde", frisa.

sábado, janeiro 02, 2010

Hendrick Avercamp-Cena no Lago Gelado perto de uma Cidade

Uma cidade inteira parece divertir-se num lago gelado.O quadro evoca de forma admirável os céus gelados de um Inverno do Norte da Europa. A atenção dada ao pormenor de muitas das figuras, como por exemplo a da mulher da faixa vermelha na saia, em baixo à esquerda, dá tremenda vida à cena. Há quem diga que Hendrick Avercamp era surdo, daí o seu apurado sentido visual.
A Holanda do século XVII assistiu à ascensão das classes médias e ao declínio da protecção da igreja devido à reforma protestante. Isso levou a que alguns pintores se dedicassem às pequenas pinturas de cavalete para abastecer o novo mercado de coleccionadores privados. H.Avercamp tornou-se conhecido pelas suas cenas de Inverno, de estilo muito semelhante a de Jan Bruegel, e a observação cuidada que fazia dos efeitos de luz tornaram os seus quadros muito apreciados. Foi também um dos pintores que deram origem ao paisagismo realista na Holanda seiscentista.
Hendrick Avercamp nasceu em Amesterdão, em 1585 e morreu na mesma cidade em 1634.
Este quadro denominado de Cena no Lago Gelado perto de uma Cidade foi realizado em 1615, é Óleo sobre madeira, tem 58x90cm e pode ser visto no National Gallery em Londres .

Quando eu crescer quero ser como a minha mãe!

Prezada Professora Jones,
Eu gostaria de deixar bem claro que eu não sou, nem nunca fui, uma "dançarina exótica".
Eu trabalho numa loja de ferramentas e contei à minha filha o quanto a última semana foi tumultuosa, antes do nevão. Nós vendemos todas as pás de neve que tínhamos. Todas, menos uma, que estava escondida no depósito e que foi alvo de disputa entre os clientes.
Portanto, o desenho que minha filha fez não me mostra dançando em torno de um poste. Ela mostra-me a vender a última pá de neve que tínhamos na loja.
De agora em diante, eu lembrar-me-ei sempre de verificar os trabalhos de casa dela mais cuidadosamente antes de entregar.

Atenciosamente,
Mrs. Smith

"Quando eu crescer... Quero ser como a minha mãe!"